TITULO : ACOMPANHAMENTO AO CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS NA UBS PLANALTO.
ESPECIALIZANDO : YULIA BARNET RICARDO.
ORIENTADOR : TULIO FELIPE VIEIRA DE MELO.
Não podemos falar de saúde da população sem priorizar a atenção das crianças, que começa desde a atenção pré-natal, é a primeira infância uma etapa crítica da vida, onde joga um papel fundamental o acompanhamento na Unidade Básica de Saúde, para identificar problemas de saúde que tratados precocemente podem ser resolvidos sem complicações. Além disso com as consultas de puericultura é possível orientar as mães passo a passo sobre os cuidados necessários para que a criança tenha boa saúde, como estimular o desenvolvimento, proteger de acidentes, doenças evitáveis (UFSC, 2012). Por isso que é necessário praticar mais o que é estabelecido nas Políticas Públicas para o atendimento a esse grupo etário e consideramos importante abordar desde uma visão mais específica como em nossa UBS.
Nossa equipe realiza consulta de puericultura nas crianças de até dois anos, utilizamos protocolos voltados para atenção as crianças menores de dois anos; realizamos uma consulta na primeira semana de vida, depois uma consulta por mês até os 12 meses, uma consulta aos 18 meses e outra aos 24 meses e a partir do segundo ano uma consulta por ano, próxima ao mês do aniversário, com acompanhamento diferenciado nos casos que precisam.
A equipe possui cadastramento atualizado das crianças até dois anos no território, com registro das crianças por data de nascimento, assim como registro das grávidas do território com a data provável de parto para o início da atenção ao binômio puérpera-lactante. A equipe utiliza a caderneta de saúde da criança para seu acompanhamento, destacamos que em nosso município temos dificuldades com o fornecimento das cadernetas, frente a isso tomamos como alternativa fazer fotocópias das tabelas das medidas antropométricas e colocar nas fichas para poder avaliar corretamente o crescimento e o desenvolvimento da criança.
No acompanhamento das crianças do território temos registros de vacinação, especificando se está em dia ou não, caso não esteja realizamos busca ativa. Registra-se como está o crescimento e desenvolvimento psicomotor e dentário, assim como estado nutricional, discutimos sobre o resultado do teste do pezinho, ocorrência de acidentes e até agora não temos casos de violência familiar com as crianças.
Também podemos falar de que nossa equipe tem programado um dia para a consulta de puericultura e se aproveita para encontro com as mães para realizar atividades de promoção, abordando temas tão importantes como o aleitamento materno exclusivo até os seis messes de idade da criança e posteriormente complementar segundo esquema estabelecido para a incorporação gradual dos alimentos além de temas fundamentais como a observação de sinais de alarme da criança e prevenção de acidentes. De igual forma, se realizam atividades de promoção com as grávidas, também sobre a importância do aleitamento materno e para evitar complicações da gravidez e parto que podem desenvolver o óbito fetal ou infantil.
A ação foi de extrema importância pois pudemos refletir sobre as nossas condutas e ações a acerca da saúde das crianças, bem como nos capacitar ainda mais objetivando a melhoria da nossa atenção.
BIBLIOGRAFIA:
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Centro de Ciências da Saúde. Curso de Especialização Multiprofissional em Saúde da Família. Atenção integral à saúde da criança: enfermagem [Recurso eletrônico] / Universidade Federal de Santa Catarina; Ana Izabel Jatobá de Souza; Marcela Ceci Döhms; Daniela Lemos Carcereri. 2. ed. – Florianópolis : Universidade Federal de Santa Catarina, 2012.
Ponto(s)