10 de outubro de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

 

 

Título : Estratégias para um melhor controle das doenças crônicas não transmissíveis na unidade de saúde Vila São Francisco .

 

 

 

Especializando .(a): Yumaris Rodriguez Cause

 

Orientador(a) :  Romanniny Hevillyn Silva Costa Almino

 

Colaboradores : Taciane Souza de Oliveira

 

Raimunda Dos Santos Francisco

 

Lenismara Silva Texeira

 

Jaine Texeira Barroso

 

Dayanis Tajiane Farias

 

Cilene Alves Ferreira.

 

 

 

 

 

Um grande desafio atual para as equipes de saúde da família é a atenção em saúde para as doenças crônicas não transmissíveis ,sendo estas o maior problema global de saúde e têm gerado elevado número de mortes prematuras, perda de qualidade de vida, com alto grau de limitação e incapacidade.

 

 

 

Foi de muita importância para minha equipe fazer este trabalho, com o objetivo de melhorar o controle das doenças crônicas não transmissíveis . Fizemos uma reunião da equipe para analisar o acompanhamento das doenças crônicas em nossa unidade onde analisamos nossas potencialidades e fragilidades e desenhamos estratégias para erradicar essas fragilidades e aperfeiçoar nosso trabalho em relação a essa temática.

 

Na primeira etapa respondemos ao questionário da micro intervenção com toda a equipe, anexo 01.

 

 

 

Em nossa unidade de saúde, identificamos e mantemos atualizado o registro das pessoas com doenças crônicas mais prevalentes em nossa área, como por exemplo, os das pessoas com hipertensão, diabetes e obesidade.

 

Analisamos, periodicamente, a população cadastrada, considerando as prevalências estimadas para o território e seus fatores de risco.

 

Realizamos consultas para pessoas com hipertensão e/ou diabetes mellitus fazendo um acompanhamento regular mensal. Na ocasião, fazemos exame do pé diabético periodicamente, nos usuários e exame de fundo de olho. Realizamos acompanhamento do nível de glicose, peso e pressão arterial, além de fornecermos cada mês o tratamento medicamentoso de todos nossos pacientes com hipertensão e diabetes.

 

A equipe desenvolve ações de atenção à saúde às pessoas com hipertensão, diabetes e obesidade com base na estratificação de risco. Para isso, consideramos o cálculo do risco cardiovascular, o controle dos níveis pressóricos e/ou glicêmicos, a avaliação antropométrica, a motivação da pessoa, a adesão e a resposta ao tratamento, a presença de fatores de risco e outras doenças associadas, o suporte social e familiar e o grau de autonomia para o autocuidado.

 

Programamos os cuidados baseados na estratificação de risco, nas necessidades individuais, nos determinantes sociais da saúde e no auxílio para lidar com as limitações geradas pela doença.

 

Não limitamos dias específicos na agenda para o cuidado das pessoas com doenças crônicas e ofertamos cuidado interdisciplinar, conforme as singularidades de cada usuário/família. A equipe faz poucas atividades educativas sobre alimentação saudável alem do que incentivamos pouco a prática de atividade física na Unidade Básica de Saúde ou em outros espaços do território.

 

Na segunda parte da micro intervenção, elaboramos um cronograma de ações educativas para abordar a alimentação saudável e a prática de atividade física.

 

Realizamos duas palestras sobre alimentação saudável e sobre a importância da atividade física com os pacientes com diabetes, hipertensão e obesidade. Essa atividade educativa estamos fazendo, semanalmente.

 

Fizemos uma atividade com o grupo de pacientes com obesidade de plantação de hortaliças como, alface, couve, cheiro verde, cebola, repolho, tomate para incentivar o consumo de alimentos saudáveis.

 

Efetuamos também caminhadas em conjunto com a equipe e os pacientes com hipertensão, diabetes e obesidade, duas vezes por semana, às 05 horas da manhã.

 

Oferecemos opções de grupos terapêuticos e de atividades educativas sobre alimentação saudável na unidade básica de saúde  e em outros espaços do território, como Academia da Saúde.

 

Além disso, contamos com a colaboração da nutricionista e fisioterapeuta do Núcleo de Apoio à Saúda da Família para acompanhamento dos pacientes obesos de nossa comunidade e para outros que julgarmos necessário.

