3 de outubro de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

RELATO DE EXPERIÊNCIA

 

TÍTULO: ATENÇÃO DAS DOENÇAS CRÕNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS NA APS EM SANTO AMARO DAS BROTAS (SE)

ESPECIALIZANDO: RAFAEL CINTRA ALCOLEA

ORIENTADOR: RICARDO HENRIQUE VIEIRA DE MELO

 

        As Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) ou Doenças Não Infecciosas são caracterizadas por várias doenças que não possuem envolvimento de agentes infecciosos em sua ocorrência, multiplicidade de fatores de risco comuns, história natural longa, grandes período de latência, com longo curso assintomático e períodos de remissão e exacerbação, podendo provocar incapacidades. As DCNT tornaram-se um dos principais problemas de saúde pública no Brasil, com cerca de 70% das causas de morte, atingindo as camadas mais pobres e mais vulneráveis da população e trazendo onerosos gastos ao Sistema Único de Saúde (BRASIL, 2008; BRASIL 2011).

       Diante esta problemática, nossa equipe de saúde, no presente mês, reuniu-se para estabelecer um diagnostico da situação dos atendimentos das DCNT, segundo as prioridades do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB), onde foram respondidas algumas interrogações (veranexo).

       Em nossa área, a atenção à saúde das pessoas vivendo com DCNT tem um papel muito importante, embora ainda falta mais organização no registro e atendimento dos usuários. São a hipertensão arterial e diabetes mellitus as doenças com uma maior prevalência, pelo que nossa equipe tem como estratégia no cronograma o atendimento destas doenças em um só dia na semana, entretanto, aqueles pacientes descompensados são atendido  na  hora.

      No acompanhamento das pessoas com Hipertensão é feito um exame físico complete na primeira consulta e aqueles que precisam tratamento medicamentoso está indicado fazer verificação semanal da pressão arterial até o retorno na consulta médica com 30 (trinta) dias. Além disso, são indicados, no mínimo, os seguintes exames: Glicemia; Colesterol total, HDL, Triglicerídeos; Creatinina; Potássio; Urina Tipo 1; Eletrocardiograma; Fundoscopia.

      A abordagem terapêutica dos casos detectados com Diabetes está encaminhado fundamentalmente na mudança do estilo de vida, o controle metabólico e a prevenção das complicações crônicas, a realização do exercício físico não intense. Evitar o estresse e o sedentarismo, juntamente com uma alimentação saudável, são os pilares do tratamento destas doenças. Considero que uma das atividades com maior impacto nas pessoas que convivem com hipertensão e diabetes são as oficinas temáticas mensais desenvolvidas pela equipe e com a parceria da nutricionista da unidade. A  mesma é feita em uma escola publica da comunidade, onde são abordados temas importantes para promover um estilo de vida saudável.

       Eu acredito que o estudo das DCNT é fundamental na atenção básica já que elas são a principal demanda de atendimento e todos os profissionais da saúde têm que ter os conhecimentos essenciais para uma melhor condução.

 

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância à Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Diretrizes e recomendações para o cuidado integral de doenças crônicas não-transmissíveis: promoção da saúde, vigilância, prevenção e assistência. Brasília: Ministério da Saúde, 2008.

 

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Análise de Situação de Saúde. Plano de ações estratégicas para o enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) no Brasil 2011-2022. Brasília: Ministério da Saúde, 2011.

 

 

Em relação às pessoas com HIPERTENSÃO ARTERIAL

Em relação às pessoas com DIABETES MELLITUS

QUESTÕES

SIM

NÃO

SIM

NÃO

A equipe realiza consulta para pessoas com hipertensão e/ou diabetes mellitus?

 

 x

 

 x

 

Normalmente, qual é o tempo de espera (em número de dias) para a primeira consulta de pessoas com hipertensão arterial sistêmica e/ou diabetes na unidade de saúde?

 

 1

 

 1

 

A equipe utiliza protocolos para estratificação de risco dos usuários com hipertensão?

 

 x

 

 

 

A equipe avalia a existência de comorbidades e fatores de risco cardiovascular dos usuários hipertensos?

 

 x

 

 

 

A equipe possui registro de usuários com diabetes com maior risco/gravidade?

 

 

 

 

 

 

 x

Em relação ao item “A equipe possui registro de usuários com diabetes com maior risco/gravidade?”, se sua resposta foi SIM,existe documento que comprove? Compartilhe um modelo (em branco) no fórum do módulo e troque experiências com os colegas de curso.

A equipe utiliza alguma ficha de cadastro ou acompanhamento de pessoas com hipertensão arterial sistêmica e/ou diabetes mellitus?

 

 

 x

 

 x

 

A equipe realiza acompanhamento de usuários com diagnóstico de doença cardíaca para pessoas diagnosticadas com hipertensão arterial?

 

 x

 

 

 

A equipe programa as consultas e exames de pessoas com hipertensão arterial sistêmica em função da estratificação dos casos e de elementos considerados por ela na gestão do cuidado?

 

 x

 

 

 

A equipe possui registro dos usuários com hipertensão arterial sistêmica com maior risco/gravidade?

 

 

 x

 

 

Em relação ao item “A equipe possui registro dos usuários com hipertensão arterial sistêmica com maior risco/gravidade?”,se sua resposta foi SIM,existe documento que comprove? Compartilhe um modelo (em branco) no fórum do módulo e troque experiências com os colegas de curso.

A equipe coordena a fila de espera e acompanhamento dos usuários com hipertensão arterial sistêmica e/ou diabetes que necessitam de consultas e exames em outros pontos de atenção?

 

 x

 

 x

 

A equipe possui o registro dos usuários com hipertensão e/ou diabetes de maior risco/gravidade encaminhados para outro ponto de atenção?

 

 

 

 

 x

 

 x

Em relação ao item “A equipe possui o registro dos usuários com hipertensão e/ou diabetes de maior risco/gravidade encaminhados para outro ponto de atenção?”,se sua resposta foi SIM,existe documento que comprove? Compartilhe um modelo (em branco) no fórum do módulo e troque experiências com os colegas de curso.

A equipe programa as consultas e exames de pessoas com diabetes mellitus em função da estratificação dos casos e de elementos considerados por ela na gestão do cuidado?

 

 

 

 x

 

A equipe realiza exame do pé diabético periodicamente nos usuários?

 

 

 

 x

 

A equipe realiza exame de fundo de olho periodicamente em pessoas com diabetes mellitus?

 

 

 

 

 x

EM RELAÇÃO À ATENÇÃO À PESSOA COM OBESIDADE

 

QUESTÕES

SIM

NÃO

A equipe realiza avaliação antropométrica (peso e altura) dos usuários atendidos?

 

Após a identificação de usuário com obesidade (IMC≥ 30 kg/m2), a equipe realiza alguma ação?

 x

 

Se SIM no item anterior, quais ações?

QUESTÕES

SIM

NÃO

Realiza o acompanhamento deste usuário na UBS

 

Oferta ações voltadas à  atividade física

 

Oferta ações voltadas à alimentação saudável

 x

 

Aciona equipe de Apoio Matricial (NASF e outros) para apoiar o acompanhamento deste usuário na UBS

 

Encaminha para serviço especializado

 

Oferta grupo de educação em saúde para pessoas que querem perder peso

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Ponto(s)