26 de outubro de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

RELATO DE EXPERIÊNCIA

TÍTULO: ATENÇÃO A SAÚDE DAS PESSOAS COM DOENÇAS CRONICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS NA CLINICA JURACY RAMOS ROCHA.

ESPECIALIZANDO: SUSANNE GUILARTE SANS

ORIENTADOR: RICARDO HENRIQUE VIEIRA DE MELO

 

As Doenças Crônicas não Transmissíveis são condições médicas ou doenças consideradas não infecciosas ou não transmissíveis, que perduram por longos períodos de tempo e progredir lentamente, são de etiologia multifatorial e compartilham diversos fatores de risco. Constituem o maior problema global de saúde e têm gerado elevado número de mortes prematuras, perda de qualidade de vida, incapacidades, além de impactos econômicos para família e a economia dos países (MALTA, 2017).

Na clínica Juracy Ramos Rocha é realizada a triagem ativa de pessoas com doenças crônicas não transmissíveis, tanto nas consultas medicas e de enfermagem, quanto na comunidade. Uma vez identificado o problema, uma consulta é planejada com o menor tempo de espera possível, no qual uma avaliação abrangente do paciente é feita, seu estado físico, mental e nutricional é determinado, fatores de risco que podem afetar a evolução adequada do usuário, a existência de comorbidade, especialmente de doenças cardíacas associadas à hipertensão ou como consequências da mesma, além de passar um tratamento, dieta e orientações gerais, que são então verificadas para saber se a doença é controlada ou não.

Nesta primeira consulta, exames complementares são solicitados e o paciente é orientado para nutricionista, fisioterapeuta e educador físico e, somente se necessário for direcionado para serviços especializados. O paciente também é incentivado a participar de projetos de auxílio para melhorar seu estado de saúde, como os projetos hiperdia e medida certa.

A equipe possui uma ficha de registro dos pacientes com diagnostico de Hipertensão e Diabetes Mellitus, em que também são registrados aqueles pacientes de maior risco e gravidade, podendo refletir os problemas na parte referente às observações. Essa ficha também permite agendar as consultas desses usuários, coordenação da fila de espera e acompanhamento desses pacientes em outros pontos de atendimento. Essa atividade não possui registro específico, mais está listada na ficha individual da pessoa.

O exame para rastreamento do pé diabético é realizado com frequência, os agentes comunitários de saúde ajudam muito nesse sentido, por estar em contato todos os dias com a população. Somos informados quando ocorre qualquer lesão no pé de um diabético e, imediatamente, ele é atendido com todos os cuidados adequados, caso necessite. O exame do fundo de olho não é realizado com frequência, pois a acessibilidade ao serviço é muito limitada.

A equipe realiza a avaliação antropométrica de todos os usuários atendidos através da triagem diária dos pacientes em lista de espera. Uma vez que um paciente com obesidade é identificado, o acompanhamento começa e ele recebe palestras sobre sedentarismo, alimentação saudável. São solicitados exames complementares e é direcionado para o nutricionista. Também existem ações que são sugeridas, tipo a prática de atividade física e a participação em grupos de saúde para perda de peso.

A equipe tem uma estratégia de pesquisa ativa de pacientes com Doenças Crônicas não Transmissíveis, que até agora tem obtido excelentes resultados, por meio dos quais foram diagnosticados diabéticos e hipertensos que nem suspeitaram que sofressem da doença por ser assintomática. Essa atividade consiste no fato de que, no dia das visitas domiciliares, é feita uma espécie de atenção integral a todos os membros da família, levando em conta que o histórico familiar é um fator de risco para sofrer estas doenças. Desta forma, uma verificação de pressão arterial é realizada em toda a família, incluindo adolescentes, uma vez que há uma tendência, nos últimos anos, do surgimento de doenças crônicas em uma idade precoce. O controle da glicemia também é feito, porém apenas para aqueles que apresentaram sintomas sugestivos de diabetes, já que a disponibilidade de fitas para glicemia é um pouco baixa.

Levando em conta que em uma semana são realizadas em média dez visitas domiciliares entre medico e enfermeiro, são rastreadas dez famílias por semana e quarenta famílias por mês. Com esta atividade muitos casos novos foram diagnosticados e tratados oportunamente, evitando a ocorrência de complicações por falta de controle das mesmas.

