28 de setembro de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

TITULO :ORIENTAÇÕES PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NAS CRIAÇAS DE 6 MESES ATE 2 ANOS DE IDADE MEDIANTE ATIVIDADE COLETIVA  EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE NO INTERIOR DO BRASIL.

ESPECIALIZANDO :YAMILÉ IRINA SIERRA QUIALA.

ORIENTADORA:MARIA HELENA PIRES ARAUJO BARBOSA 

Em um encontro da equipe feito de 15 em 15 dias no horário da tarde, onde participaram os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), técnico de Enfermagem, enfermeira e médico, foi avaliado o tema de crescimento e desenvolvimento das crianças considerando as recomendações do Programa de Melhoria de Qualidade da Atenção Básica (PMAQ ­– AB). Após responder algumas questões (quadro 1) , a equipe percebeu que desenvolvia poucas ações coletivas de estímulo ao aleitamento materno e a introdução da alimentação saudável a partir dos 6 meses de vida. A equipe identificou que sempre são oferecidas tais orientações nas consultas, mas nunca de forma coletiva.

Sendo assim, este relato de experiência teve como objetivo desenvolver atividades coletivas relacionadas com o estímulo ao aleitamento materno e a introdução de alimentos saudáveis até os 2 anos de vida na Unidade Básica de Saúde (UBS) Doutor Gilberto de Carvalho filho, em Boquim Sergipe. 

 

Quadro 1:  Questionário sobre Atenção à Saúde da Criança: crescimento e desenvolvimento

 

QUESTÕES

SIM

NÃO

A equipe realiza consulta de puericultura nas crianças de até dois anos (crescimento/desenvolvimento)?

 

X

 

A equipe utiliza protocolos voltados para atenção a crianças menores de dois anos?

 

X

 

A equipe possui cadastramento atualizado de crianças até dois anos do território?

 

X

 

A equipe utiliza a caderneta de saúde da criança para o seu acompanhamento?

 

X

 

Há espelho das cadernetas de saúde da criança, ou outra ficha com informações equivalentes, na unidade?

 

X

 

No acompanhamento das crianças do território, há registro sobre:

 

QUESTÕES

SIM

NÃO

Vacinação em dia

X

 

Crescimento e desenvolvimento

X

 

Estado nutricional

X

 

Teste do pezinho

X

 

Violência familiar

X

 

Acidentes

X

 

A equipe acompanha casos de violência familiar conjuntamente com os profissionais de outro serviço (CRAS, Conselho Tutelar)?

 

X

 

A equipe realiza busca ativa das crianças:

 

QUESTÕES

SIM

NÃO

Prematuras

X

 

Com baixo peso

X

 

Com consulta de puericultura atrasada

X

 

Com calendário vacinal atrasado

X

 

A equipe desenvolve ações de promoção do aleitamento materno exclusivo para crianças até seis meses?

 

X

 

A equipe desenvolve ações de estímulo à introdução de alimentos saudáveis e aleitamento materno continuado a partir dos seis meses da criança?

 

X

 

 

Considerando a necessidade de realizar atividades coletivas sobre o tema proposto, decidimos fazer um microintervenção. A primeira atividade foi definir um dia da semana para desenvolver a atividade coletiva. O dia escolhido foi quinta-feira, no horário da tarde, coincidindo com o dia da puericultura da equipe. Outras ações são construir uma apresentação para ser mostrada no dia, onde são expostos os benefícios do aleitamento materno, tanto para as crianças como para as genitoras; e orientar o modo da preparação do leite, além de oferecer o esquema de alimentações, dependendo da idade das crianças da maneira mais simples e resumida. As ações partem do pressuposto que nossa população tem baixo nível educacional e não demonstram muito interesse quando as palestras são de forma verbal. Para a construção dessa apresentação, participaram todos os membros da equipe.

Além de ter em formato digital, se decidiu ter de maneira impressa as informações da apresentação. Embora essas informações estejam nas cadernetas das crianças, temos muitas genitoras que não o leem. Desta forma, essa versão impressa em formato pequeno e resumido pode ser uma forma mais fácil para que essas genitoras possam ter acesso a tais informações.

Outras das ações é convocar a maior quantidade de crianças incluídas na faixa etária de 06 meses a 2 anos a responsável serão os ACS, atividade que resulta fácil para equipe partindo que temos o controle atualizado com esses dados. Também convocar a nutricionista do (NASF) Núcleo de apoio a saúde da família é outra de nossas propostas para oferecer orientações mais especializada.

Foram solicitadas a gestão da atenção básica o apoio logístico com: impressora, folhas tipo carta e Datashow para a projeção de nossa apresentação. O responsável por isso foi o coordenador da unidade básica de saúde.

Temos muitas fragilidades como, por exemplo, a cultura nordestina na hora de alimentar as crianças. Outra é que as genitoras não prestam a devida importância as informações presentes na caderneta das crianças. Além disso temos pouco material impresso na AB para desenvolver atividades coletivas. O baixo nível educacional da população atinge também negativamente.

Nossas fortalezas são muitas, uma vez que temos o controle da totalidade das crianças da área por meio do registro atualizado das crianças. A consulta de puericultura é desenvolvida todas as semanas com excelente fluxo de usuários, onde são avaliados o crescimento e o desenvolvimento, a vacinação, o estado nutricional, a avaliação do teste do pezinho e outras demandas conforme a necessidade da criança. As ACS têm a caderneta espelho das crianças que contém a mesma informação da caderneta que fica com as genitoras. Desta forma, é fácil identificar as crianças faltosas e fazer busca ativa para executar o acompanhamento adequado.

Outra fortaleza é que as crianças baixo peso e prematuras são acompanhadas em conjunto com a pediatra da atenção básica. Além do mais temos a equipe de saúde altamente qualificada para desenvolver qualquer atividade com as crianças.

 Temos parceria com o conselho tutelar, embora não tenhamos até agora nenhum caso violência registrada em nossa área e fica estabelecido o vínculo. Do mesmo jeito acontece no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Sendo assim, quando é identificado algum caso em que a equipe ou a família precise de seus serviços.

Os resultados esperados com esta microintervenção são principalmente relacionados ao maior vínculo das famílias de nossa área com a equipe da atenção básica e que as genitoras tenham maior informação possível de como alimentar saudavelmente as suas crianças.

Por fim, ressalto que a avaliação dos resultados é realizada ao final de cada atividade coletiva, considerando as opiniões emitidas por cada participante.

 

 

 

 

 

 

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Ponto(s)