2 de outubro de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

 

TÍTULO: AÇÕES DE SAÚDE PARA DIMINUIR O AUMENTO DAS DOENÇAS CRONICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS NA UBS MARIETA SOUZA ANDRADE (SE)

ESPECIALIZANDO: REINIER TURINO NAVAS

ORIENTADOR: RICARDO HENRIQUE VIEIRA DE MELO

 

Eu trabalho na Unidade Básica de Saúde da Família Marieta Souza Andrade, no município de monte Alegre de Sergipe. Minha equipe de Saúde é o número dois e presta atendimento a maior área do município com um alto numero de usuários com Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT). Isso motivou todos a trabalhar muito mais para diminuir o aumento dessas doenças na comunidade, principalmente a Hipertensão Arterial e a Diabetes Mellitus.

A equipe de saúde tem no cronograma de trabalho o dia de Hiperdia, que é onde a gente faz o acompanhamento de os usuários portadores de Hipertensão Arterial e da Diabetes Mellitus, permitindo gerar informação para aquisição, dispensação e distribuição de medicamentos de forma regular aos usuários portadores dessas doenças e assim melhorar a adesão ao autocuidado dos portadores dessas enfermidades.

A população apresenta hábitos e estilos de vida inadequados, além de que, em muitas ocasiões, não tem conhecimento suficiente sobre a doença e de seus fatores de risco, o que prejudica a prevenção das DCNT. No dia do hiperdia a equipe aproveita e ministra palestras sobre o tema, principalmente sobre a necessidade de atividades de promoção e prevenção em saúde, aumentando a satisfação da população pelo atendimento programado.

Dessa maneira, ajudamos as pessoas a conhecer mais a respeito de sua doença, que elas possam descobrir maneiras de estabelecer qualidade de vida e bem-estar, mesmo convivendo com uma doença crônica; contribuir para a redução da reinternação hospitalar, para redução das causas da cronicidade da doença e minimizar as complicações provocadas com o passar do tempo.

Uma das estratégias da equipe para desenvolver ações em saúde no dia de hiperdia é a formação de grupos para os usuários com doença crônica.Nnestes espaços, é possível compartilhar saberes e experiências, formar redes de suporte social, onde se amplia criativamente as formas de conviver com a doença ,modificar os hábitos de vida e assim garantir a diminuição de usuários com fatores de risco modificável que podem desencadear a doença.

Uma das estratégias de trabalho que a equipe de saúde tomou foi a programação de caminhadas com apoio dos gestores do município onde participou um professor de educação física, o qual deu uma palestra antes de começar a caminhada falando de seus benefícios para a saúde, fez exercício de aquecimento físico e começou a atividade física. Na caminhada, participaram todos os agentes comunitários da saúde da equipe, a auxiliar de enfermagem, a enfermeira, o medico e os gestores municipais de saúde, com um total de 65 usuários com DCNT. A caminhada recebeu o nome de Todos Juntos Lutando Contra o Estilo de Vida Sedentário. A população gostou muito e assim promovemos hábitos de vida saudável.

 Outra coisa que a equipe de Saúde discutiu, foi sobre a importância de fazer as visitas domiciliarias porque a equipe passa a conhecer melhor as condições de vida e saúde da comunidade e as potencialidades da família na construção de soluções para seus problemas, priorizando os usuários com DCNT com limitação física e egressos de hospital com condições incapacitante. Todos os membros da equipe devem realizar as visitas domiciliarias para garantir o trabalho em conjunto e fortalecer  os vínculos.

.As ações de saúde são insuficientes para combater as DCNT, por isso à equipe está aumentando as atividades na comunidade com o objetivo de evitar o surgimento da doença. Entre outras ações, pretende-se realizar busca ativa de usuários com Hipertensão Arterial, Diabetes Mellitus e doenças cardiovasculares. É necessário organizar uma agenda de trabalho para aumentar o atendimento dos usuários com fatores de risco que já seja modificável ou não, porque trabalhando na prevenção dos fatores de risco a gente consegue diminuir a incidências das DCNT, assim como suas complicações que põem em risco a vida das pessoas. 

 Outra coisa importante que a equipe está fazendo é a capacitação do pessoal da saúde para obter um maior conhecimento científico, uma atualização quanto ao tratamento e garantir um melhor atendimento já que a consulta médica é atividade essencial do acompanhamento porque ela permite reavaliar o tratamento, motivar o autocuidado do usuário e orientar e encaminhar o mesmo para outros profissionais de saúde quando for necessário.

