18 de outubro de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

RELATO DE EXPERIÊNCIA

 

TÍTULO: MICROINTERVENÇÃO PARA PROMOÇÃO DE AÇÕES VOLTADAS À ATENÇÃO À SAÚDE DA CRIANÇA NA ESF 11, EM TOBIAS BARRETO (SE).

ESPECIALIZANDO: WEDJA CARLA DO CARMO

ORIENTADOR: RICARDO HENRIQUE VIEIRA DE MELO

COLABORADORES: MURIEL LIMA DO NASCIMENTO; FLÁVIA EMILIA TEODOZIO NUNES

 

Segundo Brasil (2012), o Crescimento é um processo biológico, de multiplicação e aumento do tamanho celular, expresso pelo aumento do tamanho corporal. Todo indivíduo nasce com um potencial genético de crescimento, que poderá ou não ser atingido, dependendo das condições de vida a que esteja submetido desde a concepção até a idade adulta. Portanto, pode-se dizer que o crescimento sofre influências de fatores intrínsecos (genéticos, metabólicos e malformações, muitas vezes correlacionados, ou seja, podem ser geneticamente determinadas) e de fatores extrínsecos, dentre os quais destacam-se a alimentação, a saúde, a higiene, a habitação e os cuidados gerais com a criança.

Já o Desenvolvimento é um conceito amplo que se refere a uma transformação complexa, contínua, dinâmica e progressiva, que inclui, além do crescimento, a maturação, a aprendizagem e os aspectos psíquicos e sociais.

Para o preenchimento do questionário referente as ações preconizadas pelo PMAQ, realizamos uma reunião com todos os membros da equipe. Não encontramos dificuldade para reunir a equipe, pelo contrário, todos se prontificaram a participar e contribuir com as decisões acordadas. Através do questionário percebemos que cometemos falhas no processo de acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança.

As questões relacionadas ao estado nutricional e acidentes não vem sendo relacionadas às ações que promovemos no acompanhamento das crianças. Decidimos realizar o acompanhamento dessas questões através de busca ativa, e da atualização mensal da relação das crianças acometidas.

As maiores dificuldades estão relacionadas à aceitação das famílias em modificar os hábitos alimentares e explicá-las como prevenir acidentes. Para tal, realizaremos atendimentos individuais, principalmente durante a puericultura; grupos e palestras informativas; ações educativas nas escolas.

O processo da intervenção está abrindo nossos olhos para melhorar a atenção as crianças da região. Esperamos que através dos grupos, as crianças tenham conhecimento dos seus direitos e deveres como cidadãos, e disseminem o conhecimento.

 

Referências

 

BRASIL. Ministério da Saúde. Saúde da criança: crescimento e desenvolvimento. Brasília: Ministério da Saúde, 2012. (Cadernos de Atenção Básica, n. 33).

 

 

Quadro 1: Questionário da Microintervenção, 2018.

 

QUESTÕES

SIM

NÃO

A equipe realiza consulta de puericultura nas crianças de até dois anos (crescimento/desenvolvimento)?

X

 

A equipe utiliza protocolos voltados para atenção a crianças menores de dois anos?

X

 

A equipe possui cadastramento atualizado de crianças até dois anos do território?

X

 

A equipe utiliza a caderneta de saúde da criança para o seu acompanhamento?

X

 

Há espelho das cadernetas de saúde da criança, ou outra ficha com informações equivalentes, na unidade?

X

 

No acompanhamento das crianças do território, há registro sobre:

QUESTÕES

SIM

NÃO

Vacinação em dia

X

 

Crescimento e desenvolvimento

X

 

Estado nutricional

 

X

Teste do pezinho

X

 

Violência familiar

X

 

Acidentes

 

X

A equipe acompanha casos de violência familiar conjuntamente com os profissionais de outro serviço (CRAS, Conselho Tutelar)?

X

 

A equipe realiza busca ativa das crianças:

QUESTÕES

SIM

NÃO

Prematuras

X

 

Com baixo peso

X

 

Com consulta de puericultura atrasada

X

 

Com calendário vacinal atrasado

X

 

A equipe desenvolve ações de promoção do aleitamento materno exclusivo para crianças até seis meses?

X

 

A equipe desenvolve ações de estímulo à introdução de alimentos saudáveis e aleitamento materno continuado a partir dos seis meses da criança?

X

 

 

Fonte: elaboração própria, 2018.

 

 

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Ponto(s)