5 de novembro de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

CAPÍTULO VI: Controle das Doenças Crônicas Não Transmissíveis na Atenção Primária à Saúde

 

                                                                                                           

 

A hipertensão arterial e a diabetes mellitus são doenças crônicas não transmissíveis e estão quase sempre relacionadas a fatores de risco ligados aos maus hábitos de alimentação, sedentarismo, e ao estresse do dia a dia.

Estas duas doenças também são fatores de risco para desenvolver alterações cardiovasculares e renais que podem levar a morte precoce do paciente.

Sensibilizados com esta problemática nossa equipe na reunião quinzenal fez levantamentos dos dados atualizados e ficou demonstrado que a incidência de novos casos é alarmante, mas, considerando que nossa população adscrita supera as 4000 pessoas e a imigração descontrolada com elevada vulnerabilidade e rotatividade de endereço.

Nesse sentido, fez-se necessário retomar a formação de grupos de pessoas com hipertensão e diabetes, onde são oferecidas informações necessárias para que os pacientes conheçam as causas e efeitos das doenças e como evitá-las.

Vale ressaltar que uma das estratégias do Ministério de Saúde é a reavaliação, trimestralmente, para acompanhamento e liberação dos medicamentos para essas doenças, nesse momento, a equipe aproveitará o momento para verificar o índice de massa corpórea -IMC e orientar sobre à importância da alimentação balanceada e a realização de exercícios físicos, fundamentalmente os aeróbicos.

A seguir, quadro contendo as atividades que realizamos na Unidade Básica de Saúde voltadas ao controle das doenças crônicas não transmissíveis.

 

Quadro 01- Atividades na Unidade Básica de Saúde voltadas ao controle das doenças crônicas não transmissíveis.

 

Em relação às pessoas com HIPERTENSÃO ARTERIAL

Em relação às pessoas com DIABETES MELLITUS

QUESTÕES

SIM

NÃO

SIM

NÃO

A equipe realiza consulta para pessoas com hipertensão e/ou diabetes mellitus?

 

 

X

 

 

 

X

 

Normalmente, qual é o tempo de espera (em número de dias) para a primeira consulta de pessoas com hipertensão arterial sistêmica e/ou diabetes na unidade de saúde?

 

 

IMEDIATO (MINUTOS)

 

 

 

IMEDIATO (MINUTOS)

 

A equipe utiliza protocolos para estratificação de risco dos usuários com hipertensão?

 

 

X

 

 

 

 

 

A equipe avalia a existência de comorbidades e fatores de risco cardiovascular dos usuários hipertensos?

 

 

X

     

A equipe possui registro de usuários com diabetes com maior risco/gravidade?

   

 

 

X

 

A equipe utiliza alguma ficha de cadastro ou acompanhamento de pessoas com hipertensão arterial sistêmica e/ou diabetes mellitus?

 

X

 

 

X

 

A equipe realiza acompanhamento de usuários com diagnóstico de doença cardíaca para pessoas diagnosticadas com hipertensão arterial?

 

 

X

     

A equipe programa as consultas e exames de pessoas com hipertensão arterial sistêmica em função da estratificação dos casos e de elementos considerados por ela na gestão do cuidado?

 

 

 

X

   

A equipe possui registro dos usuários com hipertensão arterial sistêmica com maior risco/gravidade?

 

 

X

     

A equipe coordena a fila de espera e acompanhamento dos usuários com hipertensão arterial sistêmica e/ou diabetes que necessitam de consultas e exames em outros pontos de atenção?

 

 

X

 

 

 

X

 

A equipe possui o registro dos usuários com hipertensão e/ou diabetes de maior risco/gravidade encaminhados para outro ponto de atenção?

 

 

 

X

 

 

 

X

A equipe programa as consultas e exames de pessoas com diabetes mellitus em função da estratificação dos casos e de elementos considerados por ela na gestão do cuidado?

   

 

 

X

 

 

A equipe realiza exame do pé diabético periodicamente nos usuários?

   

 

 

X

 

 

A equipe realiza exame de fundo de olho periodicamente em pessoas com diabetes mellitus?

     

 

 

X

EM RELAÇÃO À ATENÇÃO À PESSOA COM OBESIDADE

QUESTÕES

SIM

NÃO

A equipe realiza avaliação antropométrica (peso e altura) dos usuários atendidos?

 

 

X

 

 

Após a identificação de usuário com obesidade (IMC≥ 30 kg/m2), a equipe realiza alguma ação?

 

 

X

 

 

QUESTÕES

SIM

NÃO

Realiza o acompanhamento deste usuário na UBS

 

X

 

Oferta ações voltadas à  atividade física

 

X

Oferta ações voltadas à alimentação saudável

 

X

Aciona equipe de Apoio Matricial (NASF e outros) para apoiar o acompanhamento deste usuário na UBS

 

 

X

 

Encaminha para serviço especializado

 

X

 

Oferta grupo de educação em saúde para pessoas que querem perder peso

 

 

 

 

X

 

Tendo em vista as características de nossa população, foi realizada a atividade com o grupo de hipertensos e diabéticos, onde se fez uma troca de informações acerca de hábitos alimentares e estilo de vida. Dessa forma, devido ao sucesso da ação, verificou-se como potencialidade a busca da população adscrita por informações, ponto este que pode ser explorado nas futuras atividades da Unidade.

Como dificuldades, percebe-se a grande deficiência estrutural da região, tendo em vista a existência de ruas estreitas com pouco ou nenhum pavimento, com calçadas deficientes e sem meio-fio. Tampouco há praças, o que, associado aos demais déficits supracitados, mitiga as possíveis práticas de atividades físicas que poderiam ser estimuladas na população. Soma-se a isso a elevada taxa de violência no bairro, relacionada ao alto índice de tráfico e uso de drogas ilícitas, que inibem ainda mais a pratica de exercícios ao ar livre na região.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Ponto(s)