5 de outubro de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

CAPÍTULO VI:

TÍTULO: COMPORTAMENTO DA HIPERTENSÃO ARTERIAL NA UBS BENEDITO JOÃO PESSOA.

ESPECIALIZANDO: YANITZA  HERNANDEZ  BETANCOURT.

ORIENTADOR: TULIO FELIPE VIERA DE MELO.

COLABORADORES: EQUIPE DE SAÚDEDA UBS BENEDITO JOÃO PESSOA

                                                       

            Este relato trata-se de um plano de ação com o objetivo de implementar ações educativas para diminuir a hipertensão arterial e complicações decorrentes da hipertensão arterial nos idosos, na Unidade Básica de Saúde Benedito João Pessoa, comunidade rural de cachoeiras município de Caraúbas/Rn. O trabalho foi elaborado através da identificação e o cadastro dos idosos com hipertensão arterial. Aplicou-se uma roda de conversa (anexo1) onde foram avaliados os conhecimentos dos idosos sobre o tema, foram realizadas dinâmicas grupais, vídeos de debates desenvolvidos pela equipe multidisciplinar (médica, enfermeira, técnico de enfermagem e agentes comunitários), onde se trabalhou os problemas identificados no questionário. A educação dos idosos hipertensos é o melhor caminho para aprendizado de conhecimento e melhorar o modo e estilo de vida dos idosos hipertensos. Com o projeto buscamos minimizar as complicações da hipertensão arterial em idosos elevando o nível de conhecimento dos pacientes e seus familiares.

            Os fatores associados à hipertensão detectados de forma mais consistente nos atendimentos feitos em nossa UBS são sobre peso, obesidade, mau hábito alimentar e mau controle das patologias de base. Um dos fatores que têm contribuído para o aumento dos casos de hipertensão é o estilo de vida moderno, que envolve maus hábitos alimentares, sedentarismo, obesidade e estresse. Muita gente nem sabe que tem a doença, até que ela provoque lesões nos órgãos vitais como o coração, rins e no cérebro.

            Com o aumento da população de idosos e consequente o aumento das doenças crônicas, entre elas a hipertensão arterial, torna-se necessário o conhecimento e capacitação dos profissionais da saúde para diagnóstico e tratamento precoce e adequado para prevenção das complicações da hipertensão arterial e para redução de morbidade e mortalidade cardiovascular.

            O município brasileiro de Caraúbas encontra-se no interior do estado do Rio Grande do Norte, com uma população majoritária de baixos recursos socioeconômico e escassa escolarização. A Unidade Básica de Saúde Benedito João Pessoa tem a comunidade mais carente do município e possui uma população de 3264 pessoas cadastradas pelos agentes comunitários de saúde. É muito importante ressaltar que os maiores atendimentos pertencem a faixa etária de 55 a 85 anos de idade, uma população gradualmente envelhecida.

            Devido ao aumento das complicações da hipertensão arterial que acontece nos idosos, foi elaborado este plano de ações para um melhor controle dos níveis pressóricos e evitar as complicações mais decorrentes dos pacientes hipertensos, por se tratar de um problema frequente que acomete a nossa população, já que a maior quantidade dos pacientes hipertensos atendidos foram idosos. Com isso, iremos melhor assistir os pacientes com hipertensão arterial diminuindo e prevenindo as complicações, promovendo ações de educação para a saúde dos pacientes com hipertensão arterial. Assim, este trabalho poderá contribuir para que o paciente hipertenso tenha uma melhor qualidade de vida, menor índice de internações hospitalares e um melhor acompanhamento no programa de hiperdia.

            As metas que pretendemos alcançar com essas ações são identificar e minimizar as complicações da hipertensão arterial nos idosos da área adscrita a Unidade Básica de Saúde; elevar o nível de conhecimento dos idosos no programa de hiperdia; acompanhar todos os idosos com HAS; promover e estimular medidas de controle não medicamentosa a hipertensão arterial através de modificações dos hábitos de vida.

            E necessário colocar ações de prevenção e promoção da saúde para o controle dos níveis pressóricos e complicações dos idosos hipertensos. Todo Plano de ação deve ser avaliado e implantado de acordo com as necessidades da população, buscando solução dos problemas apresentados. A educação dos idosos hipertensos é o melhor caminho para aprendizado e conhecimento, e poderão melhorar o modo e estilo de vida dos pacientes hipertensos.

            Assim este trabalho poderá contribuir em uma melhor qualidade de vida dos pacientes levando a um menor índice de internações hospitaleiras e acompanhamento no programa de Hiperdia.

Anexo: 1

Questionário aplicado sobre Doenças Crônicas Não-Transmissível hipertensão arterial e o Programa de Melhoria do Acesso e Qualidade da Atenção Básica (PMAQ – AB)

1.Idade ________ Sexo ________

2.A ingestão de bebidas alcoólicas pode causar transtornos da pressão arterial nos indivíduos hipertensos. Sim_________                     Não________

3. O tabagismo e prejudicial aos pacientes com pressão alta

 Sim_________                     Não_________

 4. Você acredita que a atividade física diminui o risco da  hipertensão. 

   Sim_________                   Não_________

 5. A alimentação inadequada pode causar problemas a um hipertenso.

Sim_________                   Não_________

6 Você conhece sim a ingestão excessiva de sal tem relação com a elevação da Hipertensão Arterial Sim_________                   Não_________

7. Você sabe sim o colesterol alto pode causar problemas da Hipertensão Arterial em indivíduos.

Sim_________                   Não_________

8. Você sabe que fazer para prevenir as complicações da Hipertensão Arterial

 Sim_________                  Não_________

Quais_________________________________________

9. Você conhece que e uma complicação da Hipertensão Arterial.

Sim_________                 Não_________

Que você conhece____________________________________

10. Você faz uso de alguma medicação para a pressão alta.

.Sim_________                Não_________

 

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Ponto(s)