24 de setembro de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

Título: Controle das Doenças Crônicas Não Transmissíveis na UBS Santa Clara.

Especializando: Katiuska Rosales Rodriguez.

Orientador: Cleyton Cezar Souto Silva.

 

  O usuário com doenças crônicas é, usualmente, um grande frequentador da Unidade Básica de Saúde, buscando-a por diversas razões: renovação de receitas, consulta de acompanhamento, verificação     da pressão e/ou glicemia, atendimento pela agudização de sua condição crônica, entre outras. Acolher adequadamente uma consulta de demanda espontânea implica responder à necessidade atual e organizar (programar) o acompanhamento de sua condição crônica. De modo geral, a ocorrência de uma situação aguda deve ser avaliada investigando:

• o uso das medicações prescritas, utilizadas, doses, horários;

 • a alimentação (recente, eventuais exageros ou dieta muito restritiva);

 • a atividade física (realização recente, muito intensa);

 • o uso de álcool, tabaco e outras drogas;

• episódios de conflitos e outros estresses emocionais.

  Há muitas vantagens do primeiro atendimento das complicações agudas da hipertensão arterial sistêmica e do diabetes mellitus, por exemplo, ser realizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). A maior parte das agudizações das doenças crônicas pode ser mais bem manejada na UBS: o profissional/a equipe conhece o usuário, seus problemas de saúde, as medicações prescritas, sua história, seu contexto. Esse episódio pode servir de alerta para a possibilidade de tratamento não adequado ou não utilização das medicações prescritas. No decorrer da consulta por demanda espontânea, o profissional verifica e revisa o plano de acompanhamento, a periodicidade de contatos com a equipe de Saúde de acordo com seus riscos/vulnerabilidade. Caso necessário, o agendamento de consulta subsequente para    avaliação clínica e solicitação de exames deve ser realizado. (Brasil 2013).

  Nossa UBS conta com uma grande quantidade de pacientes que se atende em consulta por doenças crônicas não transmissíveis predominando a Diabetes Mellitus e a Hipertensão Arterial. Chama a   atenção que muitas vezes chegam os mesmos pacientes a consulta, precisando de orientações. E quando fazemos a consulta detectamos que tem hábitos de vida não saudáveis Se faz este trabalho para assim evitar complicações maiores que traz estas doenças e levar ao paciente a uma melhor qualidade de vida. Então decidimos fazer uma atividade em conjunto para ajudar essa população vulnerável. Tivemos que fazer uma reunião com todo o pessoal onde discutimos o questionário sobre o atendimento das doenças crônicas não transmissíveis. E um dos problemas fundamentais foi que não se realiza      o exame de fundo de olho nos pacientes, primeiro porque temos os oftalmologistas localizáveis na capital da cidade e não contamos ademais com oftalmoscópio, não temos um local ou sala para fazer o atendimento do pé diabético. Tivemos que acudir a nutricionista para que avaliasse o estado nutricional de cada paciente e assim dar as orientações pertinentes. Dar palestras todos os dias as 8 hora da manhã, em duas semanas antes de começar a consulta, falando sobre as doenças crónicas não  transmissíveis. Sobre os cuidados que deve ter ao apresentar essas doenças, falando ademais de ter responsabilidade com   sua própria saúde e tomar os medicamentos regularmente, se incorporou a esta o fisioterapeuta, o psicólogo e a nutricionista, se entregou vários folhetos dando orientações gerais,      se realizou exames complementares com a ajuda dos profissionais do laboratório. Realizou-se uma caminhada de 30 minutes duas vezes á semana, se coordenou com o fisioterapeuta para dar os exercícios aeróbicos de 30 minutes na escola que se encontra perto da UBS. Fez-se um questionário ao começar a atividade e depois de concluir a atividade para avaliar os conhecimentos aprendidos e na verdade foi muito produtivo    já que depois da população escolhida aprendeu muito sobre sua doença e como ter uma vida mais saudável ao modificar seu estilo de vida.

