Microintervenção VI
TÍTULO: Controle das Doenças Crônicas Não Transmissíveis na Atenção Primária à Saúde.
ESPECIALIZANDO: Eugenio Toledo Sardá.
ORIENTADOR: Romanniny Hevillyn Silva Costa Almino.
A microintervenção foi realizada na Unidade Básica Regina Ribeiro Paiva do município de São Luiz do Anauá, para a realização nós utilizamos um questionário onde foram abordados os principais aspectos referentes ao acompanhamento e cuidado dos pacientes hipertensos, diabéticos e obesos.
Nossa equipe de saúde tem um dia específico na semana para fazer o acompanhamento dos pacientes com Doenças Crônicas não Transmissíveis e agendamos um total de 12 pacientes, além disso nós temos quatro vagas para as demandas espontâneas.
O agendamento é realizado estabelecendo um ordem de prioridade de acordo com o estado de saúde do paciente e o fator de risco agravante. As decisões sobre o controle dos pacientes hipertensos devem levar em consideração não apenas os níveis, mas também a presença de outros fatores de risco cardiovascular, danos a órgãos vulneráveis e condições clínicas associadas.
Nossa equipe também possui um cadastro de hipertensos com maior risco ou risco agravado, bem como para pacientes com diabetes mellitus, o que facilita o trabalho e proporciona um melhor acompanhamento a esses grupos, além de realizar um exame clínico adequado e indicar os exames laboratoriais necessários para o controle e prevenção de complicações futuras.
Todo paciente ao chegar à unidade é atendido pela técnica de enfermagem para a verificação da pressão arterial e, no caso de pacientes diabéticos, é realizada uma glicemia capilar, se houver alguma alteração então o paciente é agendado para consulta e assim realiza uma avaliação integral do caso.
Também temos um professor de cultura física para promover a realização de exercícios físicos através de grupos de dança de zumba e caminhadas. Damos palestras com uma frequência trimestral sobre hábitos alimentares e estilo e modo de vida saudável.
Quanto às potencialidades consideramos uma grande melhora na gestão e controle de pacientes com doenças crônicas, bem como a realização de exames laboratoriais para evitar complicações. Ainda temos que melhorar o desempenho do exame do pé diabético e do exame de fundo de olho.
|
Em relação às pessoas com HIPERTENSÃO ARTERIAL |
Em relação às pessoas com DIABETES MELLITUS |
||
QUESTÕES |
SIM |
NÃO |
SIM |
NÃO |
A equipe realiza consulta para pessoas com hipertensão e/ou diabetes mellitus?
|
x |
|
x |
|
Normalmente, qual é o tempo de espera (em número de dias) para a primeira consulta de pessoas com hipertensão arterial sistêmica e/ou diabetes na unidade de saúde?
|
7 |
|
7 |
|
A equipe utiliza protocolos para estratificação de risco dos usuários com hipertensão?
|
x |
|
|
|
A equipe avalia a existência de comorbidades e fatores de risco cardiovascular dos usuários hipertensos?
|
x |
|
|
|
A equipe possui registro de usuários com diabetes com maior risco/gravidade?
|
|
|
x |
|
Em relação ao item “A equipe possui registro de usuários com diabetes com maior risco/gravidade? ”, se sua resposta foi SIM, existe documento que comprove? Compartilhe um modelo (em branco) no fórum do módulo e troque experiências com os colegas de curso. |
||||
A equipe utiliza alguma ficha de cadastro ou acompanhamento de pessoas com hipertensão arterial sistêmica e/ou diabetes mellitus?
|
x |
|
x |
|
A equipe realiza acompanhamento de usuários com diagnóstico de doença cardíaca para pessoas diagnosticadas com hipertensão arterial?
|
x |
|
|
|
A equipe programa as consultas e exames de pessoas com hipertensão arterial sistêmica em função da estratificação dos casos e de elementos considerados por ela na gestão do cuidado?
|
x |
|
|
|
A equipe possui registro dos usuários com hipertensão arterial sistêmica com maior risco/gravidade?
|
x |
|
|
|
Em relação ao item “A equipe possui registro dos usuários com hipertensão arterial sistêmica com maior risco/gravidade? ”, se sua resposta foi SIM, existe documento que comprove? Compartilhe um modelo (em branco) no fórum do módulo e troque experiências com os colegas de curso. |
||||
A equipe coordena a fila de espera e acompanhamento dos usuários com hipertensão arterial sistêmica e/ou diabetes que necessitam de consultas e exames em outros pontos de atenção?
|
x |
|
x |
|
A equipe possui o registro dos usuários com hipertensão e/ou diabetes de maior risco/gravidade encaminhados para outro ponto de atenção?
|
x |
|
x |
|
Em relação ao item “A equipe possui o registro dos usuários com hipertensão e/ou diabetes de maior risco/gravidade encaminhados para outro ponto de atenção?”, se sua resposta foi SIM, existe documento que comprove? Compartilhe um modelo (em branco) no fórum do módulo e troque experiências com os colegas de curso. |
||||
A equipe programa as consultas e exames de pessoas com diabetes mellitus em função da estratificação dos casos e de elementos considerados por ela na gestão do cuidado?
|
|
|
x |
|
A equipe realiza exame do pé diabético periodicamente nos usuários?
|
|
|
|
x |
A equipe realiza exame de fundo de olho periodicamente em pessoas com diabetes mellitus?
|
|
|
|
x |
EM RELAÇÃO À ATENÇÃO À PESSOA COM OBESIDADE
|
||||
QUESTÕES |
SIM |
NÃO |
||
A equipe realiza avaliação antropométrica (peso e altura) dos usuários atendidos? |
x |
|
||
Após a identificação de usuário com obesidade (IMC≥ 30 kg/m2), a equipe realiza alguma ação? |
x |
|
||
Se SIM no item anterior, quais ações? |
||||
QUESTÕES |
SIM |
NÃO |
||
Realiza o acompanhamento deste usuário na UBS |
x |
|
||
Oferta ações voltadas à atividade física |
x |
|
||
Oferta ações voltadas à alimentação saudável |
x |
|
||
Aciona equipe de Apoio Matricial (NASF e outros) para apoiar o acompanhamento deste usuário na UBS |
X |
|
||
Encaminha para serviço especializado |
x |
|
||
Oferta grupo de educação em saúde para pessoas que querem perder peso |
x |
|
No. |
Nome |
Sexo |
Idade |
Tratamento farmacológico |
Categoria de risco |
Controle glicémico |
Encaminhamento |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Ponto(s)