3 de novembro de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

CAPÍTULO VI: TITULO: O desafio das doenças crônicas não transmissíveis na minha

Unidade de Saúde.

ESPECIALIZANDO: YEPSICA ESTEVEZ GUILARTE.

ASESOR: TULIO FELIPE VIEIRA DE MELO.

 

            As Doenças Crônicas constituem um dos principais problemas de saúde em nossa população, sendo um dos motivos mais frequentes de procura pelos usuários da minha unidade. Geralmente nossos pacientes não tem condições econômicas que possibilite um bom hábito de vida, incluindo uma boa alimentação, práticas de atividades físicas, entre outras medidas que garantissem um bom estado de saúde físico e mental, diminuindo os fatores de riscos como a obesidade, estresse, ou sedentarismo. Para isso nossa Unidade criou uma estratégia para diminuir os riscos que podem desencadear as doenças crônicas não transmissíveis baseadas no complemento do programa do PMAQ.

            A equipe de Atenção Básica reconhece, identifica e mantém registro atualizado das pessoas com doenças crônicas mais prevalentes, por exemplo: Hipertensão, Diabetes, Obesidade, Asma e DPOC. Analisa periodicamente a população cadastrada, considerando as prevalências estimadas para o território e seus fatores de riscos. Contempla em sua rotina de trabalho a identificação dessas condições por meio de rastreamento, avaliação de sinais e sintomas e avaliação antropométrica e o Índice de Massa Corporal (IMC). Após a identificação, registra-se dados como a data da ultima consulta, exames de acompanhamento e outras informações relevantes para os sistemas de informações ou planilhas para acompanhamento das pessoas com doenças crônicas no território.

            Outras ações que se desenvolvem é o cálculo do risco cardiovascular, o controle dos níveis pressóricos e glicêmicos. Oferecemos opções de grupos terapêuticos e de atividades educativas sobre alimentação saudável e incentivo á prática de atividade física na UBS ou em outros espaços do território, como Academia da Saúde, praças e associações. Planejamos ações para tratamento dos indivíduos com obesidade, inclusive nos casos que não apresentem outras doenças crônicas associadas. De igual jeito ocorre com aqueles pacientes tabagistas que apresentem o não sintomas, fazemos o grupo de Antitabagismo com uma boa aceitação da população e tendo muitos bom resultados dos mesmo.

            Dentro das potencialidades posso dizer que nossa equipe aprendeu mais sobre o manejo dos pacientes com Doenças Crônicas não Transmissíveis na nossa área de trabalho, trocamos experiências e conhecimento entre os integrantes da equipe, fortalecendo os dados e protocolos estabelecidos e  adaptando novas estratégias, além de incrementar a preparação de cada um. Como fragilidades, encontramos que ainda temos áreas descobertas pela ausência de Agentes Comunitários de Saúde, dificultando assim o cadastro das pessoas. Outra coisa, é que nossa população é muito grande, mais menos 3500 pacientes, onde existem doenças com manifestações agudas que precisam de atendimento de urgência e dificulta as atividades de promoção e prevenção de saúde que tanto este povo necessita, mas ainda com essas dificuldades sempre trabalhamos pelo bem-estar de nossa população.

 

 

 

Em relação às pessoas com HIPERTENSÃO ARTERIAL

Em relação às pessoas com DIABETES MELLITUS

QUESTÕES

SIM

NÃO

SIM

NÃO

A equipe realiza consulta para pessoas com hipertensão e/ou diabetes mellitus?

x

 

x

 

Normalmente, qual é o tempo de espera (em número de dias) para a primeira consulta de pessoas com hipertensão arterial sistêmica e/ou diabetes na unidade de saúde?

Dependendo do estado em que chega o paciente a nossa consulta

 

Dependendo do estado em que chega o paciente a nossa consulta

 

A equipe utiliza protocolos para estratificação de risco dos usuários com hipertensão?

x

 

x

 

A equipe avalia a existência de morbidades e fatores de risco cardiovascular dos usuários hipertensos?

x

 

 

 

A equipe possui registro de usuários com diabetes com maior risco/gravidade?

 

x

 

 

Em relação ao item “A equipe possui registro de usuários com diabetes com maior risco/gravidade?”, se sua resposta foi SIM, existe documento que comprove? Compartilhe um modelo (em branco) no fórum do módulo e troque experiências com os colegas de curso.

A equipe utiliza alguma ficha de cadastro ou acompanhamento de pessoas com hipertensão arterial sistêmica e/ou diabetes mellitus?

X

 

 

 

A equipe realiza acompanhamento de usuários com diagnóstico de doença cardíaca para pessoas diagnosticadas com hipertensão arterial?

x

 

 

 

A equipe programa as consultas e exames de pessoas com hipertensão arterial sistêmica em função da estratificação dos casos e de elementos considerados por ela na gestão do cuidado?

x

 

 

 

A equipe possui registro dos usuários com hipertensão arterial sistêmica com maior risco/gravidade?

 

x

 

 

Em relação ao item “A equipe possui registro dos usuários com hipertensão arterial sistêmica com maior risco/gravidade?”, se sua resposta foi SIM, existe documento que comprove? Compartilhe um modelo (em branco) no fórum do módulo e troque experiências com os colegas de curso.

A equipe coordena a fila de espera e acompanhamento dos usuários com hipertensão arterial sistêmica e/ou diabetes que necessitam de consultas e exames em outros pontos de atenção?

 

x

 

x

A equipe possui o registro dos usuários com hipertensão e/ou diabetes de maior risco/gravidade encaminhados para outro ponto de atenção?

 

x

 

x

Em relação ao item “A equipe possui o registro dos usuários com hipertensão e/ou diabetes de maior risco/gravidade encaminhados para outro ponto de atenção?”, se sua resposta foi SIM, existe documento que comprove? Compartilhe um modelo (em branco) no fórum do módulo e troque experiências com os colegas de curso.

A equipe programa as consultas e exames de pessoas com diabetes mellitus em função da estratificação dos casos e de elementos considerados por ela na gestão do cuidado?

 

 

x

 

A equipe realiza exame do pé diabético periodicamente nos usuários?

 

 

 

x

A equipe realiza exame de fundo de olho periodicamente em pessoas com diabetes mellitus?

 

 

 

x

EM RELAÇÃO À ATENÇÃO À PESSOA COM OBESIDADE

QUESTÕES

SIM

NÃO

A equipe realiza avaliação antropométrica (peso e altura) dos usuários atendidos?

x

 

Após a identificação de usuário com obesidade (IMC≥ 30 kg/m2), a equipe realiza alguma ação?

 

X

Se SIM no item anterior, quais ações?

QUESTÕES

SIM

NÃO

Realiza o acompanhamento deste usuário na UBS

x

 

Oferta ações voltadas à  atividade física

x

 

Oferta ações voltadas à alimentação saudável

x

 

Aciona equipe de Apoio Matricial (NASF e outros) para apoiar o acompanhamento deste usuário na UBS

 

x

Encaminha para serviço especializado

x

 

Oferta grupo de educação em saúde para pessoas que querem perder peso

x

 

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Ponto(s)