 O controle das DCNT nas Unidades Básicas de Saúde é um grande desafio, mas a equipe está trabalhando em conjunto com o apoio dos gestores municipais e vai conseguir um acompanhamento periódico dos usuários com DCNT mediante ações de promoção e prevenção e vai ter um maior controle das doenças além de suas complicações garantindo uma redução das internações hospitalares para que seja possível reduzir a mortalidade no município.

 

 

QUESTIONÁRIO PARA MICROINTERVENÇÃO

Em relação às pessoas com Hipertensão Arterial

Em relação às pessoas com Diabetes Mellitus

QUESTÕES

SIM

NÃO

SIM

NÃO

A equipe realiza consulta para pessoas com hipertensão e/ou diabetes mellitus?

X

 

X

 

Normalmente, qual é o tempo de espera (em número de dias) para a primeira consulta de pessoas com hipertensão arterial sistêmica e/ou diabetes na unidade de saúde?

5 dias

 

5 dias

 

A equipe utiliza protocolos para estratificação de risco dos usuários com hipertensão?

X

 

 

 

A equipe avalia a existência de comorbidades e fatores de risco cardiovascular dos usuários hipertensos?

X

 

 

 

A equipe possui registro de usuários com diabetes com maior risco/gravidade?

 

 

 

X

Em relação ao item “A equipe possui registro de usuários com diabetes com maior risco/gravidade?”, se sua resposta foi SIM, existe documento que comprove? Compartilhe um modelo (em branco) no fórum do módulo e troque experiências com os colegas de curso.

A equipe utiliza alguma ficha de cadastro ou acompanhamento de pessoas com hipertensão arterial sistêmica e/ou diabetes mellitus?

X

 

X

 

A equipe realiza acompanhamento de usuários com diagnóstico de doença cardíaca para pessoas diagnosticadas com hipertensão arterial?

X

 

 

 

A equipe programa as consultas e exames de pessoas com hipertensão arterial sistêmica em função da estratificação dos casos e de elementos considerados por ela na gestão do cuidado?

X

 

 

 

A equipe possui registro dos usuários com hipertensão arterial sistêmica com maior risco/gravidade?

 

X

 

 

Em relação ao item “A equipe possui registro dos usuários com hipertensão arterial sistêmica com maior risco/gravidade?”, se sua resposta foi SIM, existe documento que comprove? Compartilhe um modelo (em branco) no fórum do módulo e troque experiências com os colegas de curso.

A equipe coordena a fila de espera e acompanhamento dos usuários com hipertensão arterial sistêmica e/ou diabetes que necessitam de consultas e exames em outros pontos de atenção?

X

 

 

 

A equipe possui o registro dos usuários com hipertensão e/ou diabetes de maior risco/gravidade encaminhados para outro ponto de atenção?

 

X

 

X

Em relação ao item “A equipe possui o registro dos usuários com hipertensão e/ou diabetes de maior risco/gravidade encaminhados para outro ponto de atenção?”, se sua resposta foi SIM, existe documento que comprove? Compartilhe um modelo (em branco) no fórum do módulo e troque experiências com os colegas de curso.

A equipe programa as consultas e exames de pessoas com diabetes mellitus em função da estratificação dos casos e de elementos considerados por ela na gestão do cuidado?

 

 

X

 

A equipe realiza exame do pé diabético periodicamente nos usuários?

 

 

X

 

A equipe realiza exame de fundo de olho periodicamente em pessoas com diabetes mellitus?

 

 

 

X

EM RELAÇÃO À ATENÇÃO À PESSOA COM OBESIDADE

QUESTÕES

SIM

NÃO

A equipe realiza avaliação antropométrica (peso e altura) dos usuários atendidos?

X

 

Após a identificação de usuário com obesidade (IMC≥ 30 kg/m2), a equipe realiza alguma ação?

X

 

Se SIM no item anterior, quais ações?

QUESTÕES

SIM

NÃO

Realiza o acompanhamento deste usuário na UBS

X

 

Oferta ações voltadas à  atividade física

X

 

Oferta ações voltadas à alimentação saudável

X

 

Aciona equipe de Apoio Matricial (NASF e outros) para apoiar o acompanhamento deste usuário na UBS

X

 

Encaminha para serviço especializado

X

 

Oferta grupo de educação em saúde para pessoas que querem perder peso

X

 

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Ponto(s)