13 de outubro de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

TÍTULO: O CONTROLE DAS DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS NA SAÚDE NA UNIDADE DE SAÚDE SALÉM DUARTE

ESPECIALIZANDO: LEDYS HERRERA  BECERRA

ORIENTADOR: MARIA BETANIA MORAIS DE PAIVA

COLABORADORES: MEIRE SOUSA, AMANDA KALINE, IONE DE ARAUJO, MARIA EDLEUZA SOARES, POLIANA SANTANA

 

Esse capítulo traz o relato de experiência realizado sobre a microintervenção sobre o controle das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) em atendimento aos requisitos mínimos do Programa Melhoria do Acesso e Qualidade na Atenção Básica (PMAQ-AB), apurados em reunião com a equipe de saúde da Unidade de Saúde da Família Dr Salém Duarte.

A equipe de saúde da unidade foi convidada a participar de uma reunião para o preenchimento do seguinte questionário:

 

Em relação às pessoas com HIPERTENSÃO ARTERIAL

Em relação às pessoas com DIABETES MELLITUS

QUESTÕES

SIM

NÃO

SIM

NÃO

A equipe realiza consulta para pessoas com hipertensão e/ou diabetes mellitus?

 

X

 

X

 

Normalmente, qual é o tempo de espera (em número de dias) para a primeira consulta de pessoas com hipertensão arterial sistêmica e/ou diabetes na unidade de saúde?

 

01 dia

 

01 dia

 

A equipe utiliza protocolos para estratificação de risco dos usuários com hipertensão?

 

X

 

 

 

A equipe avalia a existência de comorbidades e fatores de risco cardiovascular dos usuários hipertensos?

 

X

 

 

 

A equipe possui registro de usuários com diabetes com maior risco/gravidade?

 

 

 

 

 

X

 

Em relação ao item “A equipe possui registro de usuários com diabetes com maior risco/gravidade?”, se sua resposta foi SIM, existe documento que comprove? Compartilhe um modelo (em branco) no fórum do módulo e troque experiências com os colegas de curso.

A equipe utiliza alguma ficha de cadastro ou acompanhamento de pessoas com hipertensão arterial sistêmica e/ou diabetes mellitus?

 

 

X

 

X

 

A equipe realiza acompanhamento de usuários com diagnóstico de doença cardíaca para pessoas diagnosticadas com hipertensão arterial?

 

X

 

 

 

A equipe programa as consultas e exames de pessoas com hipertensão arterial sistêmica em função da estratificação dos casos e de elementos considerados por ela na gestão do cuidado?

 

X

 

 

 

A equipe possui registro dos usuários com hipertensão arterial sistêmica com maior risco/gravidade?

 

X

 

 

 

Em relação ao item “A equipe possui registro dos usuários com hipertensão arterial sistêmica com maior risco/gravidade?”, se sua resposta foi SIM, existe documento que comprove? Compartilhe um modelo (em branco) no fórum do módulo e troque experiências com os colegas de curso.

A equipe coordena a fila de espera e acompanhamento dos usuários com hipertensão arterial sistêmica e/ou diabetes que necessitam de consultas e exames em outros pontos de atenção?

 

X

 

X

 

A equipe possui o registro dos usuários com hipertensão e/ou diabetes de maior risco/gravidade encaminhados para outro ponto de atenção?

 

 

 

X

 

X

 

Em relação ao item “A equipe possui o registro dos usuários com hipertensão e/ou diabetes de maior risco/gravidade encaminhados para outro ponto de atenção?”, se sua resposta foi SIM, existe documento que comprove? Compartilhe um modelo (em branco) no fórum do módulo e troque experiências com os colegas de curso.

A equipe programa as consultas e exames de pessoas com diabetes mellitus em função da estratificação dos casos e de elementos considerados por ela na gestão do cuidado?

 

 

 

X

 

A equipe realiza exame do pé diabético periodicamente nos usuários?

 

 

 

X

 

A equipe realiza exame de fundo de olho periodicamente em pessoas com diabetes mellitus?