  Faz-se uma pesquisa ativa na população com ajuda de nossos agentes comunitários de saúde, fazendo teste de glicemia em jejum e as tomadas das verificações da pressão arterial, nas visitas domiciliares  e nas consultas com ajuda ademais de nossa enfermeira e toda a equipe em conjunto. Logo fazemos um registro o mais atualizado com todos seus dados gerais, medicamentos prescritos e a avaliação da eficácia deste tratamento em cada paciente. As potencialidades para fazer este trabalho foi que ademais de nossa equipe se somou uma representação de nossa comunidade, prefeitura e da Secretaria de Saúde. Muitas foram as dificuldades porque não temos muitos reagentes de laboratório para avaliar os pacientes integralmente, as fitas do glicômetro não são as suficientes para realizar este teste rápido  para  toda a população. Ademais de não contar com um registro de Doenças Crônicas não transmissíveis atualizado que tenha toda a comunidade registrada.  A equipe aprendeu a ter um maior controle dos pacientes com estas doenças, também melhorou muito os conhecimentos no pessoal da saúde mediante as capacitações dadas. Esperamos ter mais recursos para realizar a pesquisa ativa em toda a população, ademais de que melhore os serviços de nosso laboratório em quanto os dias que tem que aguardar um paciente para realizar os exames de laboratórios pertinentes. Incorporar um oftalmologista    e oferecer oftalmoscópio aos postos de saúde.

 

  Referências Bibliográficas:

Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Diretrizes para o cuidado das pessoas com doenças crônicas nas redes de atenção à saúde e nas linhas de cuidado prioritárias. Brasília: Ministério da Saúde, 2013.

 

Anexo 1. Questionario.

Questões

Em relação às pessoas

com HIPERTENSÃO ARTERIAL.

 

Em relação às pessoas com DIABETES MELLITUS .

 

A equipe realiza consulta para pessoas com hipertensão e/ou diabetes mellitus?

Sim

x

Não

Sim

x

Não

Normalmente, qual é o tempo de espera (em número de dias) para a primeira consulta de pessoas com hipertensão arterial sistêmica e/ou diabetes na unidade de saúde?

 

1 dia

 

1 dia

 

A equipe utiliza protocolos para estratificação de risco dos usuários com hipertensão?

x

 

x

 

A equipe avalia a existência de comorbidades e fatores de risco cardiovascular dos usuários hipertensos?

x

 

x

 

A equipe possui registro de usuários com diabetes com maior risco/ gravidade? E

 

 

x

 

A equipe utiliza alguma ficha de cadastro ou acompanhamento de pessoas com hipertensão arterial sistêmica e ou diabetes mellitus

x

 

x

 

A equipe realiza acompanhamento de usuários com diagnóstico de doença cardíaca para pessoas diagnosticadas com hipertensão arterial?

x

 

 

 

A equipe programa as consultas e exames de pessoas com hipertensão arterial sistêmica em função da estratificação dos casos e de elementos considerados por ela na gestão do cuidado?

x

 

x

 

A equipe possui registro dos usuários com hipertensão arterial sistêmica com maior risco/gravidade?

x

 

 

 

A equipe coordena a fila de espera e acompanhamento dos usuários com hipertensão arterial sistêmica e/ou diabetes que necessitam de consultas e exames em outros pontos de atenção?

x

 

x

 

A equipe possui o registro dos usuários com hipertensão e/ou diabetes de maior risco/gravidade encaminhados para outro ponto de atenção?

 

x

 

X

A equipe programa as consultas e exames de pessoas com Diabetes mellitus em função da estratificação dos casos e de elementos considerados por ela na gestão do cuidado?

x

 

x

 

A equipe realiza exame do pé diabético periodicamente nos usuários?

 

 

x

 

A equipe realiza exame de fundo de olho periodicamente em pessoas com diabetes mellitus?

 

x

 

X

EM RELAÇÃO À ATENÇÃO À PESSOA COM OBESIDADE

Questões

                         Sim

                          Não

A equipe realiza avaliação antropométrica (peso e altura) dos usuários atendidos?

x

 

Após a identificação de usuário com obesidade (IMC≥ 30 kg/m2), a equipe realiza alguma ação?

x

 

                                                

   Se SIM no item anterior, quais ações?

Questões

                             Sim

                           Não

Realiza o acompanhamento deste usuário na UBS

x

 

Oferta ações voltadas à  atividade física

x

 

Oferta ações voltadas à alimentação saudável

x

 

Aciona equipe de Apoio Matricial (NASF e outros) para apoiar o acompanhamento deste usuário na UBS

x

 

Encaminha para serviço especializado

x

 

Oferta grupo de educação em saúde para pessoas que querem perder peso

 

x

 

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Ponto(s)