16 de novembro de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

RELATO DE EXPERIÊNCIA

 

TÍTULO: LINHA DE CUIDADO QUANTO A SAÚDE DA CRIANÇA

ESPECIALIZANDO: PAULINO FELIPE SILVESTRE LIMA

ORIENTADOR: RICARDO HENRIQUE VIEIRA DE MELO

 

A quinta intervenção realizada na Unidade Básica de Saúde Alagamar tratou sobre como a equipe de saúde está lidando com a Saúde da Criança. Atualmente a Unidade de Saúde possui 1676 pacientes cadastrados, cobrindo uma área de cerca de 512 famílias, de classe baixa.

A intervenção teve como base os fundamentos do PMAQ AB Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica. A mesma foi realizada em dois momentos, sendo que no primeiro houve uma reunião para avaliação dos fundamentos e na segunda um treinamento para desenvolver melhor as exigências do PMAQ, melhorando assim a atenção dadas aos pacientes.

Primeiramente cumpre salientar que o atendimento a criança na Unidade de Saúde Alagamar é feito conforme preconiza o Ministério da Saúde, e as mães da comunidade são acompanhadas em 100%, somente não havendo acompanhamento se a mãe faltar as consultas pré-natais.

Ao nascer a equipe realiza consulta de puericultura nas crianças de até dois anos avaliando inúmeros aspectos principalmente do crescimento e desenvolvimento, de modo que a equipe utiliza protocolos voltados a atenção a crianças menores de 02 anos.

Há, na unidade de saúde, um cadastramento atualizado de crianças com até dois anos, como também preenche e utiliza a caderneta de saúde da criança para acompanhamento. Existe uma planilha específica com os mesmos dados que estão na caderneta da criança.

Quando do acompanhamento das crianças no território existe registro sobre vacinação, crescimento e desenvolvimento, estado nutricional, teste do pezinho, violência familiar, acidentes. Não é bastante comum haver casos de violência familiar, todavia quando existem são encaminhados ao Conselho Tutelar, o CRAS é envolvido, e em casos extremos até mesmo a Polícia Militar.

Após esta avaliação inicial ficou combinado que faríamos uma reunião na próxima quinta feira para conversarmos para melhorarmos a atenção a saúde da criança.

Esta reunião se deu com base nos fundamentos do PMAQ onde foi evidenciado a necessidade de preenchimento de todos os dados da Caderneta da Criança. Aos ACS, foi evidenciado a necessidade de ter todos os usuários com idade de 0 a 2 anos criteriosamente cadastrados na Unidade de Saúde. E quando estas crianças estivessem em qualquer consulta na Unidade de Saúde que fosse verificado se existem vacinas a serem tomadas, como também se existem quais parâmetros que não forem preenchidos a serem verificados.

Como dificuldade destaque para o fato de muitas mães não serem tão exigentes no cumprimento das consultas pré-programadas. Como potencialidade destaque para o envolvimento da equipe de saúde principalmente dos Agentes Comunitários de Saúde.

 

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Ponto(s)