RELATO DE EXPERIÊNCIA
TÍTULO: MICROINTERVENÇÃO PARA PROMOÇÃO DE AÇÕES VOLTADAS À ATENÇÃO À SAÚDE DA CRIANÇA NA ESF 11, EM TOBIAS BARRETO (SE).
ESPECIALIZANDO: WEDJA CARLA DO CARMO
ORIENTADOR: RICARDO HENRIQUE VIEIRA DE MELO
COLABORADORES: MURIEL LIMA DO NASCIMENTO; FLÁVIA EMILIA TEODOZIO NUNES
Segundo Brasil (2012), o Crescimento é um processo biológico, de multiplicação e aumento do tamanho celular, expresso pelo aumento do tamanho corporal. Todo indivíduo nasce com um potencial genético de crescimento, que poderá ou não ser atingido, dependendo das condições de vida a que esteja submetido desde a concepção até a idade adulta. Portanto, pode-se dizer que o crescimento sofre influências de fatores intrínsecos (genéticos, metabólicos e malformações, muitas vezes correlacionados, ou seja, podem ser geneticamente determinadas) e de fatores extrínsecos, dentre os quais destacam-se a alimentação, a saúde, a higiene, a habitação e os cuidados gerais com a criança.
Já o Desenvolvimento é um conceito amplo que se refere a uma transformação complexa, contínua, dinâmica e progressiva, que inclui, além do crescimento, a maturação, a aprendizagem e os aspectos psíquicos e sociais.
Para o preenchimento do questionário referente as ações preconizadas pelo PMAQ, realizamos uma reunião com todos os membros da equipe. Não encontramos dificuldade para reunir a equipe, pelo contrário, todos se prontificaram a participar e contribuir com as decisões acordadas. Através do questionário percebemos que cometemos falhas no processo de acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança.
As questões relacionadas ao estado nutricional e acidentes não vem sendo relacionadas às ações que promovemos no acompanhamento das crianças. Decidimos realizar o acompanhamento dessas questões através de busca ativa, e da atualização mensal da relação das crianças acometidas.
As maiores dificuldades estão relacionadas à aceitação das famílias em modificar os hábitos alimentares e explicá-las como prevenir acidentes. Para tal, realizaremos atendimentos individuais, principalmente durante a puericultura; grupos e palestras informativas; ações educativas nas escolas.
O processo da intervenção está abrindo nossos olhos para melhorar a atenção as crianças da região. Esperamos que através dos grupos, as crianças tenham conhecimento dos seus direitos e deveres como cidadãos, e disseminem o conhecimento.
Referências
BRASIL. Ministério da Saúde. Saúde da criança: crescimento e desenvolvimento. Brasília: Ministério da Saúde, 2012. (Cadernos de Atenção Básica, n. 33).
Quadro 1: Questionário da Microintervenção, 2018.
QUESTÕES |
SIM |
NÃO |
A equipe realiza consulta de puericultura nas crianças de até dois anos (crescimento/desenvolvimento)? |
X |
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A equipe utiliza protocolos voltados para atenção a crianças menores de dois anos? |
X |
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A equipe possui cadastramento atualizado de crianças até dois anos do território? |
X |
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A equipe utiliza a caderneta de saúde da criança para o seu acompanhamento? |
X |
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Há espelho das cadernetas de saúde da criança, ou outra ficha com informações equivalentes, na unidade? |
X |
|
No acompanhamento das crianças do território, há registro sobre: |
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QUESTÕES |
SIM |
NÃO |
Vacinação em dia |
X |
|
Crescimento e desenvolvimento |
X |
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Estado nutricional |
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X |
Teste do pezinho |
X |
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Violência familiar |
X |
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Acidentes |
|
X |
A equipe acompanha casos de violência familiar conjuntamente com os profissionais de outro serviço (CRAS, Conselho Tutelar)? |
X |
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A equipe realiza busca ativa das crianças: |
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QUESTÕES |
SIM |
NÃO |
Prematuras |
X |
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Com baixo peso |
X |
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Com consulta de puericultura atrasada |
X |
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Com calendário vacinal atrasado |
X |
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A equipe desenvolve ações de promoção do aleitamento materno exclusivo para crianças até seis meses? |
X |
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A equipe desenvolve ações de estímulo à introdução de alimentos saudáveis e aleitamento materno continuado a partir dos seis meses da criança? |
X |
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Fonte: elaboração própria, 2018.
Ponto(s)