 

 

 

X

 

EM RELAÇÃO À ATENÇÃO À PESSOA COM OBESIDADE

 

QUESTÕES

SIM

NÃO

A equipe realiza avaliação antropométrica (peso e altura) dos usuários atendidos?

X

 

Após a identificação de usuário com obesidade (IMC≥ 30 kg/m2), a equipe realiza alguma ação?

X

 

Se SIM no item anterior, quais ações?

QUESTÕES

SIM

NÃO

Realiza o acompanhamento deste usuário na UBS

X

 

Oferta ações voltadas à  atividade física

X

 

Oferta ações voltadas à alimentação saudável

X

 

Aciona equipe de Apoio Matricial (NASF e outros) para apoiar o acompanhamento deste usuário na UBS

X

 

Encaminha para serviço especializado

X

 

Oferta grupo de educação em saúde para pessoas que querem perder peso

X

 

 

Mediante o uso desse instrumento e seu preenchimento, a equipe determinou os atendimentos realizados sobre as DCNT. Foi identificado que a equipe programa as consultas e exames de pessoas com diabetes mellitus e hipertensão em função da estratificação dos casos e de elementos considerados por ela na gestão do cuidado.

Como potencialidade no preenchimento do questionário, a equipe demonstrou conhecimento sobre a população adscrita e ajudou a propor atividades em grupo. Como dificuldades, foi observado o questionamento de alguns Agentes Comunitários de Saúde (ACS) sobre a quantidade de hipertensos e diabéticos que não comparecem à unidade. Para solucionar essa dificuldade, foi proposto trabalhar com esse tema a longo prazo.

O atendimento prestado às pessoas que vivem com as DCNT como a hipertensão e o diabetes em meu território ocorre de forma especificada no questionário:  o atendimento acontece em até um dia com consulta individual, na qual o paciente passa por uma avaliação geral e depois é encaminhado para especialistas como cardiologista, urologista, endocrinologista e neurologista para complemento diagnóstico dos casos.

Mas devido ao aumento de pessoas com doenças crônicas, a unidade precisou estabelecer ações que promovam a saúde e trabalhem com a prevenção de complicações. Essas ações passaram a ser desenvolvidas através de grupos, sendo essa atividade considerada exitosa.

Essa microintervenção se justifica pela alta incidência e prevalência de hipertensão arterial e diabetes mellitus entre os pacientes da comunidade, pelo grande número de idosos e pessoas jovens com níveis pressóricos não controlados e pelo risco cardiovascular aumentado e suas consequências. Diante deste cenário atual em relação ao número alto de portadores de hipertensão arterial e diabetes, a equipe desenvolveu o atendimento em grupo, com o grupo Hiperdia, que aborda temas relacionados a hipertensão e diabetes.

Das discussões geradas durante as reuniões com a equipe de saúde e do levantamento dos problemas vivenciados na comunidade atendida, verificou-se que há na região uma alta demanda de pacientes principalmente idosos que possuem diversos fatores de risco para as doenças crônicas, principalmente, a  Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS). Sabemos que muitos fatores de risco são imutáveis como a idade e a própria herança genética, no entanto, há outros fatores de risco que são fortemente controláveis e que auxiliará na prevenção não só de HAS, mas de outras doenças crônicas como a Diabetes Mellitus (DM). 

Sabe-se da importância da atuação da atenção primária no intuito de reduzir os fatores de risco para hipertensão arterial e propor estratégia de prevenção e promoção à saúde para a comunidade. Atualmente a hipertensão arterial é uma das doenças crônicas com maior incidência na nossa área e, portanto, fazendo um diagnóstico e tratamento adequados, prevenimos o aparecimento das complicações como: Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), Acidente Vascular Encefálico (AVE), Infecção Respiratória, Retinopatia Hipertensiva e outras.

A equipe se mostrou estar preparada para implantar os grupos de atendimento coletivo, pois, conhecem todos os problemas levantados na área de abrangência as complicações derivadas da HAS.

 

 


 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Ponto(s)