22 de junho de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

TITULO: Acompanhamento do crescimento e desenvolvimento das crianças entre 3-9 anos UBS Buritizal/ Laranjal do Jari/ AP

          ESPECIALIZANDO: YENIER AIME TORRES PEREZ 

          ORIENTADOR: JANIO RODRIGUES REGO

A consulta em puericultura tem como objetivo um acompanhamento criterioso do crescimento e desenvolvimento da criança pela equipe de saúde, e engloba um conjunto de medidas de cuidados preventivos, com um olhar abrangente que não só envolva a criança, mas também as condições em que a mãe e a família estão inseridas, adequando-se a consulta à realidade existente, buscando compreender as necessidades individuais 1.

Esse acompanhamento é um importante instrumento para a promoção da saúde das crianças, a fim de garantir o crescimento e desenvolvimento adequados nos aspectos físico, emocional e social, contribuindo para a redução da morbidade e mortalidade infantil 2.

Assim, a integralidade na promoção da saúde passa a ser uma estratégia de produção de saúde que respeita as especificidades e potencialidades dos sujeitos, das coletividades e dos territórios, visando à equidade e à qualidade de vida, com redução de vulnerabilidades e riscos à saúde decorrentes dos determinantes sociais, econômicos, políticos, culturais e ambientais 3.

Nos atendimentos de puericultura realizados na ESF da UBS Buritizal, foi possível observar que um número significativo de crianças até nove anos não eram levadas pelos pais às consultas de puericultura e só compareciam em casos de urgência, maioria dos casos não era possível realizar avaliações e classificação de sinais de risco e tratamento oportuno a partir de definição de prioridade de atendimento e acompanhamento.

Neste contexto, emergiu o interesse de realizar uma reunião com a equipe com o objetivo de fazer uma análise crítica do processo de trabalho da unidade de saúde através da autoavaliação utilizando a ferramenta AMAQ como instrumento que promove a reflexão sobre a necessidade de mudanças no planejamento das ações da equipe, que contribuem para a melhoria da qualidade4.

Ao utilizar o instrumento foi importante considerar a classificação dos padrões de qualidades que indicam o não cumprimento ao padrão ou os graus de maior conformidade /atendimento da situação analisada em relação a qualidade desejada, onde a escala é: 0 -2 (muito insatisfatório) ,3-5 (insatisfatório), 6-7 (regular), 8-9 (satisfatório) e 10 (muito satisfatório)5.

Depois de selecionados os principais problemas, cuja pontuação foi igual ou inferior a 5; identificamos que o principal descaso que podemos quanto equipe resolver é na Dimensão: Educação Permanente, Processo de trabalho e Atenção Integral à Saúde. Sub dimensão: Atenção Integral à Saúde. Descrição do padrãoA equipe de Atenção Básica acompanha as crianças com idade até nove anos, com definição de prioridades a partir da avaliação e classificação de risco e análise de vulnerabilidade.

Com definição a essas prioridades que foram identificadas, percebemos que as crianças até nove anos de idade não estão sendo acompanhadas por falta de responsabilidade de seus genitores a não comparecerem à unidade para os atendimentos ofertados pela equipe; uma vez que a mesma não possui esses registros para o acompanhamento do crescimento, desenvolvimento, e imunização, os quais ocorrem por meio de consultas médicas, de enfermagem, odontológicas e visitas domiciliares.

Foi verificada a necessidade de criar uma matriz de intervenção capaz de dar solução e continuidade ao problema mais relevante e estratégias para alcançar o objetivo (aumentar a qualidade de vida das crianças entre três e nove anos através da consulta de puericultura), e  meta (alcançar plenamente o padrão descrito),  assim como as atividades a serem desenvolvidas em cada estratégias bem como os recursos necessários para o desenvolvimento das atividades, os responsáveis, prazos, os mecanismos e indicadores para avaliar o alcance dos resultados. Além disso foi feito um instrumento para monitorar um dos indicadores de desempenho do PMAQ a partir do SIS: Acesso e continuidade do cuidado /Atendimento por condição de saúde avaliada.

A dificuldade encontrada durante a execução da microintervenção foi a pobre sensibilização da equipe em relação a importância das consultas de puericultura para o bom crescimento e desenvolvimento das crianças nesta faixa etária.

