30 de agosto de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

RELATO DE EXPERIÊNCIA

 

TÍTULO: A SAÚDE DA CRIANÇA NA UBS DO POVOADO SÃO MATEUS, EM GARARU(SE)

ESPECIALIZANDO: OSVALDO SOTOLONGO HERNANDEZ

ORIENTADOR: RICARDO HENRIQUE VIEIRA DE MELO

 

A infância é um período em que se desenvolve grande parte das potencialidades humanas. Para que a criança cresça de maneira saudável e esteja preparada para enfrentar as transformações que ocorrem em seu organismo, é necessário que ela receba cuidados específicos, capazes de promover seu bem-estar uintegral e prevenir problemas que possam interferir em seu desenvolvimento (BRASIL, 2015).

A puericultura é o acompanhamento regular da criança saudável com o pediatra, o médico e a enfermeira, com o objetivo de supervisionar o crescimento e desenvolvimento sob todos os aspectos, para que seja possível atuar quando a criança não esteja evoluindo adequadamente. (CALMON; VIANA; KAWASAKA, 2017)

Visto que a saúde da criança tem uma grande importância na Atenção Primaria de Saúde e é um parâmetro fundamental para ser avaliado nas consultas medicas do dia a dia, foi necessário reunir a todos os membros da Equipe de Saúde pertencentes à UBS do Povoado São Mateus, situada no município Gararu, Estado Sergipe, com o objetivo de debater e avaliar as ações preconizadas para o Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ/AB). Para a realização da reunião foi preciso ter o cadastramento das crianças e os espelhos das cadernetas de saúde das crianças da UBS para poder responder o questionário do PMAQ/AB.

 Atualmente, na nossa UBS, as puericulturas são feitas pelo médico e a enfermeira, todas são agendadas. É importante ressaltar que nossa equipe de saúde tem um cadastramento atualizado das crianças até dois anos. Todas as crianças têm uma caderneta de saúde atualizada, onde é registrado todos os aspectos relevantes do crescimento e desenvolvimento, vacinação, estado nutricional. Na nossa UBS existe um espelho das cadernetas de saúde das crianças, atualizados, melhorando assim o acompanhamento das mesmas. Contamos também na área com um especialista em pediatria que faz atendimento a cada dias, possibilitando um melhor acompanhamento das crianças, assim como interconsultar aquelas que sejam de risco.

Nossa equipe de saúde faz buscas ativas de crianças com vacinação ou puericulturas atrasadas, assim como de crianças com baixo peso ou prematuras, as quais são avaliadas pelo pediatra e a equipe de saúde.

Em relação à importância do aleitamento materno exclusivo até 6 meses e a alimentação saudável da criança são realizadas palestras para as mães e as gravidas, onde são divulgadas os benefícios para a criança do aleitamento materno. Também são divulgados em cada consulta de puericultura.

Nossa reunião da equipe foi muito importante pois relevou que o acompanhamento das crianças na nossa UBS está sendo feito do melhor jeito possível, mais mesmo assim precisamos de continuar trabalhando cada dia melhor para manter uma puericultura de excelente qualidade e desse jeito promover e proteger a saúde das crianças para que tenham um bom crescimento e desenvolvimento.

 

REFERÊNCIAS

 

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde da criança: aleitamento materno e alimentação complementar. Brasília: Ministério da Saúde, 2015.

 

CALMON, R.; VIANA, F.; KAWASAKA, A. L. Puericultura, o que é? Por que é importante? 2017. Disponível em: < http://saude4kids.com/puericultura/ >. Acesso em: 15 ago. 2018.

 

 

Quadro 1: Questionário da Microintervenção, 2018.

QUESTÕES

SIM

NÃO

A equipe realiza consulta de puericultura nas crianças de até dois anos (crescimento/desenvolvimento)?

X

 

A equipe utiliza protocolos voltados para atenção a crianças menores de dois anos?

X

 

A equipe possui cadastramento atualizado de crianças até dois anos do território?

X

 

A equipe utiliza a caderneta de saúde da criança para o seu acompanhamento?

X

 

Há espelho das cadernetas de saúde da criança, ou outra ficha com informações equivalentes, na unidade?

X

 

No acompanhamento das crianças do território, há registro sobre:

QUESTÕES

SIM

NÃO

Vacinação em dia

X

 

Crescimento e desenvolvimento

X

 

Estado nutricional

X

 

Teste do pezinho

X

 

Violência familiar

X

 

Acidentes

X

 

A equipe acompanha casos de violência familiar conjuntamente com os profissionais de outro serviço (CRAS, Conselho Tutelar)?

X

 

A equipe realiza busca ativa das crianças:

QUESTÕES

SIM

NÃO

Prematuras

X

 

Com baixo peso

X

 

Com consulta de puericultura atrasada

X

 

Com calendário vacinal atrasado

X

 

A equipe desenvolve ações de promoção do aleitamento materno exclusivo para crianças até seis meses?

X

 

A equipe desenvolve ações de estímulo à introdução de alimentos saudáveis e aleitamento materno continuado a partir dos seis meses da criança?

X

 

Fonte: elaboração própria, 2018.

 

 

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Ponto(s)