13 de novembro de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

TITULO: ATENÇÃO A SAUDE DA CRIANÇA.

ESPECIALIZANDO: PEDRO ALFONSO MATOS.

ORIENTADOR:   MARILIA RUTE DE SOUTO MEDEIRO.

    A atenção à criança tem como objetivo criar condições para que elas tenham um atendimento integrado com a prioridade para os grupos de risco, através de aumento de cobertura e melhoria da qualidade do atendimento, buscando a diminuição da morbimortalidade infantil. A equipe realiza várias ações de acompanhamento visando também à promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde das crianças conforme objetivo do Programa da Saúde da Família. Este trabalho tem como objetivo avaliar a importância do acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil pela equipe de saúde da família. Conclui-se que uma boa assistência a criança, é a principal forma de se prever alterações de crescimento e desenvolvimento. Estas alterações, quando estão presentes, podem ser causa ou consequência de doenças e a equipe de Saúde da Família, pode ter um papel fundamental neste acompanhamento e para isto seus componentes devem procurar estar sempre atualizados através de educação continuada.

    Para a realização deste trabalho tivemos que realizar uma reunião com toda a equipe para realizar o preenchimento do questionário. Onde avaliamos a qualidade da atenção na saúde da criança, se detectaram alguns  problemas de acidentes e  violência familiar já que a equipe não acompanha casos de violência familiar conjuntamente com os profissionais de outro serviço (CRAS, Conselho Tutelar). Realizamos a atualização de todos os registros e fichas relacionados o  crescimento e o desenvolvimento  das crianças  sendo assim garantindo um controle sobre a área onde realizamos nosso trabalho.

    Como atividade fundamental com relação ao crescimento e desenvolvimento das crianças, a equipe realiza palestras sobre a importância de se amamenta somente no peito nos primeiros seis (6 meses) de vida do bebe. O aleitamento materno pode influenciar no desenvolvimento psicossocial da criança de diversas maneiras. Em primeiro lugar, o leite materno contém substâncias bioativas, tais como ácidos graxos poli-insaturados de cadeia longa (AGPICL) que são essenciais para o desenvolvimento cerebral, em segundo lugar, as propriedades biológicas e as diferenças na interação mãe-bebê durante o processo de amamentação podem levar a melhores resultados relacionados ao desenvolvimento motor e intelectual.E em terceiro lugar, o aleitamento materno parece ter efeito protetor contra o início da obesidade infantil, uma condição que traz enormes consequências psicossociais para a criança. Além de todo isso a equipe também realizou a orientação sobre a importância da alimentação complementar a partir dos seis meses de vida da criança que também é de grande importância para um bom crescimento e desenvolvimento.

    O que aprendemos com a realização desta  microintervenção foi que ainda as mães em geral não estão conscientizadas sobre a importância do aleitamento materno exclusivo ate 6 meses de vida da criança, outra coisa muito importante que aprendemos foi que a equipe tem que se integrar conjuntamente com o CRAS e o Conselho Tutelar para realizar acessos para a prevenção de acidentes e a diminuição da violência familiar.

    As dificuldades que mais afetarão a realização do trabalho foi lograr reunir a maiores quantidades de mães com crianças menores de um ano, para realização das atividades educativas, além  de isso também foi difícil à aceitação das mães para  modificar os hábitos alimentares.  Entre as potencialidades para realizar a avaliação  e  acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil pela equipe de saúde é que contamos com registros atualizados de estado nutricional das crianças, teste do pezinho,  e vacinação. Além  de contar com caderneta de saúde da criança para o seu acompanhamento, a equipe possui cadastramento atualizado de crianças até dois anos do território.

    Logo de 4 semana de árduo trabalho, com a realização de palestras e  atividades educativas, logramos mudar a forma de pensar de muitas mães e garantirão para a equipe dar de mamar as crianças de forma exclusiva pelo menos ate seis meses de vida e logo começar a incorporação de outros alimentos  mantendo a lactancia ate dois anos de vida aproximadamente.

    Com a continuidade deste trabalho a equipe pretende estender as palestras e as atividades educativas à outras áreas de saúde onde ainda não contam com atendimento medico permanente, com estas medidas adotadas pela equipe não só vamos melhorar o crescimento e desenvolvimento de nossa área de saude se não de todo o município em geral.

 

QUQUESTÕES ÕESSQU

ESTÕES

SIM

NÃO

A equipe realiza consulta de puericultura nas crianças de

até dois anos (crescimento/desenvolvimento)?

x

 

A equipe utiliza protocolos voltados para atenção a crianças menores de dois anos?

x

 

A equipe possui cadastramento atualizado de crianças

até dois anos do território?

X

 

A equipe utiliza a caderneta de saúde da criança para o

seu acompanhamento?

X

 

Há espelho das cadernetas de saúde da criança, ou outra ficha com informações equivalentes, na unidade?

x

 

No acompanhamento das crianças do território, há registro sobre:

 

QU QUESTÕES

 

SIM

NÃO

Vacinação em dia

X

 

Crescimento e desenvolvimento

X

 

Estado nutricional

X

 

Teste do pezinho

X

 

Violência familiar

   

X

Acidentes

 

x

A equipe acompanha casos de violência familiar conjuntamente com os profissionais de outro serviço (CRAS, Conselho Tutelar)?

 

x

A equipe realiza busca ativa das crianças:

 

QUESTÕES

 

SIM

NÃO

Prematuras

x

 

Com baixo peso

X

 

Com consulta de puericultura atrasada

X

 

Com calendário vacinal atrasado

x

 

A equipe desenvolve ações de promoção do aleitamento

materno exclusivo para crianças até seis meses?

X

 

A equipe desenvolve ações de estímulo à introdução de

alimentos saudáveis e aleitamento materno continuado a

partir dos seis meses da criança?

x

 

 

 

 

 

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Ponto(s)