RELATO DE EXPERIÊNCIA
TÍTULO: ALEITAMENTO MATERNO: MICRO INTERVENÇÃO EDUCATIVA PARA AUMENTAR SUA ADESÃO NA POPULAÇÃO DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE
ESPECIALIZANDO: TANYA LISSETH PEDROSA ORTEGA
ORIENTADOR: RICARDO HENRIQUE VIEIRA DE MELO
Na Unidade Básica de Saúde foi feita nossa reunião para dará resposta a questionário, e durante a avaliação foi muito importante porque nosso equipe demostrou-se que realizam a atenção da saúde da criança com as ações preconizadas pelo PMAQ/AB para avaliar e crescimento e desenvolvimento da criança todas a as questões som desarrolhadas por nosso equipe ,mais ainda falta a adesão da população sobre a importância do aleitamento materno é muito significativa a cifra de mães que não fazem prática em nossa área ainda com as ações de promoção que som feitas . Por isso, este trabalho tem como objetivo propor um projeto de intervenção para promover ações e estratégias para aumentar a adesão das mães ao aleitamento materno na população.
Nos 12 meses de trabalho (julho 2017-julho 2018) na UBS, nasceram 12 bebês dos quais só 3 foram amamentados até o sexto mês de vida, 2 até o segundo mês e os outros 7 não foram amamentados. Para a elaboração do projeto de intervenção foi feita uma revisão bibliográfica nos bancos de dados da Biblioteca Virtual em Saúde para levantar as evidências já existentes sobre o tema e assim contribuir na elaboração do referido projeto. Este projeto foi elaborado seguindo os passos do planejamento estratégico situacional e a população alvo são as gestantes e mães de crianças menores de seis meses. Acredita-se que as atividades educativas planejadas sejam capazes de aumentar a adesão das mães ao aleitamento materno e dessa forma melhorar a qualidade de vida das crianças.
Amamentar é muito mais do que nutrir a criança. É uma arte que algumas mães possuem facilidades em realizar, enquanto outras encontram dificuldades que impedem seu sucesso. É um processo que envolve interação profunda entre mãe e filho com ajuda da família, com repercussões no estado nutricional da criança, em sua habilidade de se defender de infecções, em sua fisiologia e no seu desenvolvimento cognitivo e emocional. (BOSI; MACHADO, 2005).
O Governo Brasileiro considera a necessidade de promover, proteger e apoiar o aleitamento materno exclusivo nos seis primeiros meses de vida, e continuado até os dois anos de idade, ou mais, complementado com alimentos adequados, seguros e saudáveis. De fato, o leite materno é o melhor e mais completo alimento para o bebê. Além disso, ele fortalece o sistema imunológico da criança, protegendo-a contra muitas doenças. Acredita-se que o aleitamento materno deve ser a primeira prática alimentar dos indivíduos, sendo necessário para a garantia da saúde e do desenvolvimento adequado das crianças (BRASIL, 2012).
Ao observar a baixa adesão das mães, se investigou as causas pelo qual isto acontece. Foram feitas perguntas às mães e familiares que acompanhavam as mães na ida ao posto. As perguntas foram feitas de maneira informal e foi observado que o nível de informação não era o adequado. Também foi observada a presença de mitos que existem na população (leite fraco). Além disso, as mães em atividades educativas feitas na UBS pedem informação referente ao tema e parte da equipe as vezes não tinha o conhecimento para dar resposta.
A equipe de saúde atua na recepção e trabalho relacionado ao atendimento pré-natal e com as crianças nas puericulturas desde o processo de acolhimento. Apesar de possuir uma agenda frequente de palestras, a equipe tem dificuldade de aumentar a adesão das mães ao aleitamento materno e às vezes parte da equipe não tem informação eficiente para ajudar na educação em saúde.
Decidimos fazer uma mico intervenção educativa para identificar e acompanhar as principais causas de esses problemas na comunidade, segundo o planejamento abaixo:
1-Caracterização dos sujeitos.
1.2-Participarão da intervenção o pessoal do posto e as grávidas e mães de crianças menores de seis meses.
