31 de outubro de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos
Nome: Dra. Aylema Salgado Dominguez
Orientador: Romanniny Hevillyn Silva Costa Almino
Título: Controle das Doenças crônicas não transmissíveis
 
        As doenças crônicas não transmissíveis-DCNT compreendem, majoritariamente, doenças cardiovasculares, diabetes, câncer e doenças respiratórias crônicas. São consideradas problemas de saúde pública, independentemente, de seu grau de desenvolvimento.
               Em uma reunião com nossa equipe respondemos ao questionário sobre as ações desenvolvidas para o controle das DCNT, quadro 01.
 
Quadro 01- Questionário sobre as ações desenvolvidas para o controle das DCNT.
              
 
Em relação às pessoas com HIPERTENSÃO ARTERIAL
Em relação às pessoas com DIABETES MELLITUS
QUESTÕES
SIM
NÃO
SIM
NÃO
A equipe realiza consulta para pessoas com hipertensão e/ou diabetes mellitus?
 
x
 
x
 
Normalmente, qual é o tempo de espera (em número de dias) para a primeira consulta de pessoas com hipertensão arterial sistêmica e/ou diabetes na unidade de saúde?
 
4
 
3
 
A equipe utiliza protocolos para estratificação de risco dos usuários com hipertensão?
 
 
x
 
 
A equipe avalia a existência de comorbidades e fatores de risco cardiovascular dos usuários hipertensos?
 
x
 
 
 
A equipe possui registro de usuários com diabetes com maior risco/gravidade?
 
 
 
 
 
 
x
Em relação ao item “A equipe possui registro de usuários com diabetes com maior risco/gravidade?”, se sua resposta foi SIM, existe documento que comprove? Compartilhe um modelo (em branco) no fórum do módulo e troque experiências com os colegas de curso.
A equipe utiliza alguma ficha de cadastro ou acompanhamento de pessoas com hipertensão arterial sistêmica e/ou diabetes mellitus?
 
 
x
 
x
 
A equipe realiza acompanhamento de usuários com diagnóstico de doença cardíaca para pessoas diagnosticadas com hipertensão arterial?
 
x
 
 
 
A equipe programa as consultas e exames de pessoas com hipertensão arterial sistêmica em função da estratificação dos casos e de elementos considerados por ela na gestão do cuidado?
 
x
 
 
 
A equipe possui registro dos usuários com hipertensão arterial sistêmica com maior risco/gravidade?
 
 
x
 
 
Em relação ao item “A equipe possui registro dos usuários com hipertensão arterial sistêmica com maior risco/gravidade?”, se sua resposta foi SIM, existe documento que comprove? Compartilhe um modelo (em branco) no fórum do módulo e troque experiências com os colegas de curso.
A equipe coordena a fila de espera e acompanhamento dos usuários com hipertensão arterial sistêmica e/ou diabetes que necessitam de consultas e exames em outros pontos de atenção?
 
x
 
x
 
A equipe possui o registro dos usuários com hipertensão e/ou diabetes de maior risco/gravidade encaminhados para outro ponto de atenção?
 
 
 
x
 
x
 
Em relação ao item “A equipe possui o registro dos usuários com hipertensão e/ou diabetes de maior risco/gravidade encaminhados para outro ponto de atenção?”, se sua resposta foi SIM, existe documento que comprove? Compartilhe um modelo (em branco) no fórum do módulo e troque experiências com os colegas de curso.
A equipe programa as consultas e exames de pessoas com diabetes mellitus em função da estratificação dos casos e de elementos considerados por ela na gestão do cuidado?
 
 
 
x
 
A equipe realiza exame do pé diabético periodicamente nos usuários?
 
 
 
x
 
A equipe realiza exame de fundo de olho periodicamente em pessoas com diabetes mellitus?
 
 
 
x
 
EM RELAÇÃO À ATENÇÃO À PESSOA COM OBESIDADE
 
QUESTÕES
SIM
NÃO
A equipe realiza avaliação antropométrica (peso e altura) dos usuários atendidos?
x
 
Após a identificação de usuário com obesidade (IMC≥ 30 kg/m2), a equipe realiza alguma ação?
x
 
Se SIM no item anterior, quais ações?
QUESTÕES
SIM
NÃO
Realiza o acompanhamento deste usuário na UBS
x
 
Oferta ações voltadas àatividade física
x
 
Oferta ações voltadas à alimentação saudável
x
 
Aciona equipe de Apoio Matricial (NASF e outros) para apoiar o acompanhamento deste usuário na UBS
x
 
Encaminha para serviço especializado
x
 
Oferta grupo de educação em saúde para pessoas que querem perder peso
x
 
 
Observamos que equipe não utiliza protocolos para estratificação de risco dos usuários com hipertensão e não possui registro de usuários com hipertensão arterial sistêmica e diabetes com maior risco/gravidade.
               Nesse sentido, temos que fazer os protocolos para estratificação de risco dos usuários com hipertensão e diabetes. A equipe acordou em elaborar além dos cartões espelhos, uma agenda para facilitar o conhecimento dos pacientes que apresentam maior risco.
A equipe realiza avaliação antropométrica (peso e altura) dos usuários atendidos, em avaliação, feita pelo enfermeiro e técnico de enfermagem.
Após a identificação de usuário com obesidade (IMC≥ 30 kg/m2), a equipe realiza conversas educativas que são realizadas com cada paciente que apresenta o risco.
Nos dias que são utilizados para as consultas de hiperdia, com os grupos de idosos, realizamos palestras educativas para estimular o estilo de vida saudável.
As principais dificuldades encontradas foi a falta de registro que nossa equipe apresenta, para o melhor controle dos pacientes cadastrados na unidade, apesar de todos apresentarem uma boa resposta ao tratamento e neste momento não haver pacientes com grandes complicações devido às suas doenças é necessario ter um registro para nosso melhor controle.
Encontramos muitas potencialidades neste estudo, evidenciamos os pontos fracos que temos que fortalecer e a partir deste momento continuaremos trabalhando para melhorar o controle das doenças crônicas.
 
 
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Ponto(s)