22 de setembro de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

 

 

MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE DAS CRIANÇAS DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE NOVA APARECIDA, SANTANA DO MATOS, RIO GRANDE DO NORTE

 

 

 

DISCENTE: MIRELVYS RODRIGUEZ PILETA

 

ORIENTADORA: DANIELE VIEIRA DANTAS

 

 

 

A equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) Nova Aparecida, durante a reunião mensal, discutiu a cerca das ações de crescimento e desenvolvimento das crianças de zero a 6 anos atendidas na UBS.

 

Atualmente, a UBS conta com 18 crianças menores de um ano e realizamos puericultura a grupos etários desde o nascimento até seis anos. Os índices de qualidade da UBS necessitam de melhoria, das 18 crianças que precisam estar em dia com suas consultas, de acordo com o protocolo do Ministério de Saúde (MS), temos apenas 12, o que representam 67% do total. Isto ocorre porque muitas das crianças vivem em áreas distantes que dificultam o acesso. Quanto ao atraso de consultas agendadas com menos de 7 dias, temos 3 crianças (17%), sendo uma por ausência da área. Diante desses dados, nossa equipe implantou uma estratégia para resgatar aquelas crianças: marcamos um dia de visitas domiciliares para realizar as avaliações e conhecer os motivos da não comparência na UBS e outras foram resgatadas em palestras que fizemos nas áreas.

 

O teste do pezinho em até 7 dias foi feito em 10 (56%) das 18 crianças, porque lamentavelmente não contamos com pessoal autorizado para a realização na UBS, sendo disponibilizado apenas no hospital. Em relação a atualização vacinal, 17 crianças estão em dia e a que não está atualizada foi devido a doença. Todos os demais parâmetros de indicadores de qualidade como orientações para aleitamento materno exclusivo, prevenção de acidentes, monitoramento do desenvolvimento e crescimento encontram-se com100% de efetividade.

 

Temos grandes dificuldades na realização das primeiras consultas de puericultura porque, apesar de oferecermos orientações para todas as mães durante o atendimento pré-natal sobre a importância de ir ao posto de saúde, as puérperas não compreendem a importância das consultas das crianças e alegam que não tem uma rede de apoio que cuide dos outros filhos enquanto elas comparecem a UBS.  

 

Minha UBS realiza a consulta de puericultura feita pelo médico, a enfermeira e o odontólogo. Não temos nutricionista, pediatra ou psiquiatra, dispomos apenas de psicólogo. Apesar disso, as crianças recebem um bom atendimento baseado em protocolo feito pela Secretária de Saúde Municipal com base no MS. Realizamos diagnóstico e tratamento de problemas clínicos gerais, de saúde bucal, imunizações, prevenção de anemias, promoção do aleitamento materno entre outras, importantes para ou desenvolvimento infantil.

 

Na UBS, todas são classificadas segundo seu risco e em seu prontuário são preenchidos todos os dados registrados na consulta e a data da próxima. Utilizamos protocolos se necessitarmos realizar algum encaminhamento e contamos com arquivos específicos para registros dos atendimentos.

 

Uma vez por mês, a equipe – enfermeira, ACS, técnica em enfermagem e médica – realiza atividades de grupos com mães das crianças de puericultura no âmbito da UBS, nas escolas e nas associações de bairros, dando orientações sobre alimentação saudável, imunização e o próximo ponto a ser discutido será acerca do desenvolvimento psicomotor da criança.

 

A experiência tem sido excelente, somos acolhidos com muito carinho, os usuários acham esse encontro favorável para saúde, algumas áreas contam com a participação das avós, que em muitas ocasiões são as cuidadoras das crianças. A ação tornou-se gratificante para a equipe e os usuários, ressaltando que a UBS trabalha como uma equipe unida no atendimento da criança e pensando sempre em solucionar os problemas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Ponto(s)