26 de outubro de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

TÍTULO: A REALIDADE DO CONTROLE DAS DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS PELA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA DR SUELDO CÂMARA

ESPECIALIZANDO: JORGE ORGES MARTINEZ

ORIENTADOR: MARIA BETANIA MORAIS DE PAIVA

 

Esse relato de experiência irá mostrar como é realizado o controle das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) na Unidade Básica de Saúde (UBS) Drº. Sueldo Câmara e a implementação da busca ativa de hipertensos e diabéticos descompensados que não aderem ao tratamento.

Para saber se a unidade atende aos requisitos do PMAQ/AB sobre as doenças crônicas, foi convocada uma reunião com a equipe de saúde da unidade para responder ao seguinte questionário:

 

 

Em relação às pessoas com HIPERTENSÃO ARTERIAL

Em relação às pessoas com DIABETES MELLITUS

QUESTÕES

SIM

NÃO

SIM

NÃO

A equipe realiza consulta para pessoas com hipertensão e/ou diabetes mellitus?

 

X

 

X

 

Normalmente, qual é o tempo de espera (em número de dias) para a primeira consulta de pessoas com hipertensão arterial sistêmica e/ou diabetes na unidade de saúde?

 

02 dias

 

02 dias

 

A equipe utiliza protocolos para estratificação de risco dos usuários com hipertensão?

 

X

 

 

 

A equipe avalia a existência de comorbidades e fatores de risco cardiovascular dos usuários hipertensos?

 

X

 

 

 

A equipe possui registro de usuários com diabetes com maior risco/gravidade?

 

 

 

 

 

 

X

Em relação ao item “A equipe possui registro de usuários com diabetes com maior risco/gravidade?”, se sua resposta foi SIM, existe documento que comprove? Compartilhe um modelo (em branco) no fórum do módulo e troque experiências com os colegas de curso.

A equipe utiliza alguma ficha de cadastro ou acompanhamento de pessoas com hipertensão arterial sistêmica e/ou diabetes mellitus?

 

 

X

 

X

 

A equipe realiza acompanhamento de usuários com diagnóstico de doença cardíaca para pessoas diagnosticadas com hipertensão arterial?

 

X

 

 

 

A equipe programa as consultas e exames de pessoas com hipertensão arterial sistêmica em função da estratificação dos casos e de elementos considerados por ela na gestão do cuidado?

 

X

 

 

 

A equipe possui registro dos usuários com hipertensão arterial sistêmica com maior risco/gravidade?

 

 

X

 

 

Em relação ao item “A equipe possui registro dos usuários com hipertensão arterial sistêmica com maior risco/gravidade?”, se sua resposta foi SIM, existe documento que comprove? Compartilhe um modelo (em branco) no fórum do módulo e troque experiências com os colegas de curso.

A equipe coordena a fila de espera e acompanhamento dos usuários com hipertensão arterial sistêmica e/ou diabetes que necessitam de consultas e exames em outros pontos de atenção?

 

X

 

X

 

A equipe possui o registro dos usuários com hipertensão e/ou diabetes de maior risco/gravidade encaminhados para outro ponto de atenção?

 

 

 

 

X

 

X

Em relação ao item “A equipe possui o registro dos usuários com hipertensão e/ou diabetes de maior risco/gravidade encaminhados para outro ponto de atenção?”, se sua resposta foi SIM, existe documento que comprove? Compartilhe um modelo (em branco) no fórum do módulo e troque experiências com os colegas de curso.

A equipe programa as consultas e exames de pessoas com diabetes mellitus em função da estratificação dos casos e de elementos considerados por ela na gestão do cuidado?

 

 

 

X

 

A equipe realiza exame do pé diabético periodicamente nos usuários?

 

 

 

X

 

A equipe realiza exame de fundo de olho periodicamente em pessoas com diabetes mellitus?

 

 

 

X

 

EM RELAÇÃO À ATENÇÃO À PESSOA COM OBESIDADE

 

QUESTÕES

SIM

NÃO

A equipe realiza avaliação antropométrica (peso e altura) dos usuários atendidos?

X

 

Após a identificação de usuário com obesidade (IMC≥ 30 kg/m2), a equipe realiza alguma ação?

X

 

Se SIM no item anterior, quais ações?

QUESTÕES

SIM

NÃO

Realiza o acompanhamento deste usuário na UBS

X

 

Oferta ações voltadas à  atividade física

X

 

Oferta ações voltadas à alimentação saudável

X

 

Aciona equipe de Apoio Matricial (NASF e outros) para apoiar o acompanhamento deste usuário na UBS

X

 

Encaminha para serviço especializado

X

 

Oferta grupo de educação em saúde para pessoas que querem perder peso

X

 

 

Ao responder a esse questionário, a equipe apresentou uma boa interação, tendo como potencialidade a disposição para identificar os problemas e buscar soluções coletivas para eles. Não foi apresentada nenhuma dificuldade ao responder este questionário.

O atendimento de pacientes com doenças crônicas consiste na identificação do paciente, atendimento em consultas individuais, elaboração do Projeto Terapêutico Singular (PTS) e encaminhamentos para especialistas. Mas com relação às recomendações norteadas no questionário, a equipe identificou que não há o registro dos pacientes hipertensos ou diabéticos que apresentam algum risco ou gravidade nem a sua referência a serviços especializados.

Diante disso, vimos a necessidade de se organizar uma busca ativa coletiva e uma atividade de educação em saúde para hipertensos e diabéticos. No dia dessa busca ativa, participaram os ACS, a enfermeira e o médico, o qual fez apresentação da ação e da equipe envolvida, seus objetivos e conteúdo.

Estavam presentes cerca de 120 pessoas, sendo a maioria dos participantes identificados em ficha de triagem no local através da aferição da Pressão Arterial (PA) e glicemia. Dos pacientes presentes 105 eram hipertensos já atendidos pela unidade e 45 eram diabéticos. As demais pessoas eram da comunidade e estavam curiosas em relação às atividades e outros eram hipertensos de outras unidades.

Na atividade educativa foi abordado o conceito de Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), tratamento e outras informações. A ação foi conduzida em forma de questionamento aos presentes para que a partir do conhecimento prévio deles, fosse promovida  a discussão sobre conceito de hipertensão, tratamento, complicações pertinentes a doença, fatores de risco modificáveis.

Logo após, foi realizada uma triagem com os hipertensos e diabéticos que comparecerem ao local, para registrar os valores da PA, glicemia e peso. Após esta ação, todos receberam um panfleto informativo com mais orientações ressaltando a importância de adesão aos medicamentos e mudança no estilo de vida, para melhorar a qualidade de vida e adotar um estilo mais saudável, com a adoção de alimentação saudável e prática de exercícios físicos na rotina diária.

Essa atividade foi considerada exitosa, pois serviu para aproximar e estreitar o vínculo do usuário da área de abrangência com a unidade de saúde, além de promover ações de educação em saúde como agente transformador da realidade local e colaborou para registrar os hipertensos e diabéticos que apresentavam algum risco ou gravidade, para que possam ser referenciados de maneira correta aos níveis especializados.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Ponto(s)