2 de dezembro de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

Ações para melhorar acesso à saúde de usuários com doenças crônicas, na Unidade de Saúde Vista Verde

Autor: Diogo Nazaré dos Santos

Orientador: Isaac Alencar Pinto

Com relação ao questionário PMAQ: a equipe realiza consulta para pessoas diabéticas e hipertensão, normalmente a espera é cerca de 7 dia no máximo, são utilizados protocolos para estratificar risco dos usuários hipertensos, a equipe avalia existência de comorbidades e fatores de riscos dos usuários com hipertensão, há registro dos usuários diabéticos e hipertensos com maior risco, não há ficha de acompanhamento de pessoas com doenças cardíacas e hipertensas, há registro de diabéticos e hipertensos, há estratificação das consultas de acordo com gravidade dos usuários. Não há ficha de acompanhamento dos usuários com maior risco e gravidade. Não realizamos registro dos usuários que acompanham em outras unidades. Não realizamos fundo de olho, porem encaminhamos para consulta oftalmologia, há o acompanhamento continuo de pacientes com pé diabético. Há acompanhamento de pessoas obesas, são ofertados caminhadas, encaminhamentos para o NASF, e estamos organizando ações programadas de educação em relação a alimentação.

Começo relatando a importância dessa microintervenção. Jamais desmereço as outras, porém o controle das doenças crônicas não transmissíveis é uma ação tão importante para reduzir a morbi-mortalidade, melhorar qualidade de vida, além de trabalhar com patologias tão prevalentes.

Ao realizar a reunião de equipe para verificar a adequação dessa linha de cuidado com a PMAQ, percebemos que realizamos o controle dos hipertensos e diabéticos, normalmente não precisam esperar mais que 15 dias para uma consulta, e caso haja algum critério de gravidade, tal usuário é atendido na mesma semana e quando necessário, é acompanhado ou diariamente ou semanalmente. Percebi que realizamos estratificação dos usuário quanto a gravidade, porém sem um padrão pré-definido.

Há também o acompanhamento dos pacientes com pé diabético, deixando esses pacientes sob controle diário/semanal. Há em todas consultas avaliação antropométrica. Possuímos em nossa unidade um grupo de caminhada em que as agentes de saúde caminham pela manhã com os pacientes idosos, portadores de doenças crônicas ou qualquer outra pessoa que tenha interesse.

Diante da análise do PMAQ, percebemos que faltava ações educativas, proporcionando um acompanhamento mais íntimo e realizado de forma coletiva. Assim, em reunião, decidimos realizar um grupo chamado HIPERDIA, concentrando todos os pacientes com comorbidades crônicas nao transmissíveis, principalmente hipertensão e diabetes mellitus. A ideia é focar nos grupos de diabéticos e hipertensos, porém aberto a qualquer cidadão.

Dessa forma, mobilizamos a equipe para informar a todos os usuários da área. Agendamos os encontros para 3 tardes de segunda-feira, e realizamos o convite à população e direção. A princípio, decidimos realizar o primeiro encontro com o tema mais geral: doenças crônicas. Programamos um lanche saudável, no caso, uma salada de frutas com aveia. Foi realizado o primeiro encontro. No primeiro encontro falamos sobre medidas comportamentais para ter uma vida mais saudável. Realizamos o teste de glicemia capilar e aferimos a pressão de todos os usuários que compareceram.

Durante a reunião do grupo foram feitas dinâmicas para que todos pudessem se conhecer. Foram feitas palestras curtas sobre o tema diabetes e hipertensão. Os usuários com o exame físico alterado já saiam com consulta agendada. E no final teve o momento da palestra da nutricionista, a qual falou sobre alimentação saudável.

Visando sanar todas as dúvidas do pacientes, solicitamos que eles colocassem em um pedaço de papel o assunto que queriam para as próximas reuniões. Pois, assim colocariamos como foco as principais dúvidas da maioria dos participantes.

Tal experiência foi muito gratificante, tornou o contato com o usuário mais próximo. As pessoas se sentiram mais acolhidas. Em um só momento já conseguimos ter acesso a diversos usuários com pressão elevada e glicemia elevada, e dessa forma já foram agendados para uma consulta próxima.

A presença da Nutricionista foi muito importante para ampliar o leque das discussões e tornar a atividade multidisciplinar. A ideia é permanecer realizando os encontros e sempre solicitando a presença de outros profissionais.