22 de setembro de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

TÍTULO: Avaliação do cumprimento do aleitamento materno exclusivo em crianças menores de 6 meses na UBS Caulim.

ESPECIALIZANDO: ALIENNIS SUAREZ AZAHAREZ

ORIENTADOR: CLEYTON CESAR SOUTO  SILVA

 

       O cuidado á criança dirige-se para a organização dos serviços aliado a um processo que envolva uma rede assistencial capaz de obter impacto sobre as diversas circunstancias do processo de viver. Trata-se de um fazer/pensar integrado de serviço e da equipe e não da tarefa de um profissional apenas ou de uma categoria isoladamente. Tais serviços devem ser vistos como um conjunto contínuo e integrado de ações e equipamentos voltados para a promoção, prevenção e proteção da saúde da criança e de sua família, buscando-se a integridade da abordagem e do atendimento. Dessa forma, a atenção á saúde da criança na APS representa um campo prioritário dentro dos cuidados á saúde da população ( BRASIL, 2013)

     Para o desenvolvimento deste trabalho toda a equipe Caulim foi reunida para avaliar como esta sendo o acompanhamento das crianças da área, em relação ao crescimento e desenvolvimento das mesmas, principalmente o cumprimento da amamentação exclusiva em crianças até 6 meses e complementaria até 2 anos de vida. Foi utilizado o AMAQ como instrumento avaliativo, construída a partir da revisão e adaptação do projeto de Avaliação para Melhoria da Qualidade da Estratégia Saúde da Família e de outras ferramentas de avaliação de serviços de saúde. Foram debatidos os problemas identificados pela equipe, dando respostas as questões do questionário (anexo). Foi feita uma capacitação á todos os profissionais da equipe em relação ao tema de Aleitamento Materno Exclusivo. Nossa UBS conta com um cadastro de todas as crianças menores de 2 anos que é atualizado cada mês, no registro constam as seguintes informações: ( Nome do paciente, data de nascimento, sexo, Nome da mãe, Endereço, Telefone, Vacinação, Teste (EOA), (TRV) e Teste do Pezinho, além os riscos presentes.

            A equipe realiza consulta de puericultura nas crianças de até dois anos, utilizando os protocolos voltados para atenção a crianças menores de dois anos, cadastramento atualizado de crianças até dois anos no território, é utilizada a caderneta de saúde da criança para o seu acompanhamento em todas as consultas de puericultura, onde são avaliados o estado de desenvolvimento das crianças, além do desenvolvimento Psicomotor e Nutricional.  Nossa unidade conta com fichas espelhos das cadernetas das crianças  com as informações equivalentes.

Em nossa comunidade não temos casos de violência contra a criança, mais ficamos atentos de manifestações de violências da agressão física ou psicológica na localidade. São oferecidas palestras em relação ao tema da violência contra crianças e adolescentes, como perceber sua existência e que fazer diante de suspeitas ou casos de violência.

O principal  problema encontrado depois de avaliar o atendimento de saúde da criança na UBS foi relacionado ao Aleitamento materno exclusivo em crianças menores de 6 meses. Se fez um registro com os lactantes menores de 6 meses que não cumpriam com aleitamento materno exclusivo. A equipe planejou como estratégia atividades de promoção de saúde com todas as mães da comunidade, além das gestantes. O encontro foi realizado no local da escola Alvarez Márquez, com o objetivo de falar do leite materno, os benefícios que traz para a mãe e seu filho e detectar as causas de abandono do aleitamento. Os responsáveis na atividade foram o médico e enfermeira, com a participação do NASF e os Agentes Comunitários de Saúde.

Para o desenvolvimento da atividade contamos com o apoio da Secretaria de Saúde que providenciou os folhetos e cartazes para a divulgação do tema. No inicio da atividade foi feito um questionário sobre o aleitamento materno e se fizeram perguntas das causas do abandono, a maior parte foi pela inexperiência em mães adolescentes e falta de informação do tema. No encontro participaram 32 mães e 10 grávidas. Do total de lactantes menores de 6 meses, 5 deles tem alimentação mista. Foi realizada uma demonstração com uma mãe e seu filho para avaliar a postura em que ela fazia o aleitamento.   Com o desenvolvimento da atividade as mães ficaram satisfeitas. Ao final fizemos outro questionário para avaliar os conhecimentos aprendidos com esta intervenção, e foi muito gratificante com o 100% das participantes.

Nossa equipe aprendeu como fazer um bom acompanhamento das crianças menores de 6 meses e o cumprimento do aleitamento materno exclusivo neste faixa. Que quando trabalhamos em equipe tudo é mais fácil e gratificante, pois não tem coisa melhor ao sorriso de uma mãe com uma criança saudável, com crescimento e desenvolvimento adequado. Foi muito gratificante reconhecer que em nossa Unidade Básica de Saúde fazemos um adequado seguimento das crianças menores de 6 meses  e que nossas mães fazem cumprir as orientações oferecidas nas consultas.

As dificuldades na elaboração deste trabalho faram as mesmas encontradas nas micro intervenções anteriores realizadas pela equipe: O pouco numero de agentes comunitários de saúde que não suprem as demandas de nossa comunidade. Temos que mencionar que é muito baixo o número de crianças menor de 6 meses com alimentação mista mais ainda temos que trabalhar com nossas mães e oferecer informações da importância do tema.

As potencialidades na realização deste micro intervenção foram o aperfeiçoamento de nossa equipe para o trabalho em conjunto a favor do bem-estar de nossa população, principalmente ao cuidado de nossas crianças.

Com este trabalho esperasse melhorar um 100% a atenção a Saúde da Criança em nossa UBS e lograr que todas nossas mães cumpram até o 6 meses de idade com um aleitamento materno exclusivo e  aumentar a iniciativa em todas as UBS do município Vitoria do Jari.

 

 

 

 

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Ponto(s)