31 de outubro de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

Microintervenção # 5 .

A linha de cuidado em saúde da criança começa por minha ESF.

Dr. Roberto Gainza Santos

Facilitadora: Romanniny Hevillyn Silva Costa Almino 

A atenção à saúde da criança na nossa unidade é realizada, conforme o protocolo proposto pelo Ministério da saúde. Realizamos as consultas de puericultura para as crianças de 0 a 24 meses.

A primeira consulta da primeira semana de vida é realizada na forma de visita domiciliar e assim como o teste do pezinho é também realizado na unidade até o sétimo dia de nascido. As vacinas são realizadas seguindo a idade da criança e supervisionadas mediante caderneta de saúde da criança e de vacina disponibilizadas pelo município.

Durante a consulta registramos os dados antropométricos nos gráficos, de acordo com a idade, para identificação de situações de risco de problemas do crescimento.

Primeiramente, quando chega o paciente com sua família à Unidade Básica de Saúde-UBS, eles são acolhidos pela Equipe e classificado, tendo em vista o motivo de sua visita, sempre dando prioridade aos de menor idade, os que moram muito longe e também pela sua condição de saúde.

Logo, começamos com nosso atendimento e observamos os seguintes aspectos: se houve alguma intercorrência no nascimento, idade ao nascer, peso ao nascer, desenvolvimento dos reflexos do recém-nascimento, aspectos do aleitamento materno e da alimentação atual da criança, análise da altura e do peso, tendo em conta idade e sexo, verificação do perímetro cefálico e dos marcos de desenvolvimento neurológico da criança.

Nossa equipe tem designado um dia determinado da semana para atenção às crianças, mas quando acontece de comparecer uma criança para atendimento em dia diferente ela é atendida sem dificuldade.

Durante as visitas domiciliares os familiares das crianças são orientados quanto à frequência de consultas nos dois primeiros anos de vida e sobre prevenção de acidentes como, choque elétrico, picaduras de animais peçonhentos ou não, afogamentos nos rios ou igarapé, dentre outros.

Além disso, são orientadas quanto às medidas de higiene com as crianças, prevenção das verminoses e campanha de vacinação.

Realizamos busca ativa dos pacientes faltosos, monitoramento das crianças com risco por déficit de desenvolvimento neuro-psicomotor e ou de aprendizagem e outras situações de risco ou morbidades, assim como também monitoráramos a suplementação de sulfato ferroso nas crianças de 6 a 24 meses e suplementação de vitamina A.

Realizamos também palestras educativas nas escolas sobre assuntos relacionados à saúde da criança, como, prevenção de acidentes, alimentação, saúde bucal, dentre outros.

A equipe ficou satisfeita com o trabalho da microintervenção, pois observarmos que após a reunião, o seguimento nas consultas puericultura apresentou bons resultados e não tivemos dificuldade para responder o questionário proposto no módulo em equipe para avaliação das ações preconizadas para o PMAQ/AB no tocante a saúde da criança e identificamos que a equipe tem realizado um correto seguimento das exigências propostas pelo protocolo de saúde a criança.

Segue abaixo o questionário respondido:

 

Quadro 01- Questionário com as atividades realizadas pela equipe da UBS.

 

QUESTÕES

SIM

NÃO

A equipe realiza consulta de puericultura nas crianças de até dois anos (crescimento/desenvolvimento)?

 

 

    X

 

A equipe utiliza protocolos voltados para atenção a crianças menores de dois anos?

 

 

    X

 

A equipe possui cadastramento atualizado de crianças até dois anos do território?

 

    X              

 

A equipe utiliza a caderneta de saúde da criança para o seu acompanhamento?

 

    X

 

Há espelho das cadernetas de saúde da criança, ou outra ficha com informações equivalentes, na unidade?

 

    X

 

No acompanhamento das crianças do território, há registro sobre:

 

QUESTÕES

SIM

NÃO

Vacinação em dia

    X

 

Crescimento e desenvolvimento

    X

 

Estado nutricional

    X

 

Teste do pezinho

    X

 

Violência familiar

    X

 

Acidentes

    X

 

A equipe acompanha casos de violência familiar conjuntamente com os profissionais de outro serviço (CRAS, Conselho Tutelar)?

 

    X

 

A equipe realiza busca ativa das crianças:

 

QUESTÕES

SIM

NÃO

Prematuras

    X

 

Com baixo peso

    X

 

Com consulta de puericultura atrasada

    X

 

Com calendário vacinal atrasado

    X

 

A equipe desenvolve ações de promoção do aleitamento materno exclusivo para crianças até seis meses?

 

    X

 

A equipe desenvolve ações de estímulo à introdução de alimentos saudáveis e aleitamento materno continuado a partir dos seis meses da criança?

 

    X

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Ponto(s)