9 de novembro de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

QUESTÕES

Em relação às pessoas com HIPERTENSÃO ARTERIAL

Em relação às pessoas com DIABETES MELLITUS

SIM

NÃO

SIM

NÃO

A equipe realiza consulta para pessoas com hipertensão e/ou diabetes mellitus?

x

 

x

 

Normalmente, qual é o tempo de espera (em número de dias) para a primeira consulta de pessoas com hipertensão arterial sistêmica e/ou diabetes na unidade de saúde?

0

 

0

 

A equipe utiliza protocolos para estratificação de risco dos usuários com hipertensão?

 

x

 

x

A equipe avalia a existência de comorbidades e fatores de risco cardiovascular dos usuários hipertensos?

x

 

x

 

A equipe possui registro de usuários com diabetes com maior risco/ gravidade?

 

x

 

x

Em relação ao item “A equipe possui registro de usuários com diabetes com maior risco/gravidade?”, se sua resposta foi SIM, existe documento que comprove? Compartilhe um modelo (em branco) no fórum do módulo e troque experiências com os colegas de curso.

A equipe utiliza alguma ficha de cadastro ou acompanhamento de pessoas com hipertensão arterial sistêmica e ou diabetes mellitus?

 

x

 

x

A equipe realiza acompanhamento de usuários com diagnóstico de doença cardíaca para pessoas diagnosticadas com hipertensão arterial?

 

x

 

x

A equipe programa as consultas e exames de pessoas com hipertensão arterial sistêmica em função da estratificação dos casos e de elementos considerados por ela na gestão do cuidado?

 

x

 

x

A equipe possui registro dos usuários com hipertensão arterial sistêmica com maior risco/gravidade?

 

x

 

x

Em relação ao item “A equipe possui registro dos usuários com hipertensão arterial sistêmica com maior risco/gravidade?”, se sua resposta foi SIM, existe documento que comprove? Compartilhe um modelo (em branco) no fórum do módulo e troque experiências com os colegas de curso.

A equipe coordena a fila de espera e acompanhamento dos usuários com hipertensão arterial sistêmica e/ou diabetes que necessitam de consultas e exames em outros pontos de atenção?

 

x

 

x

A equipe possui o registro dos usuários com hipertensão e/ou diabetes de maior risco/gravidade encaminhados para outro ponto de atenção?

 

x

 

x

Em relação ao item “A equipe possui o registro dos usuários com hipertensão e/ou diabetes de maior risco/gravidade encaminhados para outro ponto de atenção?”, se sua resposta foi SIM, existe documento que comprove? Compartilhe um modelo (em branco) no fórum do módulo e troque experiências com os colegas de curso.

A equipe programa as consultas e exames de pessoas com Diabetes mellitus em função da estratificação dos casos e de elementos considerados por ela na gestão do cuidado?

 

x

 

x

A equipe realiza exame do pé diabético periodicamente nos usuários?

 

x

 

x

A equipe realiza exame de fundo de olho periodicamente em pessoas com diabetes mellitus?

 

x

 

x

EM RELAÇÃO À ATENÇÃO À PESSOA COM OBESIDADE

QUESTÕES

SIM

NÃO

A equipe realiza avaliação antropométrica (peso e altura) dos usuários atendidos?

x

 

Após a identificação de usuário com obesidade (IMC≥ 30 kg/m2), a equipe realiza alguma ação?

x

 

Se SIM no item anterior, quais ações?

QUESTÕES

SIM

NÃO

Realiza o acompanhamento deste usuário na UBS

x

 

Oferta ações voltadas à atividade física

 

x

Oferta ações voltadas à alimentação saudável

 

x

Aciona equipe de Apoio Matricial (NASF e outros) para apoiar o acompanhamento deste usuário na UBS

 

x

Encaminha para serviço especializado

x

 

Oferta grupo de educação em saúde para pessoas que querem perder peso

 

x

             

 

   Dentre as doenças crônicas não transmissíveis, a Diabetes Mellitus e as doenças cardiovasculares, principalmente a Hipertensão Arterial Sistêmica se sobressaem, pois possuem uma maior morbidade e mortalidade. A Hipertensão e o Diabetes são condições comumente associadas, sendo que a prevalência de HAS é de aproximadamente, o dobro entre as pessoas com DM, em comparação com os que não possuem (FREITAS, 2012a).

