Título: Caracterização da linha de cuidado da criança na UBS 8, Maria Adelis dos Santos
Crescimento e Desenvolvimento.
Especializando: Yordanis Carbo Salazar
Orientadora: Maria Elena Pires Araujo Barbosa
Na Atenção Primaria à Saúde (APS), a equipe de saúde da família é a principal articuladora da gestão da linha de cuidado da criança, em conjunto à família e a comunidade. Nós, profissionais de saúde, temos a responsabilidade de garantir às crianças as ações essenciais ao seu crescimento e desenvolvimento saudável, assim como ações de promoção e recuperação de saúde. A linha de cuidado da saúde da criança tem como eixo principal o acompanhamento sistemático do crescimento e desenvolvimento, e a assistência baseia-se na promoção da saúde, prevenção, diagnóstico precoce e recuperação dos agravos à saúde.
O Ministério de Saúde (MS), tem como ferramenta do trabalho na Atenção Básica, o Programa de Melhoria do Aceso e da Qualidade na Atenção Básica (PMAQ/AB), onde preconiza as ações de cuidado à criança que garantem o bom cuidado, assim como o acompanhamento. Tais ações permitem prevenir a aparição de agravos natais e pós-natais, garantindo a redução de riscos para a mãe e o bebê. Importante realçar que nossa equipe da Estratégia de Saúde da Família (ESF) realiza todas as ações preconizadas pelo MS através do PMAQ/AB, conforme pode ser verificado no questionário 1.
Neste relato de experiência, temos como objetivo principal: caracterizar a linha de cuidado da criança na Maria Adelis dos Santos. O instrumento usado para esse acompanhamento é a Caderneta da Saúde da Criança, distribuída universalmente para todos os nascidos vivos das maternidades públicas e privadas. A caderneta deve ser valorizada pela equipe da ESF, uma vez que nessa caderneta é realizado o registro sistemático de informações relevantes a cada atendimento, compartilhando esse acompanhamento com a família.
O início da linha de cuidado começa na vida intrauterina, no pré-natal, com a identificação precoce de fatores de risco, promoção de saúde, prevenção de doenças graves neurológicas, infecciosas e não infecciosas. Ainda nesta etapa, promovemos ações de saúde sobre a importância do aleitamento materno, orientações sobre maternidade – paternidade responsável, informamos aos pais sobre as características dos exames de bem-estar fetal e sobre os cuidados do neonato. Esta primeira etapa acontece no terceiro trimestre da gestação.
Após o nascimento do bebê, o acolhimento do recém-nascido é feito por critérios de risco, e pelas distintas condições de vulnerabilidade presentes no contexto familiar e comunitário. Este acolhimento é feito na primeira semana após parto, onde é realizado o teste de pezinho (preferentemente até o quinto dia após o nascimento), confirmamos a vacinação do bebê, e avaliamos as condições da ambiência que sejam fatores de risco para o desenvolvimento de algumas doenças infecciosas.
A partir do primeiro acolhimento, estabelecemos as frequências mínimas de avaliação em consulta, segundo a condição de risco da criança. Sendo da seguinte forma: primeira semana, aos 30 dias, após o primeiro mês passa a ser de dois em dois meses até 6 meses. Posteriormente os atendimentos ocorrem de três em três meses até que a criança complete um ano. Após um ano só vai ter uma consulta aos 18 meses e a outra aos 24 meses, a partir daqui será uma consulta por ano. Esta frequência mínima pode mudar, uma vez que ela vai depender da condição de saúde da criança e pode aumentar o número de consultas no ano.
O acompanhamento do crescimento e desenvolvimento é o eixo estruturante da linha de cuidado da atenção integral à saúde da criança, de 0-9 anos, e aqui entra a jogar um papel importante a caderneta de saúde da criança, como instrumento vital. Esta ferramenta nos permite, uma vez avaliada a criança em consulta, a identificação de necessidades especiais que merecem abordagem oportunas, já que ela é preenchida em cada consulta com os dados antropométricos segundo o desenvolvimento e crescimento da criança (peso/idade, comprimento/idade, IMC/idade, perímetro cefálico, entre outros elementos).
Além das políticas preconizadas pelo MS, na nossa UBS se desenvolve uma pequena atividade todos os meses no dia de pré-natal e puericultura. No dia da puericultura fazemos pequenas microintervenções com os pais das crianças, antes de iniciar a consulta. Abordamos a maternidade e paternidade responsável, orientamos sobre alimentação saudável, os principais cuidados da criança, sempre enfatizando na prevenção de acidentes no lar. Após a reflexão desta atividade, a equipe decidiu que desenvolverá um grupo de pais para promover a paternidade responsável, com o objetivo de incorporá-los ao acompanhamento dos seus filhos, tirando assim todo estigma sobre a criação dos filhos como uma responsabilidade somente da mulher.
Questionário
QUESTÕES |
SIM |
NÃO |
A equipe realiza consulta de puericultura nas crianças de até dois anos (crescimento/desenvolvimento)?
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x |
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A equipe utiliza protocolos voltados para atenção a crianças menores de dois anos?
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x |
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A equipe possui cadastramento atualizado de crianças até dois anos do território?
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x |
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[Office1] A equipe utiliza a caderneta de saúde da criança para o seu acompanhamento?
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x |
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Há espelho das cadernetas de saúde da criança, ou outra ficha com informações equivalentes, na unidade?
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x |
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No acompanhamento das crianças do território, há registro sobre:
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QUESTÕES |
SIM |
NÃO |
Vacinação em dia |
x |
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Crescimento e desenvolvimento |
x |
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Estado nutricional |
x |
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Teste do pezinho |
x |
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Violência familiar |
x |
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Acidentes |
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A equipe acompanha casos de violência familiar conjuntamente com os profissionais de outro serviço (CRAS, Conselho Tutelar)?
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x |
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A equipe realiza busca ativa das crianças:
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QUESTÕES |
SIM |
NÃO |
Prematuras |
x |
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Com baixo peso |
x |
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Com consulta de puericultura atrasada |
x |
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Com calendário vacinal atrasado |
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A equipe desenvolve ações de promoção do aleitamento materno exclusivo para crianças até seis meses?
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x |
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A equipe desenvolve ações de estímulo à introdução de alimentos saudáveis e aleitamento materno continuado a partir dos seis meses da criança?
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x |
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[Office1]Deslocar para o apêndice. Lembre-se de criar um título para que o leitor saiba o que você queria mostrar com o questionário.