11 de outubro de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

Titulo: Acolhimento e Atendimento Contínuo aos Usuários com DCNT por minha Equipe de Saúde da Família. 

Especializando. Antonio Caballero Ortiz

Orientadora: Maria Helena Pires Araújo Barbosa

Colaborador: Nara Maria da Silva- Assistente Social do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica- NASF-AB.

Neste relato avaliaremos como são realizados os atendimentos direcionados ao controle dos usuários com Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) na Unidade Básica de Saúde (UBS) Doutor Sueldo Câmara, a qual onde desempenho minhas funções, de acordo com as prioridades do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ – AB).

As DCNT a partir da segunda metade século XX tornaram-se uma preocupação para o mundo e para Brasil, já que passou a ser a primeira causa de morbimortalidade entre todas as doenças, superando as doenças transmissíveis. Na UBS acima citada percebemos que acontece a mesma coisa, visto que existe um número significativo de pessoas com DCNT, que necessitam de atendimento e acompanhamento contínuo.   

Para a realização desta microintervenção foi realizada uma reunião com a Equipe de Saúde da Família 112, com o objetivo de avaliar os atendimentos prestados aos usuários com DCNT, seguindo orientações relacionadas às prioridades do PMAQ-AB, conforme pode ser observado no quadro 1.

Quadro. 1 Controle dos usuários com Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) na Unidade Básica de Saúde (UBS) Doutor Sueldo Câmara

 

Em relação às pessoas com HIPERTENSÃO ARTERIAL

Em relação às pessoas com DIABETES MELLITUS

QUESTÕES

SIM

NÃO

SIM

NÃO

A equipe realiza consulta para pessoas com Hipertensão Arterial e/ou Diabetes Mellitus?

 

x

 

X

 

Normalmente, qual é o tempo de espera (em número de dias) para a primeira consulta de pessoas com Hipertensão Arterial Sistêmica e/ou Diabetes na UBS Dr Sueldo Câmara?

 

1dia

 

 

1dia

 

A equipe utiliza protocolos para estratificação de risco dos usuários com Hipertensão?

 

x

 

 

 

A equipe avalia a existência de comorbidades e fatores de risco cardiovascular dos usuários hipertensos?

 

x

 

 

 

A equipe possui registro de usuários com diabetes com maior risco/gravidade?

 

 

 

 

 

X

 

A equipe utiliza alguma ficha de cadastro ou acompanhamento de pessoas com Hipertensão Arterial Sistêmica e/ou Diabetes Mellitus?

 

 

x

 

X

 

A equipe realiza acompanhamento de usuários com diagnóstico de doença cardíaca para pessoas diagnosticadas com hipertensão arterial?

 

x

 

 

 

A equipe programa as consultas e exames de pessoas com Hipertensão Arterial Sistêmica em função da estratificação dos casos e de elementos considerados por ela na gestão do cuidado?

 

x

 

 

 

A equipe possui registro dos usuários com Hipertensão Arterial Sistêmica com maior risco/gravidade?

 

x

 

 

 

A equipe coordena a fila de espera e acompanhamento dos usuários com Hipertensão Arterial Sistêmica e/ou Diabetes que necessitam de consultas e exames em outros pontos de atenção?

 

x

 

X

 

A equipe possui o registro dos usuários com hipertensão e/ou diabetes de maior risco/gravidade encaminhados para outro ponto de atenção?

 

 

 

x

 

X

 

A equipe programa as consultas e exames de pessoas com Diabetes Mellitus em função da estratificação dos casos e de elementos considerados por ela na gestão do cuidado?

 

 

 

X

 

A equipe realiza exame do pé diabético periodicamente nos usuários?

 

 

 

X

 

A equipe realiza exame de fundo de olho periodicamente em pessoas com diabetes mellitus?

 

 

 

X

 

EM RELAÇÃO À ATENÇÃO À PESSOA COM OBESIDADE

 

QUESTÕES

SIM

NÃO

A equipe realiza avaliação antropométrica (peso e altura) dos usuários atendidos?

x

 

Após a identificação de usuário com obesidade (IMC≥ 30 kg/m2), a equipe realiza alguma ação?

x

 

Se SIM no item anterior, quais ações?

QUESTÕES

SIM

NÃO

Realiza o acompanhamento deste usuário na UBS

x

 

Oferta ações voltadas à  atividade física

x

 

Oferta ações voltadas à alimentação saudável

x

 

Aciona equipe de Apoio Matricial (NASF e outros) para apoiar o acompanhamento deste usuário na UBS

x

 

Encaminha para serviço especializado

x

 

Oferta grupo de educação em saúde para pessoas que querem perder peso

x

 

 

Nos primeiros dias de abril minha equipe não tinha os registros dos usuários com diagnóstico de DCNT, mas depois da realização da microintervenção concernente ao módulo Observação na Unidade de Saúde foi construída uma matriz de intervenção e uma tabela para registrar todos os indicadores do PMAQ – AB. Agora a equipe tem um melhor controle e seguimento desses usuários. Sendo assim eles são acompanhados, a todo o momento, por meio de registros específicos, e as pessoas com DCNT tem um dia fixo para seu atendimento.

 Além disso, os usuários são atendidos quando sentem a necessidade, não existindo assim fila de espera e não sendo necessário ir à UBS antes desta iniciar seu horário de expediente. Vale salientar que os usuários são agendados para que eles sejam informados sobre o dia e horário dos devidos atendimentos. Semanalmente também são realizadas, em ponto estratégicos do bairro, atividades de promoções e educação em saúde e essas ações no território vêm contribuindo para a melhoria e qualidade da atenção das pessoas com diagnóstico de DCNT.

Neste mês foi realizada na UBS uma atividade com os alunos das escolas da área de abrangência, direcionada alimentação saudável e ao controle da obesidade. Nesta ação foi realizada a avaliação nutricional em mais de 120 estudantes, que foi determinado com índice de massa corporal (IMC ≥ 30 kg/m2) e avaliação pela nutricionista. Também foram realizadas palestras tendo como público-alvo as famílias desses estudantes, procurando sensibilizá-las a respeito de hábitos alimentares saudáveis.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Ponto(s)