  No Brasil as doenças cardiovasculares, representam a primeira causa de óbito no país. Em adultos brasileiros tem-se encontrado uma prevalência de HAS de 22,3% a 43,9%, sendo que o valor de 35% acima de 40 anos foi utilizado como parâmetro para a Política Nacional de Atenção Integral à Hipertensão Arterial e ao Diabetes Mellitus pelo Ministério da Saúde. 

 A prevalência da Diabetes é de 8,1 %, ligeiramente abaixo da média mundial, e é maior nas mulheres (8,8 %) do que nos homens (7,4 %). O excesso de peso afeta 54,2% dos brasileiros, a obesidade 20,1% e a inatividade física 27,2%. A Diabetes provoca a morte de 72.200 brasileiros com mas de 30 anos e representa 6% de todas as mortes. O excesso de glicose no sangue é responsável por mais 106.600 mortes no ano no Brasil. (OMS, 2016).

Como relatado anteriormente, a UBS onde trabalho, não possui o programa de HIPERDIA, onde  eram reservados períodos para atendimento de médicos e enfermeiros exclusivo de pacientes portadores de HAS (Hipertensão Arterial) e DM ( Diabetes Mellitus).

Hoje em dia, detectamos os pacientes durante o acolhimento e consulta, e os incentivamos a procurar o atendimento no posto pelo menos mensalmente. Um dos obstáculos que temos que contornar é a duração da receita médica que varia de 3 meses nas unidades básicas e 6 meses nas farmácias populares.

O tempo de espera não é grande, pois durante o acolhimento, agendamos o paciente para o mesmo dia. No decorrer da consulta avaliamos o risco do paciente e realizamos avaliações laboratoriais variando até 6 meses e, em casos mais graves, encaminhamos para avaliação da especialidade ( cardiologia, endocrinologia, neurologia, oftalmologia, basicamente.)

Um dos fatores a ser verificado é o número de casos novos existentes na nossa área de abrangência, principalmente de imigrantes, o problema que enfrentamos é que muitas vezes, nos relatam serem portadores de HAS e DM, mas não sabem especificar a medicação que faziam uso em seu país de origem, então temos que começar do inicio.

Ultimamente realizamos busca ativa e visitas frequentes a esses pacientes, principalmente por parte dos agentes de saúde que sempre nos mantém informados seja detectando os casos novos, ou daqueles que necessitam de visitas domiciliares com maior urgência e frequência. Nesses casos, buscamos orientar o paciente e os familiares, principalmente os cuidadores em relação a alimentação, atividades físicas dentro do possível, em caso de acamados, mudança de decúbito, higiene, e horário correto das medicações. Procuramos traze-los a UBS para maior troca de informações e entrosamento com a equipe.

Na triagem é sempre verificado a pressão arterial, glicemia capilar, peso, altura e temperatura axilar. Quando detectamos alterações consideráveis nesses níveis, realizamos uma consulta  mais direta e  direcionada. Na anamnese procuramos descobrir os fatores que levaram a essas alterações, verificamos a medicação, orientamos sobre alimentação e hábitos corretos a serem seguidos e procuramos que a próxima consulta seja realizada em um prazo de 30 dias no máximo.

No dia o3 de setembro, durante a realização da reunião quinzenal de equipe, de posse da matriz de intervenção, conversamos sobre a dificuldade de acompanhar esses pacientes e nos propusemos a traze-los de volta a nossa unidade. Ficou decidido que os agentes de saúde iriam as suas residências e solicitariam sua presença, ou no caso de impossibilidade de locomoção, o cuidador. Nossa meta é realizar o atendimento individualizado e grupal, para troca de experiências e realizar palestras, inclusive trazendo profissionais como nutricionistas, psicólogos e professores de educação física. Em conjunto com as outras 2 equipes, organizamos um grupo de diabéticos e hipertensos que irá se reunir dia 21 de setembro onde colocaremos em prática nossos objetivos. Independente do apoio da gestão, iremos reservar um período exclusivo de atendimentos para esses pacientes.

Temos a consciência que precisamos modificar em muito nosso cronograma e aos poucos estamos conseguindo.

 

 

 

  

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...
Ponto(s)