6 de setembro de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

RELATO DE EXPERIÊNCIA

 

TÍTULO: IMPORTÂNCIA DAS CONSULTAS DE PUERICULTURA

ESPECIALIZANDO: RAUL MANUEL DURAN VERDECIA

ORIENTADOR: RICARDO HENRIQUE VIEIRA DE MELO

 

Pela importância que tem as crianças em nossa vida, e para o futuro de nosso planeta, eu quero lhe fazer refletir sobre a importância das consultas de Puericultura, desde o nascimento, mesmo dos bebes ou das crianças, a adequada avaliação do crescimento e desenvolvimento, assim como a valoração nutricional das nossas crianças.

A minha equipe realizou uma reunião para avaliar de que jeito estamos acompanhando os recém-nascidos e lactantes em nossa área de saúde. A minha equipe está composta pela Enfermeira, Médico, Técnica de Enfermagem, e oito Agentes Comunitários de Saúde.

O que é puericultura? Para melhor compreensão, a história da puericultura no Brasil tem início com Carlos Artur Moncorvo Filho (1871-1944). Filho de Carlos Artur Moncorvo de Figueredo, primeiro especialista em medicina pediátrica no pais. A Puericultura é a especialidade medica pertencente à Pediatria, que trata do bem-estar e saúde das crianças no seu nascimento e primeiros dias de vida. A puericultura (do latim puer, pueris, que quer dizer “jovem”, “juvenil” ou “infantil”) é considerada normalmente uma subespecialidade da pediatria, área da medicina dedicada à saúde dos bebes e crianças pequenas (MEDEIROS, 2011).

Puericultura é a arte de promover e proteger a saúde das crianças, através de uma atenção integral. Nas consultas periódicas, o pediatra ou medico geral observa a criança, indaga aos pais sobre as atividades do filho, reações frente a estímulos e realiza o exame clinico. O acompanhamento do crescimento, através da aferição periódica do peso, altura e perímetro cefálico e sua análise em gráficos, são indicadores das condições de saúde das crianças. É por isso que, na reunião, a equipe achou que temos muitos problemas para manter o controle e seguimento dos recém-nascidos e lactantes na nossa área de saúde. (NOVAES, 1979; SOCIEDADE DE PEDIATRIA DE SÃO PAULO, 2015).

Como uma das principais dificuldades achadas tem o fato de que as mães fazem o controle pré-natal na nossa área de saúde, mas depois mudam-se para casa de seus pais ou sogros para ter lá o seu puerpério e a equipe perdem a continuidade do bebe e da mãe. Outra dificuldade é que a mãe, seja por problemas do transporte ou outra causa, não comparecem as consultas de puericultura.

O desafio da equipe é buscar a estabilidade das mães na área de saúde, pois temos que obter o maior conhecimento das mães sobre a importância das consultas periódicas das crianças, assim como a realização dos exames e vacinação oportuna. Obtendo os desafios a equipe pode fazer o diagnóstico oportuno de doenças preveníveis e identificar os fatores de risco da criança e da família. Para isto a equipe vai realizar palestras para as gestantes e puérperas, mães de lactante, crianças de até dois anos, principalmente, e a população geral; realizar panfletos e murais informativos em todos os postos de saúde, através dos meios de imprensa (radio e televisão) realizar rodas de conversas educativas sobre o tema em questão. Para isso, em um prazo de seis meses, a equipe espera ter o controle de 100 % de nossas crianças nas consultas de puericultura.

 

REFERÊNCIAS

 

MEDEIROS, H. R. F. O passado e o presente da puericultura através da história do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira. Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH. São Paulo, julho 2011.

 

NOVAES, H. M. D. A Puericultura em questão [dissertação]. São Paulo: Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo; 1979.

 

SOCIEDADE DE PEDIATRIA DE SÃO PAULO. Puericultura: a atenção integral à saúde das crianças. 2015. Disponível em: <http://www.ebc.com.br/infantil/para-pais/2015/03/puericultura-atencao-integral-saude-das-criancas>. Acesso em: 30 ago. 2018.

 

 

Quadro 1: Questionário da Microintervenção, 2018.

QUESTÕES

SIM

NÃO

A equipe realiza consulta de puericultura nas crianças de até dois anos (crescimento/desenvolvimento)?

X

 

A equipe utiliza protocolos voltados para atenção a crianças menores de dois anos?

X

 

A equipe possui cadastramento atualizado de crianças até dois anos do território?

X

 

A equipe utiliza a caderneta de saúde da criança para o seu acompanhamento?

X

 

Há espelho das cadernetas de saúde da criança, ou outra ficha com informações equivalentes, na unidade?

X

 

No acompanhamento das crianças do território, há registro sobre:

QUESTÕES

SIM

NÃO

Vacinação em dia

X

 

Crescimento e desenvolvimento

X

 

Estado nutricional

X

 

Teste do pezinho

X

 

Violência familiar

 

X

Acidentes

 

X

A equipe acompanha casos de violência familiar conjuntamente com os profissionais de outro serviço (CRAS, Conselho Tutelar)?

X

 

A equipe realiza busca ativa das crianças:

QUESTÕES

SIM

NÃO

Prematuras

X

 

Com baixo peso

X

 

Com consulta de puericultura atrasada

X

 

Com calendário vacinal atrasado

X

 

A equipe desenvolve ações de promoção do aleitamento materno exclusivo para crianças até seis meses?

X

 

A equipe desenvolve ações de estímulo à introdução de alimentos saudáveis e aleitamento materno continuado a partir dos seis meses da criança?

X

 

Fonte: elaboração própria, 2018.

 

 

 

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