8 de outubro de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

RELATO DE EXPERIÊNCIA

 

TÍTULO: CONTROLE DAS DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS NA MINHA UNIDADE DE SAÚDE

ESPECIALIZANDO: WILDER ALVAREZ MACIAS

ORIENTADOR: RICARDO HENRIQUE VIEIRA DE MELO

 

No Brasil, como no resto do mundo, a incidência de casos novos de doenças crônicas não transmissíveis não deixa de ser um problema para o ministério da saúde assim como para as unidade de saúde. Por isso que a promoção de saúde tem sido incorporada como tarefa essencial para o controle e prevenção dessas enfermidades. Atualmente elas apresentam valores crescentes dos indicadores de morbimortalidade e representam cerca de 70% da carga atual de doenças no território nacional. Nosso trabalho foi direcionado para determinar os principais problemas para o controle destas doenças.

Em nossa unidade de saúde, o atendimento das pessoas que apresentam doenças crônicas não transmissíveis é feito pensando na realização de ações e de serviços de promoção e proteção da saúde, prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos e manutenção da saúde. O atendimento começa desde uma boa programação das diferentes atividades, por exemplo: consultas, visitas domiciliares, atividades de promoção e prevenção de saúde, avaliações pela equipe multidisciplinar e encaminhamentos para centros hospitalares, quando necessário.

As consultas de avaliação se programam cada três meses para todo aquele paciente que apresente este tipo de doença e não tenha complicações que precisem de avaliação imediata. Na ocasião, é feito um exame físico completo avaliando as possibilidades de aparição de complicações e de riscos novos para a saúde. Também verificamos o peso, a altura, o índice de massa corporal, entre outros aspetos, logo prescrevemos a medicação de acordo com o nível de pressão e de glicemia, em caso de pacientes diabéticos e hipertensos  conforme classificação de cada doença. Por ultimo, as recomendações para evitar futuras complicações.

As visitas domiciliares são programadas para aqueles que não podem comparecer à UBS por alguma incapacidade ou alguma complicação, sendo muito importante o trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde. A atividade de promoção é feita por meio de palestras, na unidade de saúde, de atividades na comunidade, abordando temas de como evitar as complicações, também sobre a importância da adesão e seguimento do tratamento. Quando nos temos um paciente que esta sendo difícil o controle da doença, encaminhamos para a equipe multidisciplinar para avaliação, onde eles recebem uma avaliação integral, onde geralmente resolvem as complicações. Os pacientes que não conseguimos controlar são encaminhados para centros de atenção secundaria ou terciária. 

Como atividade exitosa, nossa equipe realiza todos os meses encontro com aqueles pacientes de maiores riscos para abordar temas de como evitar complicações, como manter um modo e estilo vida saudável e o melhor de tudo é que aproveitamos e levamos alguns integrantes da equipe do NASF, para que os usuários possam ser avaliados de uma forma mais integral.

Na realização do questionário não existiram muitas dificuldades já que na minha equipe de saúde existe um bom acompanhamento destas doenças. Existindo diversos registros para um melhor controle e fazemos as atividades de acordo aos protocolos. Também contamos com uma equipe multidisciplinar para a avaliação dos pacientes com maiores riscos existindo uma boa comunicação entre todos.

 

 

QUESTIONÁRIO PARA MICROINTERVENÇÃO

Em relação às pessoas com Hipertensão Arterial

Em relação às pessoas com Diabetes Mellitus

QUESTÕES

SIM

NÃO

SIM

NÃO

A equipe realiza consulta para pessoas com hipertensão e/ou diabetes mellitus?

x

 

x

 

Normalmente, qual é o tempo de espera (em número de dias) para a primeira consulta de pessoas com hipertensão arterial sistêmica e/ou diabetes na unidade de saúde?

7 dias

 

7 dias

 

A equipe utiliza protocolos para estratificação de risco dos usuários com hipertensão?

x

 

 

 

A equipe avalia a existência de comorbidades e fatores de risco cardiovascular dos usuários hipertensos?

X

 

 

 

A equipe possui registro de usuários com diabetes com maior risco/gravidade?

 

 

x

 

Em relação ao item “A equipe possui registro de usuários com diabetes com maior risco/gravidade?”, se sua resposta foi SIM, existe documento que comprove? Compartilhe um modelo (em branco) no fórum do módulo e troque experiências com os colegas de curso.

A equipe utiliza alguma ficha de cadastro ou acompanhamento de pessoas com hipertensão arterial sistêmica e/ou diabetes mellitus?

x

 

x

 

A equipe realiza acompanhamento de usuários com diagnóstico de doença cardíaca para pessoas diagnosticadas com hipertensão arterial?

x

 

 

 

A equipe programa as consultas e exames de pessoas com hipertensão arterial sistêmica em função da estratificação dos casos e de elementos considerados por ela na gestão do cuidado?

x

 

 

 

A equipe possui registro dos usuários com hipertensão arterial sistêmica com maior risco/gravidade?

x

 

 

 

Em relação ao item “A equipe possui registro dos usuários com hipertensão arterial sistêmica com maior risco/gravidade?”, se sua resposta foi SIM, existe documento que comprove? Compartilhe um modelo (em branco) no fórum do módulo e troque experiências com os colegas de curso.

A equipe coordena a fila de espera e acompanhamento dos usuários com hipertensão arterial sistêmica e/ou diabetes que necessitam de consultas e exames em outros pontos de atenção?

x

 

x

 

A equipe possui o registro dos usuários com hipertensão e/ou diabetes de maior risco/gravidade encaminhados para outro ponto de atenção?

x

 

x

 

Em relação ao item “A equipe possui o registro dos usuários com hipertensão e/ou diabetes de maior risco/gravidade encaminhados para outro ponto de atenção?”, se sua resposta foi SIM, existe documento que comprove? Compartilhe um modelo (em branco) no fórum do módulo e troque experiências com os colegas de curso.

A equipe programa as consultas e exames de pessoas com diabetes mellitus em função da estratificação dos casos e de elementos considerados por ela na gestão do cuidado?

 

 

x

 

A equipe realiza exame do pé diabético periodicamente nos usuários?

 

 

 

x

A equipe realiza exame de fundo de olho periodicamente em pessoas com diabetes mellitus?

 

 

 

x

EM RELAÇÃO À ATENÇÃO À PESSOA COM OBESIDADE

QUESTÕES

SIM

NÃO

A equipe realiza avaliação antropométrica (peso e altura) dos usuários atendidos?

x

 

Após a identificação de usuário com obesidade (IMC≥ 30 kg/m2), a equipe realiza alguma ação?

x

 

Se SIM no item anterior, quais ações?

QUESTÕES

SIM

NÃO

Realiza o acompanhamento deste usuário na UBS

x

 

Oferta ações voltadas à  atividade física

x

 

Oferta ações voltadas à alimentação saudável

x

 

Aciona equipe de Apoio Matricial (NASF e outros) para apoiar o acompanhamento deste usuário na UBS

x

 

Encaminha para serviço especializado

x

 

Oferta grupo de educação em saúde para pessoas que querem perder peso

x

 

 

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Ponto(s)