21 de outubro de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

Título­: Controle das Doenças Crônicas Não Transmissíveis na Atenção Primária à Saúde.

Especializanda:Aniuska Perez Cárdenas.

Orientadora: Romanniny Hévillyn Silva Costa Almino.

 

A minha equipe realizou em reunião mensal o seguinte questionário:

Quadro 01 – Atividades desenvolvidas relacionadas ao controle de doenças crônicas não transmissíveis.

 

 

Em relação às pessoas com HIPERTENSÃO ARTERIAL

 

Em relação às pessoas com DIABETES MELLITUS

 

QUESTÕES

 

SIM

 

NÃO

 

SIM

 

NÃO

 

A equipe realiza consulta para pessoas com hipertensão e/ou diabetes mellitus?

 

 

 

        X

 

 

 

          X

 

 

Normalmente, qual é o tempo de espera (em número de dias) para a primeira consulta de pessoas com hipertensão arterial sistêmica e/ou diabetes na unidade de saúde?

 

Os pacientes são atendidos no mesmo dia que comparece e logo são reavaliados após tratamento com 7 dias

 

Os pacientes são atendidos no mesmo dia que comparece e logo são reavaliados após tratamento com 7 dias

 

 

A equipe utiliza protocolos para estratificação de risco dos usuários com hipertensão?

 

 

 

        X

 

 

 

 

A equipe avalia a existência de comorbidades e fatores de risco cardiovascular dos usuários hipertensos?

 

 

 

         X

 

 

 

 

A equipe possui registro de usuários com diabetes com maior risco/gravidade?

 

 

 

 

 

 

 

 

           X

 

 

A equipe utiliza alguma ficha de cadastro ou acompanhamento de pessoas com hipertensão arterial sistêmica e/ou diabetes mellitus?

 

           X

 

          X

 

 

A equipe realiza acompanhamento de usuários com diagnóstico de doença cardíaca para pessoas diagnosticadas com hipertensão arterial?

 

 

 

 

        X

 

 

 

 

A equipe programa as consultas e exames de pessoas com hipertensão arterial sistêmica em função da estratificação dos casos e de elementos considerados por ela na gestão do cuidado?

 

 

 

 

 

 

    X

 

 

 

A equipe possui registro dos usuários com hipertensão arterial sistêmica com maior risco/gravidade?

 

 

 

        X

 

 

 

 

A equipe coordena a fila de espera e acompanhamento dos usuários com hipertensão arterial sistêmica e/ou diabetes que necessitam de consultas e exames em outros pontos de atenção?

 

 

 

 

 

 

     X

 

 

 

 

 

    X

 

A equipe possui o registro dos usuários com hipertensão e/ou diabetes de maior risco/gravidade encaminhados para outro ponto de atenção?

 

 

 

 

        X

 

 

 

 

 

       X

 

 

A equipe programa as consultas e exames de pessoas com diabetes mellitus em função da estratificação dos casos e de elementos considerados por ela na gestão do cuidado?

 

 

 

 

 

 

    X

 

A equipe realiza exame do pé diabético periodicamente nos usuários?

 

 

 

 

        X

 

 

A equipe realiza exame de fundo de olho periodicamente em pessoas com diabetes mellitus?

 

 

 

 

 

 

        X

 

 

EM RELAÇÃO À ATENÇÃO À PESSOA COM OBESIDADE

 

 

QUESTÕES

 

SIM

 

NÃO

 

A equipe realiza avaliação antropométrica (peso e altura) dos usuários atendidos?

 

 

          X

 

 

Após a identificação de usuário com obesidade (IMC≥ 30 kg/m2), a equipe realiza alguma ação?

 

          X

 

 

 

 

Se SIM no item anterior, quais ações?

 

QUESTÕES

 

SIM

 

NÃO

 

Realiza o acompanhamento deste usuário na UBS

 

X

 

 

Oferta ações voltadas à  atividade física

 

X

 

 

Oferta ações voltadas à alimentação saudável

X

 

 

Aciona equipe de Apoio Matricial (NASF e outros) para apoiar o acompanhamento deste usuário na UBS

 

 

X

 

 

Encaminha para serviço especializado

 

X

 

 

Oferta grupo de educação em saúde para pessoas que querem perder peso

 

X

 

         

Depois de realizada a reunião e de ter analisado o questionário foram encontradas algumas falhas no controle das Doenças Crônicas não transmissíveis.

Como parte de nosso trabalho do dia a dia a nossa equipe faz atendimento de pacientes com doenças crônicas, como hipertensão, diabetes, entre outras.

Os pacientes comparecem à unidade básica de saúde -UBS em busca de atendimentos são acolhidos e logo passam para sala de escuta qualificada e classificação de risco onde são atendidos pelos profissionais médicos ou enfermeiros .

Normalmente, se são pacientes que estão com o quadro clínico descompensado, nesse mesmo momento é realizado o atendimento e é agendado retorno para uma semana a fim de reavaliação de tratamento e apresentação dos resultados dos exames.

 Levamos em conta os protocolos para estratificação de risco onde se avaliam a existência de comorbidades e fatores de risco cardiovascular dos usuários hipertensos, dependendo do risco se é alto, moderado ou baixo, o paciente será acompanhado pela equipe com maior ou menor frequência  para seguimento do tratamento.

Os pacientes com diabetes também são avaliados quanto ao risco e gravidade dependendo da existência de complicações e lesões de órgãos alvo.

A nossa equipe conta com um cadastro e registro de todos esses pacientes com doenças crônicas não transmissíveis, do risco que apresentam, comorbidades existentes ,dano cardiovascular, lesão ao órgãos alvos ,e também são coletados dados sobre se o paciente foi encaminhado para serviço especializado .

No nosso cronograma mensal temos um dia para realizar atividade educativa em grupo com os pacientes com hipertensão e diabetes, os quais participam do grupo HIPERDIA.

A participação é muito boa. No encontro realizamos orientações sobre os fatores de risco, caraterísticas e complicações das doenças, sobre dieta saudável e acerca da importância da prática de exercícios físicos.

Realizamos práticas de atividades físicas e são oferecidos lanches saudáveis. Também são avaliados os tratamentos dos pacientes e sua eficácia , em caso de alguma dificuldade que não possa ser solucionada no grupo, então é agendada consulta para atendimento na UBS.

Mas, mesmo que nos trabalhamos com objetivo de ter um controle eficaz dos pacientes com doenças crônicas existem dificuldades, pois não conseguimos programar as consultas especializadas nem os exames de pessoas com hipertensão arterial sistêmica e diabetes mellitus já que a quantidade de vagas oferecidas tanto para exames como para consultas especializadas são poucas.

Ocorre que, às vezes, um paciente para ser consultado com especialista demora de 3 a 6 meses para ser agendada sua consulta ,o mesmo acontece com exames ,não tendo muitas vezes resolutividade oportuna e rápida.

Em relação aos pacientes com obesidade a equipe tem um bom controle e acompanhamento, os pacientes são atendidos em consulta e avaliados, uma vez identificados com obesidade são realizadas atividades educativas para estímulo a uma vida saudável por meio de uma alimentação balanceada e realização de atividades físicas. Esses pacientes também são acompanhados pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família-NASF e encaminhados aos serviços especializado e ao programa de atividade física.

A nossa equipe procura proporcionar um atendimento com maior qualidade aos pacientes que apresentam doenças crônicas, pois, como profissionais da saúde temos o dever de fornecer atenção qualificada para melhorar o bem-estar dos pacientes.       

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Ponto(s)