12 de novembro de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

O sistema único de saúde (SUS) criado a partir da constituição de 1988 possui um grande desafio desde sua criação, promover saúde para todos. Promover saúde de forma universal dentro de realidades distintas é um desafio enorme, acrescente a esse fato a necessidade de implementar um serviço de saúde pública universal e de qualidade. Diante dessa necessidade o Governo Federal através da portaria nº 1.654 (2011) criou o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) procura contribuir com a melhoria do SUS. O Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) tem como propósito a ampliação da oferta qualificada dos serviços de saúde no âmbito do SUS. Está organizado em quatro fases que se complementam, formando um ciclo contínuo de melhoria do acesso e da qualidade da atenção básica (AB). Desse modo, processos autoavaliativos comprometidos com a melhoria contínua da qualidade poderão potencializar os demais processos da fase de desenvolvimento do PMAQ, na medida em que contribuirão na identificação das principais necessidades de educação permanente e de apoio institucional. Dada a importância do tema, a Equipe de Saúde da Família (ESF) V do município de Ipanguaçu se reuniu para responder novamente o instrumento de autoavaliação (AMAQ) contido no PMAQ. Bem como, identificar os itens ou temas com baixa pontuação na unidade de saúde.

A ESF V composta por um médico, um enfermeiro, uma técnica de enfermagem, uma recepcionista e cinco agentes comunitários de saúde reuniu-se em uma das salas do Centro de Saúde do município de Ipanguaçu par discutir aspectos inerentes ao PMAQ. Durante a reunião foi respondido todos os itens contidos no AMAQ, de forma democrática e com a participação de todos. A nota era decidida através de uma média simples das notas propostas por cada integrante. 

Visando melhorar a dimensão do quesito “Educação Permamente” foi proposto um calendário que contemple a oferta de cursos de atualização e qualificação para os profissionais da gestão que atuam na atenção básica. Para execução da tarefa iremos utilizar Palestras, rodas de discussões, vídeo-aulas e relato de experiências. 

Diante das respostas apresentadas pelos integrantes da equipe, ficou constatado que a subdimensão Educação Permanente obteve as notas mais baixas. No item 2.9 da referida subdimensão que fala “A gestão da atenção básica viabiliza cursos de atualização e qualificação para os profissionais de saúde” pontuou 1. O que representa pouco ou quase nenhum incentivo em cursos de atualização na rede básica de saúde. 

Levantamos alguns temas para discussão, como: biossegurança na ESF, acolhimento e atendimento inicial, pré-natal, doenças sazonais, diarreias agudas, DST e principais doenças mentais. A falta de profissionais especializados para ministrar mini cursos/palestras, local adequado e equipamentos áudio visual na unidade, disponibilidade de tempo da equipe, sobrecarga de trabalho e estímulo da gestão são alguns dos pontos a serem superados para execução. A tabela da Matriz de intervenção segue abaixo.

A equipe de forma geral ficou estimulada para participar do processo de qualificação em educação. Os participantes acreditam que os cursos podem melhorar as rotinas de trabalho e o atendimento prestado a população, bem como reduzir acidentes biológicos e conflitos no ambiente de trabalho. Assim espera-se que a matriz de intervenção seja um ponto positivo dentro da UBS. 

Matriz de intervenção: Capacitação na UBS Centro

Descrição da situação-problema para o alcance do padrão: Falta de reuniões periódicas para discutir temas técnicos.

Objetivo/meta: Realizar reuniões técnicas/científicas  periódicas

Estraté-gias para alcançar os objeti- vos / metas

Ativida- des a se rem desen volvidas (detalha- mento da execução)

Recur-sos ne- cessári- os para o desen- volvimento das ati vidades

 

Resulta-dos esperados

Responsáveis

Prazos

 

Mecanis-mos e indi cadores para avali ar o alcan ce dos re sultados

 

 

Elaborar calendário com reuniões periódicas com a equipe.

 

Palestras, reuniões e mini-cursos periódicos mensais

 

Sala de reunião, equipamento de retroprojetor, sistema de som ematerial didático

Capacitar a equipe para prestar um atendimento de qualidade na Atenção Básica

Elder Freire da Silva Bezerra

e Charllys Josephus Oseas

12 meses

Avaliar fichas de atendimento, caixa com sugestão/opinião dos usuários e indicadores como acidentes de trabalho

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