O diagnóstico precoce e o acompanhamento adequado das doenças crônicas não transmissíveis na atenção primaria são fundamentais para manter o controle desses problemas de saúde e assim, evitar complicações decorrentes deles, com os quais será possível melhorar a qualidade de vida da nossa população e reduzir a morbidade, mortalidade e incapacidade produzidas por essas enfermidades. 

 

Referências

 

MALTA, D. C. et al. A implantação do Sistema de Vigilância de Doenças Crônicas Não Transmissíveis no Brasil, 2003 a 2015: alcances e desafios. Rev. bras. epidemiol., São Paulo, v.20, n.4, p.661-675, dez. 2017.

 

 

 

QUESTIONÁRIO PARA MICROINTERVENÇÃO

Em relação às pessoas com Hipertensão Arterial

Em relação às pessoas com Diabetes Mellitus

QUESTÕES

SIM

NÃO

SIM

NÃO

A equipe realiza consulta para pessoas com hipertensão e/ou diabetes mellitus?

X

 

X

 

Normalmente, qual é o tempo de espera (em número de dias) para a primeira consulta de pessoas com hipertensão arterial sistêmica e/ou diabetes na unidade de saúde?

1 Dia

 

1 Dia

 

A equipe utiliza protocolos para estratificação de risco dos usuários com hipertensão?

X

 

 

 

A equipe avalia a existência de comorbidades e fatores de risco cardiovascular dos usuários hipertensos?

X

 

 

 

A equipe possui registro de usuários com diabetes com maior risco/gravidade?

 

 

X

 

Em relação ao item “A equipe possui registro de usuários com diabetes com maior risco/gravidade?”, se sua resposta foi SIM, existe documento que comprove? Compartilhe um modelo (em branco) no fórum do módulo e troque experiências com os colegas de curso.

A equipe utiliza alguma ficha de cadastro ou acompanhamento de pessoas com hipertensão arterial sistêmica e/ou diabetes mellitus?

X

 

X

 

A equipe realiza acompanhamento de usuários com diagnóstico de doença cardíaca para pessoas diagnosticadas com hipertensão arterial?

X

 

 

 

A equipe programa as consultas e exames de pessoas com hipertensão arterial sistêmica em função da estratificação dos casos e de elementos considerados por ela na gestão do cuidado?

X

 

 

 

A equipe possui registro dos usuários com hipertensão arterial sistêmica com maior risco/gravidade?

X

 

 

 

Em relação ao item “A equipe possui registro dos usuários com hipertensão arterial sistêmica com maior risco/gravidade?”, se sua resposta foi SIM, existe documento que comprove? Compartilhe um modelo (em branco) no fórum do módulo e troque experiências com os colegas de curso.

A equipe coordena a fila de espera e acompanhamento dos usuários com hipertensão arterial sistêmica e/ou diabetes que necessitam de consultas e exames em outros pontos de atenção?

X

 

X

 

A equipe possui o registro dos usuários com hipertensão e/ou diabetes de maior risco/gravidade encaminhados para outro ponto de atenção?

X

 

X

 

Em relação ao item “A equipe possui o registro dos usuários com hipertensão e/ou diabetes de maior risco/gravidade encaminhados para outro ponto de atenção?”, se sua resposta foi SIM, existe documento que comprove? Compartilhe um modelo (em branco) no fórum do módulo e troque experiências com os colegas de curso.

A equipe programa as consultas e exames de pessoas com diabetes mellitus em função da estratificação dos casos e de elementos considerados por ela na gestão do cuidado?

 

 

X

 

A equipe realiza exame do pé diabético periodicamente nos usuários?

 

 

X

 

A equipe realiza exame de fundo de olho periodicamente em pessoas com diabetes mellitus?

 

 

 

X

EM RELAÇÃO À ATENÇÃO À PESSOA COM OBESIDADE

QUESTÕES

SIM

NÃO

A equipe realiza avaliação antropométrica (peso e altura) dos usuários atendidos?

X

 

Após a identificação de usuário com obesidade (IMC≥ 30 kg/m2), a equipe realiza alguma ação?

X

 

Se SIM no item anterior, quais ações?

QUESTÕES

SIM

NÃO

Realiza o acompanhamento deste usuário na UBS

X

 

Oferta ações voltadas à  atividade física

X

 

Oferta ações voltadas à alimentação saudável

X

 

Aciona equipe de Apoio Matricial (NASF e outros) para apoiar o acompanhamento deste usuário na UBS

X

 

Encaminha para serviço especializado

X

 

Oferta grupo de educação em saúde para pessoas que querem perder peso

X

 

 

                        

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Ponto(s)