27 de agosto de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

RELATO DE EXPERIÊNCIA

 

TÍTULO: AÇOES EDUCATIVAS VOLTADAS PARA A MELHORÍA DA ATENÇÃO Á SAÚDE DA CRIANÇA NA UBS RAIMUNDO GOOD LIMA, EM ESTÂNCIA (SE)

ESPECIALIZANDO: NEIRIS MONTES DE OCA REYES

ORIENTADOR: RICARDO HENRIQUE VIEIRA DE MELO

 

Na minha unidade básica de saúde a atenção á saúde da criança é uma fortaleza. Temos o cronograma de consultas de puericultura, que permite avaliar e promover o crescimento e o desenvolvimento, além de realizar atividades de educação em saúde com a participação dos pais ou responsáveis com ênfase em: prevenção de doenças e acidentes; aspectos da educação infantil; alimentação; vacinas; estimulação; higiene pessoal e bucal. Também são realizados diagnósticos clínicos e preenchimento da caderneta de saúde da criança.

As consultas de puericultura são feitas de acordo com o protocolo proposto pelo Ministerio de Saúde. A equipe realiza consulta de puericultura nas crianças de até dois anos (crescimento/desenvolvimento); utiliza protocolos voltados para atenção a crianças menores de dois anos; possui cadastramento atualizado de crianças até dois anos do território; utiliza a caderneta de saúde da criança para o seu acompanhamento; tem espelho das cadernetas de saúde da criança.

No acompanhamento das crianças do território, há registro sobre: teste do pezinho vacinação em dia, crescimento e desenvolvimento, estado nutricional. Em casos de violência familiar a equipe aciona a rede com o Conselho Tutelar de criança e adolescente e, em seguida, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), onde são acompanhados em conjunto com disposição de outros profissionais, caso seja necessário.

Para as crianças prematuras, com baixo peso, com consulta de puericultura atrasada e com calendário vacinal atrasado, é realizada a busca ativa pela equipe e são reagendados. Também a equipe desenvolve ações de promoção do aleitamento materno exclusivo para crianças até seis meses e desenvolve ações de estímulo à introdução de alimentos saudáveis e aleitamento materno continuado a partir dos seis meses da criança.

Como atividades exitosas que a equipe desenvolve estão as ações educativas voltadas para a promoção do aleitamento materno exclusive para criança até seis meses e alimentação saúdavel (a partir dos seis meses). Para fortalecer a saúde da crianca em nosso territorio temos grupos de gestantes, puerperas e mães que amamentam, com a participação ativa dos pais. Os grupos tem como objetivo esclarecer as dúvidas e preconceitos com respeito ao aleitamento materno exclusivo, esclarecendo todas as dúvidas e inquietações e reforçamos os benefícios da amamentação, tanto para mãe quanto para o bebê, para a família. Ao final falamos sobre as dicas para amamentação, possíveis causas para o abandono do aleitamento materno e como afrontá-lo. Além disso, reforçamos essas orientações para as mães com filhos maiores de seis meses de idade, onde explicamos, em detalhe, a importância da alimentação saúdavel segundo a idade, para prevenção de doenças diarreicas e parasitarias.

Estas atividades fazem que o 100% das crianças menores de seis meses tenham aleitamento materno exclusive e que os maiores de seis meses até um ano tenham uma alimentação saudável  de acordo com a idade.

Alem disso, conseguimos que todas as crianças tenham as imunizaçoes atualizadas. Para isso, capacitamos aos agentes comunitarios de saúde para alcançar uma melhor objetividade na hora da busca ativa, elaboramos um cartaz com o esquema de vacinação atualizado e postamos na sala de reuniões, para que pudesse estar visível para todo o pessoal da equipe.

Em nossa unidade, além do cronograma de consultas de puericultura, também são realizadas nas creches da área de abregência as atividades de avaliação antropométrica, situacão vaçinal e palestras educativas lúdicas (teatro infantile, músicas, etc.).

Os resultados são avaliados nas reunioes da equipe através da produção e relatórios do sistema de saúde (e-SUS).

Na verdade, a atenção á saúde da criança é um tema muito sensivel para todo mundo em geral. Com estas açoes de promoção e prevenção esperamos aumentar o conhecimento e importancia de temas como o aleitamento materno exclusivo, a alimentação saúdavel, as inmunizaçoes e o crecimiento e desenvolvimento da criança, pois é um processo continuo de apendizagem onde a familia e a equipe desempenham um papel fundamental.

As dificultades quanto a este tema foram o desconhecimento, os preconceitos os tabus, que ainda existe em muitas pessoas. Nossa expectativa é ampliar estes aspectos, eliminando os tabus e preconceitos para conseguir melhorar os indicadores de saúde da criança.

 

 

 

 

Quadro 1: Questionário da Microintervenção, 2018.

QUESTÕES

SIM

NÃO

A equipe realiza consulta de puericultura nas crianças de até dois anos (crescimento/desenvolvimento)?

X

 

A equipe utiliza protocolos voltados para atenção a crianças menores de dois anos?

X

 

A equipe possui cadastramento atualizado de crianças até dois anos do território?

X

 

A equipe utiliza a caderneta de saúde da criança para o seu acompanhamento?

X

 

Há espelho das cadernetas de saúde da criança, ou outra ficha com informações equivalentes, na unidade?

X

 

No acompanhamento das crianças do território, há registro sobre:

QUESTÕES

SIM

NÃO

Vacinação em dia

X

 

Crescimento e desenvolvimento

X

 

Estado nutricional

X

 

Teste do pezinho

X

 

Violência familiar

X

 

Acidentes

X

 

A equipe acompanha casos de violência familiar conjuntamente com os profissionais de outro serviço (CRAS, Conselho Tutelar)?

X

 

A equipe realiza busca ativa das crianças:

QUESTÕES

SIM

NÃO

Prematuras

X

 

Com baixo peso

X

 

Com consulta de puericultura atrasada

X

 

Com calendário vacinal atrasado

X

 

A equipe desenvolve ações de promoção do aleitamento materno exclusivo para crianças até seis meses?

X

 

A equipe desenvolve ações de estímulo à introdução de alimentos saudáveis e aleitamento materno continuado a partir dos seis meses da criança?

X

 

Fonte: elaboração própria, 2018.

 

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Ponto(s)