2 de outubro de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

RELATO DE EXPERIÊNCIA

 

TÍTULO: RELATO DO ACOMPANHAMENTO DAS DOENÇAS CRÓNICASNÃO TRANSMISSÍVEIS NA UBS RAIMUNDO GOOD LIMA, EM ESTÂNCIA (SE)

ESPECIALIZANDO: NEIRIS MONTES DE OCA REYES

ORIENTADOR: RICARDO HENRIQUE VIEIRA DE MELO

 

As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT):

 

“Constituem um dos maiores problemas de saúde pública atualmente e têm gerado elevado número de mortes prematuras, perda de qualidade de vida, com alto grau de limitação e incapacidade para as atividades de vida diária, além de impactos econômicos para famílias, comunidades e a sociedade”. (BRASIL, 2011; WHO, 2011 APUD  MALTA et al., 2015, p.4).

 

No Brasil, as DCNT representam:

 

“Um problema de saúde de grande magnitude e correspondem a 72% das causas de mortes, com destaque para doenças do aparelho circulatório (31,3%), câncer (16,3%), diabetes (5,2%) e doença respiratória crônica (5,8%). As DCNT atingem indivíduos de todas as camadas socioeconômicas e, de forma mais intensa, aqueles pertencentes a grupos vulneráveis, como os idosos e os de baixa escolaridade e renda” (MALTA; MERHY, 2010; DUNCAN et al., 2011 APUD MALTA et al., 2015, p.4).

 

Para iniciar este relato nossa equipe fez uma reunião onde foram avaliadas as questões sobre o acompanhamento dos pacientes hipertensos, diabéticos e obesos que se encontra no anexo. O ano 2018 é um ano de aperfeiçoamento já que no inicio nós tínhamos vários problemas na organização e acompanhamento das DCNT, cenário que temos sido capazes de reverter no dia a dia.

A equipe realiza as consultas para pessoas com hipertensão e diabetes mellitus. O dia de terça feira é o dia da consulta médica. Normalmente, o tempo de espera para a primeira consulta de pessoas com hipertensão arterial sistêmica e diabetes tem um período máximo de sete dias. Nós usamos os protocolos para estratificação de risco dos usuários com hipertensão e avaliamos a existência de comorbidades e fatores de risco cardiovascular dos usuários hipertensos. Além de isso, a equipe tem um registro atualizado de usuários hipertensos e com diabetes com maior risco/gravidade (vide anexo).

Temos fichas de acompanhamento, livros de registro dos pacientes de maior risco que precisam de encaminhamento, realizamos acompanhamento dos usuários com diagnóstico de doença cardíaca para pessoas diagnosticadas com hipertensão arterial. Nós programamos consultas e exames de pessoas com hipertensão arterial sistêmica e diabetes mellitus em função da estratificação dos casos e de elementos considerados por ela na gestão do cuidado. No atendimento dos pacientes hipertensos e com diabetes uma das fraquezas é que nossa equipe não coordena a fila de espera e acompanhamento quando necessitam de consultas e exames em outros pontos de atenção. Não realizamos exame de fundo de olho periodicamente em pessoas com diabetes mellitus porque não há equipamento necessário na unidade. O exame do pé diabético é realizado periodicamente nos usuários, além do dia de consulta programada, todas as tardes de segunda feira são avaliados os curativos pela equipe.

Todos os pacientes são avaliados antropometricamente. Caso algum dos usuários seja identificado com obesidade (IMC 30 kg/m2) se realiza o acompanhamento deste usuário na UBS, se oferecem ações voltadas á atividade física, alimentação saudável e oferecemos um grupo de educação em saúde para pessoas que querem perder peso.

Sobre as potencialidades, vale ressaltar que melhoramos muito quanto ao acompanhamento das doenças crónicas não transmissíveis e atualização dos registros. Temos um apoio com o educador físico na pratica de exercícios nos grupos de hipertensos, diabéticos e obesos.

O trabalho em equipe é fundamental, o trabalho feito pelos agentes comunitários de saúde é muito importante na busca ativa dos pacientes, e detecção de lesões precoces nos pés dos pacientes diabéticos, sobretudo aqueles pacientes que estão ausentes das consultas. Também é importante notar que até agora, no ano 2018, não temos amputação de membros inferiores como consequência do pê diabético. A identificação precoce, acolhimento adequado, tratamento oportuno e um correto acompanhamento permite melhorar a qualidade de vida dos pacientes e diminuir as complicações.

 

Referências

 

 

MALTA, D. C. et al. A vigilância e o monitoramento das principais doenças crônicas não transmissíveis no Brasil – Pesquisa Nacional de Saúde, 2013. Rev. bras. epidemiol., São Paulo,  v.18, supl.2, p.3-16, Dec. 2015.

