30 de setembro de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

ATENÇÃO DA SAÚDE DA CRIANÇA, CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE RIACHO DE SANTANA.

ESPECIALIZANDO: DR YEINER MENDOZA MORALES.

ORIENTADOR: TULIO FELIPE VIEIRA DE MELO.

COLABORADORES: FELIPE CESAR CHAVES DE OLIVEIRA (ENFERMEIRO) E ASTALIA DE CARVALO (TEC ENFERMAGEM).

 

Nas UBS onde eu trabalho, que pertence a zona rural, foram feitas reuniões semanais com a equipe a fim de planejar as ações para atenção a saúde das crianças da nossa área de abrangência. Realizamos uma pesquisa a 10 mães com crianças menores de 2 anos com o objetivo de determinar as fragilidades e potencialidades na atenção da saúde da criança nas UBS.

Acerca do equipamento para a realização destas consultas, contamos com balança infantil, fita métrica e estetoscópio pediátrico.Entrevistas feitas aos profissionais da saúde se determinaram fatores que interferem na realização da consultas de puericultura como por exemplo as mães adolescentes que não tem conhecimento da importância da consulta.Outra dificuldade encontrada foi a falta de orientação pelo pessoal da equipe para as mães sobre o dia das consultas, o dia das vacinas das crianças, sobre que mudanças vão aparecer na criança que é normal para idade, também a dificuldade de não ter médico especialista em pediatria no município para a avaliação das crianças, também mães que não tem conhecimento da importância do aleitamento materno exclusivo até os primeiros 6 meses de idade. Nas entrevistas feitas com as mães das crianças de 0-2 anos, elas falavam que geralmente não tinham conhecimento da data da próxima consulta, não eram orientadas adequadamente sobre a importância destas consultas.

Tomaram-se como estratégias para resolver as diferentes dificuldades em nossa UBS sobre o atendimento das crianças, capacitações dos profissionais de saúde para que se tornem agentes de mudança no ensino e aprendizagem da importância das consultas de puericultura e sobre a importância das orientações nas mães do aleitamento materno exclusivo até os primeiros 6 meses de idade no contexto do processo de trabalho das unidades básicas de saúde. Determinou-se a realização das consultas de puericultura em um dia fixo na semana para reunir todas as mães e crianças com o objetivo de realizar palestras educativas.

Orientou-se para que os profissionais da equipe orientem e ensinem, no período da gestação, as técnicas adequadas para que a criança tenha uma boa amamentação. Realizamos palestras educativas e vídeos nas sala de espera conscientizando as mães das crianças que durante o tempo que a criança esta mamando exclusivamente nos primeiros seis meses e mantendo o aleitamento materno por dois anos ou mais, a criança tem melhor qualidade de vida, menor risco de adoecer e morrer e maior possibilidade de estabelecer um bom vínculo afetivo com sua mãe.As mães devem entender que a amamentação também é benéfico para ela, resultando em um menor risco de complicações após o parto, câncer de mama e ovários e de desenvolver diabetes.Também quando a criança é alimentada ao seio, a família economiza e seus laços afetivos são reforçados.

Enfatizamos para as mães das crianças sobre a importância das consultas explicando que nessas consultas os filhos são avaliados para saber como está sendo o desenvolvimento da criança no peso, altura, no crescimento da cabeça assim como  está sendo a alimentação das crianças, elas conhecendo também as diferentes mudanças que vão aparecer nos filhos que são normais pela idade.

É um grande desafio para nossa equipe de saúde continuar no trabalho dia a dia realizando as pesquisas das mães das crianças que estão faltando as consultas programadas pela equipe, trabalhar forte na gravidez das pacientes evitando as crianças baixo de peso e outras complicações ao nascimento, continuar realizando as visitas domiciliarespara ter um bom acompanhamento dessas crianças e evitar as complicações pós-parto. Abaixo segue o questionário que exemplifica as principais ações realizadas pela equipe.

QUESTÕES

SIM

NÃO

A equipe realiza consulta de puericultura nas crianças de até dois anos (crescimento/desenvolvimento)?

+

 

A equipe utiliza protocolos voltados para atenção a crianças menores de dois anos?

+

 

A equipe possui cadastramento atualizado de crianças até dois anos do território?

+

 

A equipe utiliza a caderneta de saúde da criança para o seu acompanhamento?

+

 

Há espelho das cadernetas de saúde da criança, ou outra ficha com informações equivalentes, na unidade?

+

 

No acompanhamento das crianças do território, há registro sobre:

QUESTÕES

SIM

NÃO

Vacinação em dia

+

 

Crescimento e desenvolvimento

+

 

Estado nutricional

+

 

Teste do pezinho

+

 

Violência familiar

 

+

Acidentes

 

+

A equipe acompanha casos de violência familiar conjuntamente com os profissionais de outro serviço (CRAS, Conselho Tutelar)?

+

 

A equipe realiza busca ativa das crianças:

QUESTÕES

SIM

NÃO

Prematuras

+

 

Com baixo peso

+

 

Com consulta de puericultura atrasada

+

 

Com calendário vacinal atrasado

+

 

A equipe desenvolve ações de promoção do aleitamento materno exclusivo para crianças até seis meses?

+

 

A equipe desenvolve ações de estímulo à introdução de alimentos saudáveis e aleitamento materno continuado a partir dos seis meses da criança?

+

 

 

 

 

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Ponto(s)