26 de outubro de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

TITULO: Controle das Doenças Crônicas Não Transmissíveis na UBS Maria Gomes de Andrade.

Especializando:Yanisley Rodríguez de la Cruz.

Orientadora: Maria Helena Pires Araújo.

        Atualmente, as doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), em especial a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e a Diabetes Mellitus (DM) trazem consequências humanas, sociais e econômicas preocupantes, com o aumento da mortalidade, expectativa de vida reduzida, crescente custo do tratamento das doenças, complicações, internações hospitalares aumentando assim os gastos. A prevenção e controle das DCNT e seus fatores de risco são fundamentais para que possamos evitar que haja um crescimento epidêmico dessas doenças podendo trazer consequências para a qualidade de vida. A promoção e a prevenção são ações prioritárias na Atenção Primaria, as DCNT, em especial a HAS, é uma doença de grande impacto a saúde publica onde os professionais devemos atuar sobre o controle dos principais fatores de risco(obesidade, sedentarismo, tabagismo) e prevenção de complicações ,diagnostico de casos ,cadastramento de portadores ,busca ativa de casos ,tratamento dos doentes, diagnostico precoce de complicações e primeiro atendimento de urgência.

        Nossa Unidade Básica de Saúde Maria Gomes de Andrade pertencente ao estado Sergipe esta composta por três equipes de saúde. A minha equipe é a numero três composta por medico, enfermeiro, técnica em enfermagem e cinco agentes comunitários. Oferecemos consultas a usuários com DCNT principalmente com HAS e Diabetes Mellitus que são as doenças com mais incidência em nossa comunidade, atualmente temos algumas dificuldades com a organização das consultas de hiperdia, pois não temos um dia especifico para realizar as consultas o que acontece é que os usuários com este tipo de doença assistem ás consultas qualquer dia da semana assim como para a renovação das receitas das medicações, também é difícil levar um controle adequado periodicamente, pois umas das justificativas é que não conseguem agendamento pelo que o tempo de espera entre uma consulta e outra é demasiado longo. Em nossas consultas sempre procuramos avaliar a cada paciente independentemente da queixa desse dia a existência de algum fator de risco para o desenvolvimento de HAS. Constamos com uma ficha de cadastro dos pacientes com HAS e DM e cada uma das medicações que estejam usando no momento, os dados são fornecidos pelos agentes comunitários, pois os dados estão em constates mudanças ,tem pacientes que precisam de trocas ou mudanças dos tratamentos por determinadas situações e outros que preferem acompanhamento com outros médicos e temos que atualizar periodicamente os dados. Também realizamos acompanhamento de usuários com doença cardíaca e o devido encaminhamento para serviços especializados em caso que for necessário, sempre procurando acontecer no menor tempo possível, não sempre as consultas com outros serviços conseguimos marcar pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em esses casos tentamos marcar uma consulta popular que seria em um menor preço. Os exames de laboratório são indicados dois vezes ou uma vez por ano segundo seja preciso. Nosso registro de usuário com HAS não está organizado por risco ou gravidade também não realizamos exames de pé diabético periodicamente nos usuários. Nossa UBS acompanha a todos os usuários que apresentam DM com oftalmologista realizando exame de fundo de olho periodicamente assim como pesquisa dos pacientes com catarata para realizar cirurgia pelos SUS. A obesidade constitui um importante fator de risco para as DCNT pelo que em sala de acolhimento são realizadas as medições antropométricas de cada paciente, em caso de apresentar obesidade o paciente é encaminhado para a nutricionista do Núcleo de Apoio á Saúde da Família (NASF) assim como para a professora de Educação física que tem um programa para a realização de atividade física três vezes por semana de todos os pacientes idosos, obesos e com DCNT.

Devido a algumas dificuldades que estamos apresentando em nossa UBS com a atenção dos usuários com DCNT foi preciso realizar uma reunião de equipe onde também forem involucrados a gerente da UBS, integrantes do NASF, pessoal encarregado de agendamento de consultas e de marcação de exames pelo SUS. Nossos principais objetivos são: lograr estabelecer um dia por semana de consulta de hiperdia eliminando as longas filas dos usuários para a marcação de consultas toda sexta feira á tarde e dar prioridade á marcação dos exames dos usuários com DCNT com maior gravidade. A realização desta micro intervenção  será muito importante ,permitira organizar melhor nosso trabalho, oferecer uma atenção aos usuários de maior qualidade e diminuir a incidência das DCNT e suas complicações em nossa comunidade .Realizamos varias reuniões onde foram escutadas as opiniões de todos, solicitamos um novo cadastro dos usuários com HAS e DM de cada área para conseguir cem por cento dos pacientes com este tipo de doenças. Em uma primer aproximação ficou estabelecida como dia da hiperdia toda segunda feira. Para dar inicio foi solicitado a cada agente comunitário de um total de cinco microáreas agendarem as consultas de cinco usuários com DCNT toda segunda feira para um total de vente e cinco usuários cada semana e assim que forem atendidos já ficaria marcada a próxima consulta, marcação de exames ou encaminhamento para outro serviço caso que for necessário. Se o usuário precisar de algum exame ou encaminhamento para marcar pelo SUS as requisições teria uma observação. Durante a realização da microintervenção nossa equipe de trabalho afrontou dificuldades, pois como tudo processo de mudanças é preciso de um período de adaptação, faltou comprometimento dos usuários, não todos comparecem as consultas, pois acham que não precisam de consultas periodicamente se não estão com algum evento agudo ou descompensado da sua doença outras vezes problemas na marcação dos exames por problemas no sistema de agendamentos.

    Espero que com nosso trabalho possamos garantir uma maior resolutividade aos principais problemas dos usuários com DCNT por meio de um atendimento humanizado e um ambiente acolhedor, através de vínculos formados entre a equipe e usuários; eliminar as longas filas para a marcação das consultas desnecessariamente.

    

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Ponto(s)