 

 

 

QUESTIONÁRIO PARA MICROINTERVENÇÃO

Em relação às pessoas com Hipertensão Arterial

Em relação às pessoas com Diabetes Mellitus

QUESTÕES

SIM

NÃO

SIM

NÃO

A equipe realiza consulta para pessoas com hipertensão e/ou diabetes mellitus?

X

 

X

 

Normalmente, qual é o tempo de espera (em número de dias) para a primeira consulta de pessoas com hipertensão arterial sistêmica e/ou diabetes na unidade de saúde?

 

Sete

 

 

Sete

 

A equipe utiliza protocolos para estratificação de risco dos usuários com hipertensão?

X

 

 

 

A equipe avalia a existência de comorbidades e fatores de risco cardiovascular dos usuários hipertensos?

X

 

 

 

A equipe possui registro de usuários com diabetes com maior risco/gravidade?

 

 

X

 

 

Em relação ao item “A equipe possui registro de usuários com diabetes com maior risco/gravidade?”, se sua resposta foi SIM, existe documento que comprove? Compartilhe um modelo (em branco) no fórum do módulo e troque experiências com os colegas de curso.

A equipe utiliza alguma ficha de cadastro ou acompanhamento de pessoas com hipertensão arterial sistêmica e/ou diabetes mellitus?

X

 

X

 

A equipe realiza acompanhamento de usuários com diagnóstico de doença cardíaca para pessoas diagnosticadas com hipertensão arterial?

X

 

 

 

A equipe programa as consultas e exames de pessoas com hipertensão arterial sistêmica em função da estratificação dos casos e de elementos considerados por ela na gestão do cuidado?

X

 

 

 

A equipe possui registro dos usuários com hipertensão arterial sistêmica com maior risco/gravidade?

X

 

 

 

Em relação ao item “A equipe possui registro dos usuários com hipertensão arterial sistêmica com maior risco/gravidade?”, se sua resposta foi SIM, existe documento que comprove? Compartilhe um modelo (em branco) no fórum do módulo e troque experiências com os colegas de curso.

A equipe coordena a fila de espera e acompanhamento dos usuários com hipertensão arterial sistêmica e/ou diabetes que necessitam de consultas e exames em outros pontos de atenção?

 

X

 

X

A equipe possui o registro dos usuários com hipertensão e/ou diabetes de maior risco/gravidade encaminhados para outro ponto de atenção?

X

 

X

 

Em relação ao item “A equipe possui o registro dos usuários com hipertensão e/ou diabetes de maior risco/gravidade encaminhados para outro ponto de atenção?”, se sua resposta foi SIM, existe documento que comprove? Compartilhe um modelo (em branco) no fórum do módulo e troque experiências com os colegas de curso.

A equipe programa as consultas e exames de pessoas com diabetes mellitus em função da estratificação dos casos e de elementos considerados por ela na gestão do cuidado?

 

 

 

X

 

A equipe realiza exame do pé diabético periodicamente nos usuários?

 

 

 

X

 

A equipe realiza exame de fundo de olho periodicamente em pessoas com diabetes mellitus?

 

 

 

X

 

EM RELAÇÃO À ATENÇÃO À PESSOA COM OBESIDADE

QUESTÕES

SIM

NÃO

A equipe realiza avaliação antropométrica (peso e altura) dos usuários atendidos?

X

 

Após a identificação de usuário com obesidade (IMC≥ 30 kg/m2), a equipe realiza alguma ação?

X

 

Se SIM no item anterior, quais ações?

QUESTÕES

SIM

NÃO

Realiza o acompanhamento deste usuário na UBS

X

 

Oferta ações voltadas à  atividade física

X

 

Oferta ações voltadas à alimentação saudável

X

 

Aciona equipe de Apoio Matricial (NASF e outros) para apoiar o acompanhamento deste usuário na UBS

 

X

Encaminha para serviço especializado

 

X

Oferta grupo de educação em saúde para pessoas que querem perder peso

X

 

 

Anexo: Registro de pacientes com Diabetes Mellitus e Hipertensão Arterial com maior risco/ gravidade. UBS Raimundo Good Lima. Equipe três. Estância.

 

Nome Completo:

 

Data de nascimento:                         Sexo:                                  Idade:

 

Cartão do SUS:

 

Endereço: 

        

ACS:

 

Alergia a medicamentos:

 

Hábitos tóxicos:

 

Fatores de Risco:

 

HAS:                                                  DM:

 

Peso:                                                 Altura:                                             IMC:

 

Complicações:

 

Tratamento:

 

Risco cardiovascular:

 

Avaliação do pê diabético:

 

Encaminhamentos a especialidades:

 

Data da última consulta médica

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Ponto(s)