26 de novembro de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos
CONTROLE DAS DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DE BARRO PRETO
 
ESPECIALIZANDA: MANUELLA ROCHA COSTA
ORIENTADORA: DANIELE VIEIRA DANTAS

 

As Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) constituem problema de saúde de grande magnitude, representando as maiores causas de morbimortalidade na população mundial. Essas doenças compõem o conjunto de condições relacionadas a múltiplas causas, caracterizadas por início gradual, de prognóstico usualmente incerto, com longa ou indefinida duração.

Além da mortalidade, Diabetes Melittus (DM) e Hipertensão Arterial (HA) são responsáveis por grande número de internações, bem como estão entre as principais causas de amputações e de perdas de mobilidade e de outras funções neurológicas. Envolvem também perda significativa da qualidade de vida, que se aprofunda à medida que a doença se agrava.

Na unidade de Barro Preto, possuímos hoje cadastrados 172 hipertensos e 54 diabéticos, os dados estão sendo atualizados desde a primeira microintervenção, porém não há registro específicos dos usuários com maior gravidade. Não possuímos um dia específico para o Hiperdia, sendo os usuários atendidos no mesmo dia que procuram a UBS. O atendimento ocorre conforme os dados descritos no questionário abaixo.

QUESTÕES

Em relação às pessoas com HIPERTENSÃO ARTERIAL

Em relação às pessoas com DIABETES MELLITUS

SIM

NÃO

SIM

NÃO

A equipe realiza consulta para pessoas com hipertensão e/ou diabetes mellitus?

X

 

X

 

Normalmente, qual é o tempo de espera (em número de dias) para a primeira consulta de pessoas com hipertensão arterial sistêmica e/ou diabetes na unidade de saúde?

1 DIA

 

1 DIA

 

A equipe utiliza protocolos para estratificação de risco dos usuários com hipertensão?

X

 

 

 

 

A equipe avalia a existência de comorbidades e fatores de risco cardiovascular dos usuários hipertensos?

X

 

 

 

A equipe possui registro de usuários com diabetes com maior risco/gravidade?

 

 

 

X

Em relação ao item “A equipe possui registro de usuários com diabetes com maior risco/gravidade?”, se sua resposta foi SIM, existe documento que comprove? Compartilhe um modelo (em branco) no fórum do módulo e troque experiências com os colegas de curso.

A equipe utiliza alguma ficha de cadastro ou acompanhamento de pessoas com hipertensão arterial sistêmica e/ou diabetes mellitus?

 

 

X

 

X

 

A equipe realiza acompanhamento de usuários com diagnóstico de doença cardíaca para pessoas diagnosticadas com hipertensão arterial?

X

 

 

 

A equipe programa as consultas e exames de pessoas com hipertensão arterial sistêmica em função da estratificação dos casos e de elementos considerados por ela na gestão do cuidado?

X

 

 

 

A equipe possui registro dos usuários com hipertensão arterial sistêmica com maior risco/gravidade?

 

X

 

 

Em relação ao item “A equipe possui registro dos usuários com hipertensão arterial sistêmica com maior risco/gravidade?”, se sua resposta foi SIM, existe documento que comprove? Compartilhe um modelo (em branco) no fórum do módulo e troque experiências com os colegas de curso.

A equipe coordena a fila de espera e acompanhamento dos usuários com hipertensão arterial sistêmica e/ou diabetes que necessitam de consultas e exames em outros pontos de atenção?

 

X

 

X

A equipe possui o registro dos usuários com hipertensão e/ou diabetes de maior risco/gravidade encaminhados para outro ponto de atenção?

X

 

X

 

Em relação ao item “A equipe possui o registro dos usuários com hipertensão e/ou diabetes de maior risco/gravidade encaminhados para outro ponto de atenção?”, se sua resposta foi SIM, existe documento que comprove? Compartilhe um modelo (em branco) no fórum do módulo e troque experiências com os colegas de curso.

A equipe programa as consultas e exames de pessoas com diabetes mellitus em função da estratificação dos casos e de elementos considerados por ela na gestão do cuidado?

 

 

X

 

A equipe realiza exame do pé diabético periodicamente nos usuários?

 

 

 

X

A equipe realiza exame de fundo de olho periodicamente em pessoas com diabetes mellitus?

 

 

 

X

EM RELAÇÃO À ATENÇÃO À PESSOA COM OBESIDADE

QUESTÕES

SIM

NÃO

A equipe realiza avaliação antropométrica (peso e altura) dos usuários atendidos?

X

 

Após a identificação de usuário com obesidade (IMC≥ 30 kg/m2), a equipe realiza alguma ação?

X

 

Se SIM no item anterior, quais ações?

QUESTÕES

SIM

NÃO

Realiza o acompanhamento deste usuário na UBS.

X

 

Oferta ações voltadas à atividade física.

 

X

Oferta ações voltadas à alimentação saudável.

 

X

Aciona equipe de Apoio Matricial (NASF e outros) para apoiar o acompanhamento deste usuário na UBS.

X

 

Encaminha para serviço especializado.

X

 

Oferta grupo de educação em saúde para pessoas que querem perder peso.

 

X

 

Estamos fazendo um trabalho de orientação para que todos os usuários com doenças crônicas passem por consulta médica a cada seis meses. Nesta, é feito exame físico e solicitados os exames complementares de acordo com a necessidade de cada usuário. Os dados são anotados na caderneta do Hiperdia fornecida pelo município. Na unidade, não temos oftalmoscópio, estesiômetro e diapasão de 128 Hz, dessa forma não são realizados exame do pé diabético de forma completa nem a fundoscopia.

Os usuários com maior gravidade são referenciados para o acompanhamento conjunto principalmente com o cardiologista, endocrinologista e nutricionista. Diante do exposto, ficou a reflexão da necessidade de maiores ações coletivas para o incentivo da mudança de estilo de vida. Como pontapé inicial, fizemos uma ação na nossa unidade que além de abordar o tema do câncer de próstata, será realizado uma roda de conversa sobre alimentação saudável e exercícios físicos.

        

REFERÊNCIA

 

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica. Brasília: Ministério da Saúde, 2014.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Ponto(s)