2. Procedimentos da intervenção
2.1-Fazer um questionário para obter informação do nível de conhecimento sobre o aleitamento materno e os mitos existentes na comunidade;
2.2- Reunião da equipe para a revisão dos questionários e identificação dos problemas; Aulas de capacitação para a equipe de trabalho com aplicação do questionário para avaliar a aquisição de conhecimentos;
2.3-Inscrição das participantes no projeto “Bebê feliz e saudável”.
2.4- Fazer um cronograma de palestras educativas sobre os benefícios do aleitamento materno.
2.5-Fazer círculos de conversas entre o pessoal participante do projeto e mães que tem experiências no aleitamento materno para escutar suas histórias e como superaram esta etapa.
2.6- Projetar vídeos curtos sobre a importância do aleitamento materno e os benefícios econômicos, psicológicos e para a saúde da criança e a mãe também.
2.7-Criar um grupo permanente com as participantes do projeto para levar informação a toda população.
2.8-Criar folder para distribuição na população, banner para colar na recepção e em outros espaços públicos para divulgar a informação adquirida;
2.9- Produzir um vídeo onde a equipe de saúde e os participantes do projeto falem de suas experiências e convidem à população de todo o município a participar em futuros projetos e também divulguem a importância do aleitamento materno.
Acredita-se que a realização deste projeto educativo é viável, já que a temática compete à Atenção Básica de Saúde e o pessoal da UBS tem a responsabilidade de trabalhar na promoção dos benefícios do aleitamento materno. A comunidade tem um grande interesse em receber informações já que em outras atividades educativas fazem perguntas à respeito do tema. Portanto, se tem certeza da participação comunitária.
Também podemos considerar o projeto econômico para a gestão do município, o qual não vai ter que investir uma grande quantidade de dinheiro para a realização do mesmo. Além disso, o projeto vai gerar benefícios a curto, médio e largo prazos já que o objetivo é a melhoria da qualidade de vida das crianças.
Uma vez concluído o projeto educativo espera-se identificar 100% dos fatores que ocasionam o abandono da prática do aleitamento materno, capacitar 100% do pessoal do posto sobre os benefícios do aleitamento materno para que possam educar em saúde os participantes do projeto e a população em geral, e que 100% dos participantes do projeto conheçam os benefícios do aleitamento materno e estejam conscientes de que com a prática do aleitamento materno seu bebé estará mais protegido para obter um adequado crescimento e desarrolho da crianças em nossa população.
Referências
BOSI, M. L. M.; MACHADO, M. T. Amamentação: um resgate histórico. Escola de Saúde Pública do Ceara, v. 1, n. 1, jul/dez, 2005
BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Alimentação e Nutrição. Brasília: Ministério da Saúde, 2012. (Série B. Textos Básicos de Saúde).
Quadro 1: Questionário da Microintervenção, 2018.
QUESTÕES |
SIM |
NÃO |
A equipe realiza consulta de puericultura nas crianças de até dois anos (crescimento/desenvolvimento)? |
X |
|
A equipe utiliza protocolos voltados para atenção a crianças menores de dois anos? |
X |
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A equipe possui cadastramento atualizado de crianças até dois anos do território? |
X |
|
A equipe utiliza a caderneta de saúde da criança para o seu acompanhamento? |
X |
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Há espelho das cadernetas de saúde da criança, ou outra ficha com informações equivalentes, na unidade? |
X |
|
No acompanhamento das crianças do território, há registro sobre: |
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QUESTÕES |
SIM |
NÃO |
Vacinação em dia |
X |
|
Crescimento e desenvolvimento |
X |
|
Estado nutricional |
X |
|
Teste do pezinho |
X |
|
Violência familiar |
X |
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Acidentes |
X |
|
A equipe acompanha casos de violência familiar conjuntamente com os profissionais de outro serviço (CRAS, Conselho Tutelar)? |
X |
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A equipe realiza busca ativa das crianças: |
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QUESTÕES |
SIM |
NÃO |
Prematuras |
X |
|
Com baixo peso |
X |
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Com consulta de puericultura atrasada |
X |
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Com calendário vacinal atrasado |
X |
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A equipe desenvolve ações de promoção do aleitamento materno exclusivo para crianças até seis meses? |
X |
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A equipe desenvolve ações de estímulo à introdução de alimentos saudáveis e aleitamento materno continuado a partir dos seis meses da criança? |
X |
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Fonte: elaboração própria, 2018.
Ponto(s)