TITULO:ATENÇÃO Á SAÚDE DA CRIANÇA. CRESCIMENTO E DESENVOLIVIMENTO
ESPECIALIZADO:YAMILIA REYES ZORRILLA
ORIENTADOR:TULIO FELIPE VIEIRA DE MELO
Na Atenção à Saúde da Crianças na ESF tem que ver sempre a toda criança em seu contexto familiar,prestar atenção na relação dos membros da família estabelecem com a criança, como cuidam dela desde o nascimento assim como em todo seu crescimento e desenvolvimento.Em nossa UBS a ESF realiza consulta de Puericultura nas crianças até 2 anos, utiliza protocolos para atenção a crianças menores de dois anos,existem cadastramento atualizado e se trabalha com a caderneta de saúde da criança para seu acompanhamento,além disso existem fichas na UBS com informações sobre Atenção de Saúde da Criança.
No acompanhamento das crianças existem registro de vacinação em dia de crescimento e desenvolvimento,estado nutricional, teste do pezinho, existindo em cada consulta todo o necessário para a realização da mesma a qual tem uma programação com a Equipe Multiprofissional da UBS a cada 3 meses. Até a data não temos registro de violência familiar nem de acidentes nesta idade, realizamos busca ativa de crianças Prematuras,baixo peso,com consultas atrasadas,vacinas atrasada, assim como qualquer acontecimento o risco para as criança.
Para realizar a microintervenção a ESF avaliou algumas cadernetas de saúde das crianças e entrevistamos a mães sobre o conhecimento das consultas de Crescimento e desenvolvimento, em seguida realizamos uma reunião com a equipe dando a conhecer quais são nossas dificuldades e potencialidades, com o objetivo de alcançar sempre um acompanhamento cuidadoso do crescimento e do desenvolvimento da criança pela equipe de saúde.
Como principais fragilidades, temos um baixo número de consultas depois que a criança tem um ano de idade já que as maiorias das crianças depois desta idade são levadas a UBS só quando estão doentes e para a sala de vacinação. Também temos um baixo número de visitas aos recém nascidos nos primeiros dias depois do parto, problemas que foram discutidos, onde a ESF deve realzizar a busca ativa destes pacientes. No momento, conseguimos melhorar as visitas dos recém-nascidos. Desde a Microintervenção I trabalhamos com essa temática, assim como as grávidas tem conhecimento que a primeira semana de vida é um período crítico e de grande vulnerabilidade para o recém-nascido,onde pode ser detectado fatores de risco,alterações físicas e sociais que podem afetar o bom crescimento e desenvolvimento da criança, sendo muito importante ter um acompanhamento das grávidas pelos Agentes de Saúde Comunitária e toda a equipe.
Também em nossa reunião se informou que a equipe desenvolve ações de promoção do aleitamento materno exclusivo para crianças até 6 meses com resultados favoráveis,assim como ações de estímulo à introdução de alimentos saudáveis e aleitamento materno continuado a partir dos 6 meses da criança com um apoio da Nutricionista para aqueles casos que mais necessitam o acompanhamento.
Com a Microintervenção pude observar mudanças na UBS já que todos os profissionais da unidade mostram-se interessadosem cada criança que chega para a sua consulta de crescimento e desenvolvimento, onde ofertamosserviços de Vacinação, Nutricionista, Psicologista, Fonoaudiólogo, Fisioterapeuta, Odontologia, Urgência são lembradas pelos profissionais da UBS as consultas de Puericulturas. Além disso os Agentes Comunitários continuam atentos em cada vistas olhando as cadernetas das crianças, brindando informação sobre tudo para as mães de crianças de mais de um ano que não tem um atendimento de seu crescimento e desenvolvimento para que acudam a UBS as quintas férias dia de atendimento de CD assim como qualquer outra eventualidade que possa afetar a saúde das crianças.
Ponto(s)