ORGANIZAÇÃO DA DEMANDA ESPONTÂNEA E PROGRAMADA DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE ANA PAULINO
ESPECIALIZANDO: LIDIO WANDERSON DE SOUSA SANTOS
ORIENTADORA: DANIELE VIEIRA DANTAS
A Unidade Básica de Saúde (UBS) Ana Paulino está localizada na cidade de Areia Branca, estado do Rio Grande do Norte (RN), município com cerca de 24.494 habitantes (BRASIL, 2015). A UBS abriga duas equipes de saúde da família responsável por aproximadamente de 1.770 famílias. A organização tanto das demandas programadas quanto das espontâneas tem sido um desafio para os profissionais dessa unidade, pois as demandas têm sido superiores a oferta.
Entende-se por demanda espontânea qualquer atendimento não programado na Unidade de Saúde. Esta representa uma necessidade momentânea do usuário que pode ser uma informação, um agendamento de consulta, uma urgência ou uma emergência (INOJOSA, 2005). Já a demanda programada consiste em todo e qualquer atendimento que foi previamente agendado com a equipe.
Para tentarmos melhorar o acolhimento da unidade e a demanda programada, deixando que a demanda espontânea fique realmente para aqueles casos que sejam de urgência e/ou emergência, fizemos uma reunião com todos os profissionais da UBS incluindo, segurança e os agentes de serviços gerais (ASG), pois acreditamos que com um acolhimento mais humanizado estaríamos estimulando e deixando mais agradável o clima na UBS para que os usuários possam se deslocar até a unidade e agendar as consultas.
Além disso, desenvolvemos também um cronograma que fixamos pela unidade buscando informar melhor os usuários sobre os dias que iremos atender determinado público como Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), Diabetes Melitus (DM), gestantes, Crescimento e Desenvolvimento (CeD), dia de visita domiciliar e o público em geral. Ficou acordado também que todos os dias, nos dois turnos, deixaríamos cinco fichas extras reservadas para a demanda espontânea, no caso seriam pacientes que se encaixariam no fluxograma, que também foi criado por nós tendo como base o protocolo de Manchester (CORDEIRO JÚNIOR et al., 2015).
Prioridade | COR | TEMPO | |
1 | Emergente | Vermelho | 0 minutos |
2 | Muito urgente | Laranja | 10 minutos |
3 | Urgente | Amarelo | 60 minutos |
4 | Pouco urgente | Verde | 120 minutos |
5 | Não urgente | Azul | 240 minutos |
Ainda tivermos a oportunidade de construir o modelo de Registro Clínico Orientado por Problema (RCOP) da UBS Ana Paulino:
RCOP UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE ANA PAULINO
Número do Prontuário: Número de Cartão Nacional de Saúde:
Nome completo:
Data de nascimento: Sexo: M( ) F( ) Profissão:
Endereço:
Telefone:
Alergia(s):
Medicações de uso contínuo:
Antecedentes pessoais:
Antecedentes familiares:
Evolução
SUBJETIVO
(Queixas, problema(s) apresentado(s)) |
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OBJETIVO
(Exame físico e\ou resultados de exames complementares) |
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AVALIAÇÃO
(Diagnóstico) |
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PLANO
(Tratamento, Solicitações de exames complementares, Orientações, Encaminhamentos) |
Assinatura e Carimbo
Durante a reunião a maior dificuldade, para a minha surpresa, foi conscientizar alguns profissionais da UBS, que inclusive fazem parte da comunidade assistida pela unidade, a acolher de forma mais calorosa e humana os usuários do nosso serviço. Ressaltei que os profissionais de saúde precisam seguir os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e, dentre eles o da equidade, destacando a diferença entre este principio e a igualdade. Apesar de todos terem direito aos serviços, as pessoas não são iguais e por isso têm necessidades diferentes. Então, equidade é a garantia a todas as pessoas, em igualdade de condições, ao acesso às ações e serviços dos diferentes níveis de complexidade do sistema.
REFERÊNCIAS
BRASIL. Sistema de informação de atenção básica – cadastramento familiar – Rio Grande do Norte. 2015. Disponível em: <http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/tabcgi.exe?siab/cnv/SIABFRN.def>. Acesso em: 28 jun. 2018.
CORDEITO JÚNIOR et al. Diretrizes para implementação do sistema Manchester de classificação de risco nos pontos de atenção às urgências e emergências. Grupo Brasileiro de Classificação de Risco. 2015. Disponível em: <http://gbcr.org.br/public/uploads/filemanager/source/54c127352e3b2.pdf>. Acesso em: 28 jun. 2018.
INOJOSA, R. M. Acolhimento: A qualificação do encontro entre profissionais de saúde e usuários.X Congresso Internacional de CLAD sobre reforma do Estado e da Administração Pública. Anais do… Chile: CLAD, 2015.
Ponto(s)