AÇÕES PARA ACOMPANHAMENTO DE USUÁRIOS COM HIPERTENSÃO ARTERIAL E DIABETES MELLITUS NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE SANTA ROSA
ESPECIALIZANDA: LIUDA SALAZAR HERMOSILLA
ORIENTADORA: DANIELE VIEIRA DANTAS
Nossa equipe fez uma reunião, na sala da recepção da Unidade Básica de Saúde (UBS) Santa Rosa, para debater acerca das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT). Os participantes foram a médica, a enfermeira, a técnica em enfermagem, a dentista, a auxiliar de saúde bucal e os Agentes Comunitário de Saúde (ACS) e o objetivo foi melhorar o cuidado oferecido aos usuários com Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e Diabetes Mellitus (DM), realizando diagnóstico precoce e tratamento adequado.
Para melhorar assistência, dos usuários com DCNT na unidade, a equipe segue os protocolos do Ministério da Saúde sobre HAS e DM; criamos um livro para controle, no qual temos o registro de 284 hipertensos e 53 diabéticos e os medicamentos que fazem uso. Na oportunidade da microintervenção com a equipe, reforçamos os conhecimentos sobre verificação de pressão arterial, os padrões de normalidade e os cuidados para evitar complicações. A equipe achou bastante válido este debate e os ACS puderam compreender melhor sobre as DCNT e encaminhar os usuários a UBS, quando necessário.
Nossa equipe realiza consulta para pessoas com hipertensão e/ou diabetes mellitus nas segundas terças-feiras de cada mês, nas quais se orientam as mudanças de estilo de vida (atividade física e alimentação saudável) e o controle dos medicamentos. Na consulta médica ou de enfermagem faz-se exame dos pés dos diabéticos,avaliação antropométrica (peso e altura) dos usuários atendidos. Encaminhamos o usuário para consulta especializada quando necessário, a realização de exame é anual, exceto quando estão há descompensação do quadro. Ademais temosapoio da equipe do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF), com acompanhamento com psicóloga e nutricionista.
Na UBS, a experiência exitosa é o HIPERDIA realizado por uma equipe multiprofissional para proporcionar aos hipertensos e aos diabéticos melhor qualidade de vida. A equipe da UBS juntamente com a equipe do NASF realiza consultas médicas, de nutrição e de enfermagem, avaliação antropométrica, atividades físicas e palestras com ênfase nas orientações sobre estilo de vida saudável, alimentação balanceada e exercícios físicos regulamente. Quando o usuário está impedido de ir a UBS, enfatizam-se essas orientações e ações durante a visita domiciliar.
Nossa equipe de saúde aprendeu que quando se trabalha em união tudo flui bem e da melhor forma possível para atender aos pacientes, estes sentem-se com disposição de continuar cuidando de sua saúde e confiando nos profissionais de saúde.
A dificuldade encontrada durante a atividade diz respeito a que diversos pacientes desconheciam a importância de fazer consulta médica, de enfermagem e de nutrição e atividades com a equipe do NASF.
Conclui-se que nossa equipe, juntamente com a equipe do NASF, programou de realizar essa atividade mensal, para melhorar a qualidade de vida e acompanhamento dos usuários hipertensos e diabéticos da área.
Ponto(s)