 

Observamos algumas potencialidades com a micro intervenção, como, ganho na organização de trabalho e conhecimentos, desenvolvimento de atividades educativas e de incentivo à população em relação a temáticas como, alimentação saudável e prática de atividade física.

 

 

 

 

 

ANEXO 01:

 

 

 

Questionário respondido sobre as atividades desenvolvidas para o cuidado de pacientes com hipertensão, diabetes e obesidade.

 

 

 

 

Em relação às pessoas com HIPERTENSÃO ARTERIAL

Em relação às pessoas com DIABETES MELLITUS

QUESTÕES

SIM

NÃO

SIM

NÃO

A equipe realiza consulta para pessoas com hipertensão e/ou diabetes mellitus?

 

x

 

x

 

Normalmente, qual é o tempo de espera (em número de dias) para a primeira consulta de pessoas com hipertensão arterial sistêmica e/ou diabetes na unidade de saúde?

2

 

2

 

A equipe utiliza protocolos para estratificação de risco dos usuários com hipertensão?

 

x

 

 

 

A equipe avalia a existência de comorbidades e fatores de risco cardiovascular dos usuários hipertensos?

 

x

 

 

 

A equipe possui registro de usuários com diabetes com maior risco/gravidade?

 

 

 

 

 

x

 

Em relação ao item “A equipe possui registro de usuários com diabetes com maior risco/gravidade?”, se sua resposta foi SIM, existe documento que comprove? Compartilhe um modelo (em branco) no fórum do módulo e troque experiências com os colegas de curso.

A equipe utiliza alguma ficha de cadastro ou acompanhamento de pessoas com hipertensão arterial sistêmica e/ou diabetes mellitus?

 

 

x

 

x

 

A equipe realiza acompanhamento de usuários com diagnóstico de doença cardíaca para pessoas diagnosticadas com hipertensão arterial?

 

x

 

 

 

A equipe programa as consultas e exames de pessoas com hipertensão arterial sistêmica em função da estratificação dos casos e de elementos considerados por ela na gestão do cuidado?

 

x

 

 

 

A equipe possui registro dos usuários com hipertensão arterial sistêmica com maior risco/gravidade?

 

x

 

 

 

Em relação ao item “A equipe possui registro dos usuários com hipertensão arterial sistêmica com maior risco/gravidade?”, se sua resposta foi SIM, existe documento que comprove? Compartilhe um modelo (em branco) no fórum do módulo e troque experiências com os colegas de curso.

A equipe coordena a fila de espera e acompanhamento dos usuários com hipertensão arterial sistêmica e/ou diabetes que necessitam de consultas e exames em outros pontos de atenção?

 

x

 

x

 

A equipe possui o registro dos usuários com hipertensão e/ou diabetes de maior risco/gravidade encaminhados para outro ponto de atenção?

 

 

 

x

 

x

 

Em relação ao item “A equipe possui o registro dos usuários com hipertensão e/ou diabetes de maior risco/gravidade encaminhados para outro ponto de atenção?”, se sua resposta foi SIM, existe documento que comprove? Compartilhe um modelo (em branco) no fórum do módulo e troque experiências com os colegas de curso.

A equipe programa as consultas e exames de pessoas com diabetes mellitus em função da estratificação dos casos e de elementos considerados por ela na gestão do cuidado?

 

 

 

x

 

A equipe realiza exame do pé diabético periodicamente nos usuários?

 

 

 

x

 

A equipe realiza exame de fundo de olho periodicamente em pessoas com diabetes mellitus?

 

 

 

x

 

 

 

 

 

 

 

EM RELAÇÃO À ATENÇÃO À PESSOA COM OBESIDADE

 

QUESTÕES

SIM

NÃO

A equipe realiza avaliação antropométrica (peso e altura) dos usuários atendidos?

x

 

Após a identificação de usuário com obesidade (IMC≥ 30 kg/m2), a equipe realiza alguma ação?

 

x

Se SIM no item anterior, quais ações?

QUESTÕES

SIM

NÃO

Realiza o acompanhamento deste usuário na UBS

x

 

Oferta ações voltadas à atividade física

 

x

Oferta ações voltadas à alimentação saudável

 

x

Aciona equipe de Apoio Matricial (NASF e outros) para apoiar o acompanhamento deste usuário na UBS

x

 

Encaminha para serviço especializado

x

 

Oferta grupo de educação em saúde para pessoas que querem perder peso

 

x

 

 

 

 

 

 

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Ponto(s)