24 de Janeiro de 2019 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

USO DE FERRAMENTA DIGITAL PARA CONSULTAS PEDIÁTRICAS E AÇÕES DE CONSULTA COLETIVA PARA CRIANÇAS

ESPECIALIZANDO: ANDRÉ GEORGE FERREIRA E CÂNDIDO

ORIENTADORA: MARIA HELENA PIRES ARAUJO BARBOSA

Os primeiros anos de vida de uma criança têm fundamental importância no seu crescimento, desenvolvimento e potenciais que pode atingir ao chegar à idade adulta. Exemplo disso são as consequências no desenvolvimento que a anemia na infância pode repercutir na fase adulta de uma pessoa. Sabendo-se então deste importante momento de vida que diversos programas e projetos relacionados a saúde da criança foram criados e implementados pelo Ministério da Saúde, e uns dos que mais se destacam atualmente é o programa de imunizações e acompanhamento mais próximo do crescimento e desenvolvimento da criança pelo menos até os dois anos de idade.

Em equipe realizamos o preenchimento do questionário referente a microintervenção proposta. Neste momento, percebemos que precisávamos atualizar nosso cadastro das crianças até 2 anos, pelo menos, além de buscarmos ativamente em nosso território se há casos de prematuros, baixo peso, vacinação e consulta atrasada. Até então, não havia relato ou registro de casos nestas condições, motivo pelo qual precisávamos realizar busca ativa a fim de descartar ou não a presença de prováveis casos em nossa área. A principal dificuldade neste momento foi ter um registro atualizado junto aos agentes de saúde da equipe, sobre a presença e localização das crianças em nosso território. O acompanhamento dos pacientes recém-nascidos ocorre de modo mais efetivo, visto que neste ponto, os agentes de saúde conseguem fazer uma melhor vigilância territorial das gestantes em terceiro trimestre.

Na nossa unidade de saúde foi criada a rotina de que a primeira consulta de um mês de vida da criança seja feita junto a equipe de enfermagem. Neste momento, são feitas orientações acerca de aleitamento materno exclusivo, necessidade das imunizações em tempos certos, identificação de vulnerabilidades e situações potencialmente vulneráveis, além de higiene do sono e outras dúvidas que as mães e pais tenham e que sejam possíveis serem respondidos por esta equipe. De modo alternado, as consultas subsequentes, que seguem as orientações de intervalos propostos pelo Ministério da Saúde, são realizadas pelos profissionais médicos. São consultas onde também se avalia o crescimento e desenvolvimento da criança, introdução de alimentação saudável, orientações sobre mudanças fisiológicas na infância e prevenção de acidentes, ensino sobre identificação de sinais de alarme de estado de doença da criança, além de solicitação e análise de exames quando necessários.

Em parceria com a Prefeitura do Natal, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) desenvolveu uma plataforma online de consultas médicas para crianças, na qual o profissional médico, que assiste a criança na unidade básica, possa realizar consultorias com pediatras acerca de dúvidas médicas técnicas que lhe possam fugir a sua capacidade. Nossa unidade de saúde foi uma das duas escolhidas em Natal para ser testada a plataforma, tendo contato direto com a equipe de desenvolvimento do projeto, para que sejam feitas correção ao usar a plataforma.

Esta ferramenta está ajudando num melhor controle e preenchimento das cadernetas das crianças, além de permitir melhor condução de casos mais difíceis na própria unidade de saúde. Além disto, permite otimização do tempo de consulta e registros salvos em nuvem para consulta por outros profissionais em ocasiões posteriores. E mais, aos poucos poderemos utilizar as informações desta plataforma para um melhor acompanhamento sobre o retrato da saúde de nossas crianças assistidas. Tal plataforma deveria receber mais incentivos por parte de órgãos públicos para que sua implementação em toda a rede básica da cidade de Natal seja a mais breve possível, e não ocorra arquivamento de uma incrível ferramenta. Em anexo segue uma imagem do site (https://telepediatria.telessaude.ufrn.br) que utilizamos esta ferramenta.

Outros pontos importantes relacionados a saúde da criança na Unidade Mista de Felipe Camarão são a realização do Teste do Pezinho, vacinação (inclusive a do HPV) e Teste do Olhinho (no setor da Maternidade). Uma das seis equipes presentes na unidade realiza uma vez por semana consulta coletiva de C & D (Crescimento e Desenvolvimento) com enfermeira e dentista, onde aproveitam o momento para ensino de mães sobre problemas mais comuns entre os pacientes, além de orientações necessárias para cada fase da criança. Neste C & D coletivo, esta equipe utiliza um ambiente com decoração infantil e piso emborrachado, além de brinquedos e instrumentos presentes na avaliação do desenvolvimento (no caderno da criança), como cubos, bolas, figuras, papeis e lápis de cor, dentre outros. Avaliam desde reflexos, marchas até habilidades manuais nos diferentes estágios de desenvolvimento. Aproveitam o ambiente lúdico para que a avaliação ocorra de modo mais natural possível e de melhor aceitação por parte da criança.