Nossa potencialidade enquanto equipe é através do bom atendimento com responsabilidade e acolhimento a todos as crianças que comparecem à Unidade de Saúde, com acompanhamento gradual e envolvimento com os pais para minimizar agravos recorrentes de uma possível omissão.

        REFERÊNCIAS

1. Ministério da Saúde (BR), Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. Saúde da criança: crescimento e desenvolvimento. Brasília: Ministério da Saúde; 2012. (Cadernos de Atenção Básica, n° 33).

2. Vasconcelos VM, Frota MA, Martins MC, Machado MMT. Puericultura em Enfermagem e educação em saúde: percepção de mães na Estratégia Saúde da Família. Esc Anna Nery Rev Enferm. 2012;16(2): 326-31.

3. Ministério da Saúde (BR), Secretaria de Vigilância à Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Promoção da Saúde: PNaPS: revisão da Portaria MS/GM n° 687, de 30 de março de 2006. Brasília: Ministério da Saúde; 2014.

4. Ministério da Saúde. Autoavaliação para melhoria do acesso e da qualidade da atenção básica – AMAQ. 3. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2016. Disponível em: <http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/documentos/AMAQ_AB_SB_3ciclo.pdf>. Acesso em: 20 nov. 2016.

5.Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ): manual instrutivo. Brasília: Ministério da Saúde, 2011e. 62 p. (Série A. Normas e Manuais Técnicos).

                  Dimensão: Educação Permanente, Processo de trabalho e atenção integral à saúde
                    L-Subdimensão: Atenção Integral à Saúde
                                                  MATRIZ DE INTERVENÇAO             

Descrição o padrão: A equipe de Atenção Básica acompanha as crianças com idade até 9 anos, com definição de prioridades a partir da avaliação e classificação de risco e análise de vulnerabilidade.

Descrição da situação problema para o alcance do padrão: A equipe não realiza de forma sistemática e sim individual com demanda espontânea.

Objetivo: Aumentar a qualidade de vida das crianças entre 3-9 da equipe através de consulta de puericultura.

Meta: Alcançar plenamente o padrão descrito.

Estratégias para

alcançar os

objetivos/metas

Atividades a

serem

desenvolvidas

(detalhamento

da execução)

Recursos

necessários para

o

desenvolvimento

das atividades

Resultados

Esperados

Responsáveis   Prazos Mecanismos e

indicadores para

avaliar o alcance

dos resultados

Produzir registro por micro áreas das crianças entre 3 e 9 anos Cada ACS confeccionara lista com nome/

Data de nascimento/endereço/cartão SUS

Planilhas padronizadas Alcançar 100% do registro por micro área das

crianças entre 3 e 9 anos

ACS Maio -junho

2018

100%das crianças entre

3 e 9 anos registrada

nas planilhas

Agendar consulta de  puericultura uma vez a cada ano Será agendada Inter consulta na UBS  no mês do aniversário

com avaliação médica, enfermagem, NASF e odontológica.

Consultório /Prontuários. Alcançar 90%  das crianças nas consultas de puericultura. Médico,

Enfermeira, Técnico de enfermagem profissionais do NASF,Odontológo.

Junho 2018-Maio 2019 90 % das crianças

entre 3 e 9 anos

Avaliar estado nutricional e atualizar o calendário vacinal Verificar peso e altura, assim como atualização do calendário vacinal. Balança/Régua antropométrica/

Impresso

Alcançar 90% da avaliação nutricional e vacinal nas crianças entre 3 e 9 anos a cada ano Enfermeira, Téc. de enfermagem e nutricionista do NASF Agosto-2018 90% das crianças entre 3 e 9 anos avaliadas em relação ao estado nutricional

ESTRATEGIA DA SAÚDE DA FAMILIA -ESF BURITIZAL.

Instrumento para monitorar um dos indicadores de desempenho do PMAQ a partir do SIS.

INDICADOR DE DESEMPENHO: Aceso e continuidade do cuidado/ Índice de Atendimento por condição de saúde.

Ações Jan Fev. Mar Abr. Mai Jun. Jul. Ago. Set Out Nov Dez
Número de crianças cadastradas entre 3-9 anos.
Número de atendimento em consultas de puericultura nas crianças de 3-9 anos.
Número de crianças de 3-9 anos com vacinas em dia.
Acompanhamento do crescimento e desenvolvimento nas crianças de 3-9 anos
Monitoramento da intervenção avaliada.
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