1 de Fevereiro de 2019 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

Especializando: Zoila Guethón Silva

Orientador: Tulio Felipe Vieira de Melo

Colaboradores:

Este relato trata-se da criação de um espaço para promoção da educação em saúde com as gestantes da estratégia de saúde de família de Pompéia com o objetivo de melhorar a qualidade da assistência ao pré-natal, parto e puerpério.

A baixa proporção de orientações recebidas durante a assistência pré-natal evidencia o papel insuficiente do pré-natal na preparação das mulheres para o parto e para a amamentação. A criação de um grupo de gestante constitui-se num espaço de socialização de vivencias sendo uma oportunidade para a gestante e família expressarem seus medos, ansiedade e sentimentos como também para relacionar-se com outras pessoas que estão passando pela mesma experiência, o que possibilita um melhor enfrentamento das mudanças e situações que envolvem a gestação.

Nosso objetivo é a implantação de um grupo de gestantes para complementar o atendimento realizado nas consultas do pré-natal, melhorar a aderência da gestante aos hábitos considerados mais adequados, criar um espaço interativo no serviço de saúde para a troca de experiências entre as gestantes e os profissionais da saúde e começar a fazer Puericultura Pré-natal.

Iniciamos com uma reunião com a equipe de estratégia de saúde da família e identificamos a situação-problema que é a não existência de um grupo e/ou atividade educativa para as gestantes. Em seguida, foi convocada  a participação de toda a equipe para participar na formação do grupo das gestantes. Foi feito um convite aos integrantes do NASF (Nutricionista, Fisioterapeuta e Psicóloga, para participarem de encontros pontuais, o que enriquece o conhecimento do grupo). Posteriormente foi planejada a visita domiciliar nas gestantes pelos ACS e para a formação do grupo e entregues de cartões-lembretes. Colocamos um cartaz no posto para convidar todas as grávidas para participarem na formação do grupo. E por fim foram feitas atividades na sala de espera e consulta individual de cada profissional durante a consulta do pré-natal, reforçando o convite.

Foi avaliada com a equipe uma proposta de atividades educativas a serem feitas (ver anexo) e levadas à discussão no grupo possibilitando o esclarecimento de dúvidas trazidas pelas gestantes. O local escolhido foi a UBS da Pompéia e o primeiro encontro foi marcado para uma segunda-feira a tarde baseado no funcionamento da equipe, mas também nas necessidades das usuárias e seus companheiros. O número total de participantes não deverá ser maior de 20 pessoas de modo que todas possam se comunicar e os encontros foram marcados uma vez ao mês. A dinâmica das atividades deverão ser bem planejadas, pois a forma de trocar conhecimento pode conquistar ou afastar as futuras mães.

As atividades educativas serão realizadas em forma de roda de conversa, permitindo as participantes expor as suas duvidas e opiniões sobre as suas vivencias, considerando ainda os aspectos culturais, e a ideologia de cada uma. Os matérias e equipamentos a serem utilizados para os encontros serão cartazes, folders, uso de notebooks e projetores para apresentação das palestras, bonecos, entre outros. Serão impressas cartilhas educativas para a promoção da saúde das gestantes. O público alvo serão as gestantes de qualquer idade gestacional e os seus companheiros.

Algumas dificuldades encontradas para a execução da ação foi que a equipe ficou sem enfermeira neste momento, contamos com apoio de um enfermeirando; algumas gestantes não se encontram neste momento morando na área; e existência de uma micro área sem ACS.

As potencialidades foram o comprometimento de toda a equipe, a direção da UBS e a equipe do NASF; estrutura física da unidade que possibilita a realização das atividades do grupo; motivação por parte das gestantes interessadas em obter mais conhecimentos sobre a sua situação atual, parto e puerpério.

Com a criação do grupo esperamos melhorar a qualidade da atenção ao pré-natal, estabelecer um maior vínculo entre as gestantes e os profissionais da equipe, conseguir uma assistência humanizada preparando a gestante para o parto e o puerpério e começar a Puericultura Pré-natal.

Atividades educativas à serem desenvolvidas:

– Importância do Pré-natal;

– Modificações fisiológicas da gestação;

– Alimentação da gestante;

– Autocuidado;

– Vacinas;

– Atividade física;

– Sexualidade;

– Direitos da gestante;

– Sinais de parto e tipos de parto;

– Planejamento familiar;

– Puericultura pré-natal;

•           Cuidados do recém nascido;

•           Aleitamento materno;

•           Crescimento e desenvolvimento da criança;

– Questões escolhidas pelas próprias gestantes.

Referências bibliográficas :

1.         Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Pré-natal e Puerpério: atenção qualificada e humanizada. Brasília: Ministério da Saúde; 2005. (Série A. Normas e Manuais Técnicos ; Série Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos – Caderno nº 5). Disponível em: http://dtr2001.saude.gov.br/editora/produtos/livros/pdf/05_0151_M.pdf.

2.         Duncan B, et al. Medicina ambulatorial: condutas de atenção primária baseadas em evidências. 3a ed. Porto Alegre: Artmed; 2004.

3.         Osório LC, et al. Grupos: teorias e práticas. Acessando a era da grupalidade. Porto Alegre: Artes Médicas; 2000. cap. 3.