11 de outubro de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

Titulo: Controle das Doenças Crônicas Não Transmissíveis na Atenção Primária à Saúde.

Autor: Lisxay Martinez Rabassa.

Orientador: Romanniny Hévillyn Silva Costa Almino.

A equipe de saúde da Unidade Básica de Saúde Clayton Oliveira da Silva se reuniu para fazer a análise das atividades que desenvolvemos relacionadas ao controle da hipertensão, diabetes e obesidade, conforme quadro 01.

 Quadro 01- Atividades que desenvolvemos relacionadas ao controle da hipertensão, diabetes e obesidade.

 

 

Em relação às pessoas com HIPERTENSÃO ARTERIAL

Em relação às pessoas com DIABETES MELLITUS

QUESTÕES

SIM

NÃO

SIM

NÃO

A equipe realiza consulta para pessoas com hipertensão e/ou diabetes mellitus?

 

Sim

 

Sim

 

Normalmente, qual é o tempo de espera (em número de dias) para a primeira consulta de pessoas com hipertensão arterial sistêmica e/ou diabetes na unidade de saúde?

 

Sete dias

 

Sete dias

 

A equipe utiliza protocolos para estratificação de risco dos usuários com hipertensão?

 

 

Não

 

 

A equipe avalia a existência de comorbidades e fatores de risco cardiovascular dos usuários hipertensos?

 

Sim

 

 

 

A equipe possui registro de usuários com diabetes com maior risco/gravidade?

 

 

 

 

 

 

Não

A equipe utiliza alguma ficha de cadastro ou acompanhamento de pessoas com hipertensão arterial sistêmica e/ou diabetes mellitus?

 

 

 

Não

 

Não

A equipe realiza acompanhamento de usuários com diagnóstico de doença cardíaca para pessoas diagnosticadas com hipertensão arterial?

 

Sim

 

 

 

A equipe programa as consultas e exames de pessoas com hipertensão arterial sistêmica em função da estratificação dos casos e de elementos considerados por ela na gestão do cuidado?

 

Sim

 

 

 

A equipe possui registro dos usuários com hipertensão arterial sistêmica com maior risco/gravidade?

 

 

Não

 

 

A equipe coordena a fila de espera e acompanhamento dos usuários com hipertensão arterial sistêmica e/ou diabetes que necessitam de consultas e exames em outros pontos de atenção?

 

Sim

 

Sim

 

A equipe possui o registro dos usuários com hipertensão e/ou diabetes de maior risco/gravidade encaminhados para outro ponto de atenção?

 

 

 

 

Não

 

Não

A equipe programa as consultas e exames de pessoas com diabetes mellitus em função da estratificação dos casos e de elementos considerados por ela na gestão do cuidado?

 

 

 

Sim

 

A equipe realiza exame do pé diabético periodicamente nos usuários?

 

 

 

 

Não

A equipe realiza exame de fundo de olho periodicamente em pessoas com diabetes mellitus?

 

 

 

 

Não

EM RELAÇÃO À ATENÇÃO À PESSOA COM OBESIDADE

 

QUESTÕES

SIM

NÃO

A equipe realiza avaliação antropométrica (peso e altura) dos usuários atendidos?

Sim

 

Após a identificação de usuário com obesidade (IMC≥ 30 kg/m2), a equipe realiza alguma ação?

Sim

 

QUESTÕES

SIM

NÃO

Realiza o acompanhamento deste usuário na UBS

Sim

 

Oferta ações voltadas àatividade física

Sim

 

Oferta ações voltadas à alimentação saudável

Sim

 

Aciona equipe de Apoio Matricial (NASF e outros) para apoiar o acompanhamento deste usuário na UBS

Sim

 

Encaminha para serviço especializado

Sim

 

Oferta grupo de educação em saúde para pessoas que querem perder peso

Sim

 

 

A equipe realiza consulta para pessoas com hipertensão e/ou diabetes mellitus todas as quinta feiras.

Realizamos o Encontro do Idoso, onde acompanhamos pacientes com diabetes e hipertensão e realizamos atividade educativa, prática de atividade física, verificação da pressão arterial    

A equipe não utiliza protocolos para estratificação de risco dos usuários com hipertensão. Decidimos que a partir de agora realizaremos a estratificação do risco dos pacientes.

A equipe não utiliza nenhuma ficha de cadastro para o acompanhamento de pessoas com hipertensão arterial sistêmica e/ou diabetes mellitus temos a evidência do acompanhamento nas fichas de atendimento individual, ou seja, o prontuário individual de cada paciente, onde ficam registradas as consultas e o seguimento deles, mas a equipe planejou elaborar uma ficha de cadastro desses pacientes para assim fazermos um  melhor controle.

A equipe realiza acompanhamento de usuários com diagnóstico de doença cardíaca para pessoas diagnosticadas com hipertensão arterial na Unidade Básica de Saúde.

Minha equipe programa as consultas e exames de pessoas com hipertensão arterial sistêmica já que na Unidade Básica de Saúde além de ter o dia de atendimento para os pacientes com estas doenças chamado Hiperdia. Nesse dia verificamos a pressão arterial, peso, estatura, índice de massa corporal, e solicitamos exames laboratoriais no hospital do município, para assim ter uma melhor seguimento do paciente

A equipe coordena a fila de espera e acompanhamento dos usuários com hipertensão arterial sistêmica e/ou diabetes que necessitam de consultas e exames em outros pontos de atenção, como é o caso dos encaminhamentos para o endocrinologista, no caso das pessoas com diabetes e para o cardiologista, no caso dos pacientes com hipertensão

A equipe não realiza exame do pé diabético e exame de fundo de olho, periodicamente, nos usuários já que não tem o material adequado para fazer o exame.

Sempre que um paciente comparece à unidade de saúde para qualquer atendimento a equipe realiza avaliação antropométrica (peso e altura) dos usuários atendidos.

Após a identificação do usuário com obesidade (IMC≥ 30 kg/m2), a equipe o encaminha para atendimento no Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF para avaliação psicológica. Além disso, solicitamos exames laboratoriais, realizamos orientações sobre uma dieta saudável, sobre as complicações que pode ter a obesidade.

Além disso, a equipe realiza ações propostas, como: ações voltadas à atividade física, ações voltadas à alimentação saudável, aciona equipe de Apoio Matricial (NASF e outros) para apoiar o acompanhamento deste usuário na UBS, encaminhamos para serviço especializado. Planejamos criar um grupo de educação em saúde para pessoas que querem perder peso.

Por isso espero que com a Microintervenção nossa equipe possa melhorar o trabalho com os pacientes com doenças crônicas não transmissíveis.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Ponto(s)