10 de setembro de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

Título :Atenção à Saúde Mental da Estratégia de Saúde da Família Equipe Nazaré Mineiro, Município Laranjal do Jari/AP

Especializando: Mineylis Dominguez Brizuela 

Orientador: Cleyton Cézar Souto Silva   

A puericultura é considerada uma importante estratégia de cuidado preventivo, sendo um dos eixos das ações desenvolvidas na atenção à saúde da criança. É capaz de orientar e promover ações de promoção da saúde e de bem-estar infantil, além de permitir a detecção precoce de problemas de saúde e oportunizar seu tratamento em tempo hábil. Esse segmento prevê um calendário básico de consultas, que deve ser cumprido corretamente, promovendo a busca ativa dos faltosos (Vieira ,2012). Com a finalidade de possibilitar o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil, o Ministério da Saúde prevê que toda criança deve passar por, no mínimo, sete consultas de puericultura no primeiro ano de vida (Brasil 2012)

As consultas de Puericultura, realizadas no âmbito da Estratégia de Saúde da Família (ESF), constituem um momento oportuno para o desenvolvimento de ações voltadas para a promoção da saúde, bem como são ideais para as atividades focadas na prevenção de agravos por meio da educação em saúde. Além disso, são cruciais para garantir um atendimento de qualidade (Brasil 2014).

Por meio das consultas de puericultura, os profissionais médicos e de enfermagem, têm a oportunidade de realizar a investigação ou a identificação do perfil das crianças acompanhadas, dessa forma, possibilitando analisar se o padrão de crescimento e desenvolvimento está alinhado com a idade. Além disso, é possível reconhecer e conhecer as afecções presentes ou mesmo aquelas já ocorridas, bem como analisar o calendário vacinal e ampliar o conhecimento de sua população (Pereira 2012)

A puericultura é uma das diversas ações contempladas pela ESF que possuem, como finalidade, fazer o acompanhamento do crescimento e do desenvolvimento de saúde de crianças; proferir orientações acerca da prevenção de acidentes conforme a faixa etária; avaliar o desenvolvimento neuropsicomotor; identificar dúvidas e dificuldades de mães e de outros membros da família, na perspectiva de esclarecê-las; verificar a cobertura vacinal; incentivar a prática do aleitamento materno; orientar quanto à introdução da alimentação complementar. Além disso, está voltada para a prevenção das principais afecções que acometem as crianças no primeiro ano de vida, como a diarreia e as infecções respiratórias (Santos DAS, Pinheiro MTM ,2015).

Nesse cenário, a puericultura é tida como uma ferramenta que possui a finalidade de atuar sobre o binômio mãe-filho, com ênfase no período da infância, uma vez que essa é a etapa da vida de maior vulnerabilidade biológica (Pereira 2012).

Nesse contexto, destaca-se que, médico e enfermeiro são fundamentais na realização da puericultura, pois esta envolve uma sequência de etapas que direcionam as ações de modo que haja um atendimento eficaz às necessidades da saúde da criança e aos anseios da família. Não se trata apenas de aferir as medidas antropométricas, mas, sim, avaliar a criança na sua integralidade, observando crescimento e desenvolvimento, com ênfase nas orientações de cuidados proferidas para a mãe (Vasconcelos VM, 2012) Estas orientações de cuidado são dirigidas à mãe, mas, muitas vezes, no momento da avaliação do filho, elas ficam mais preocupadas com o resultado do que se está avaliando do que com as orientações que estão sendo dadas.

Utilizando como ferramenta Programa Nacional de Melhoria na Qualidade da Atenção Básica – PMAQ, nossa equipe de saúde da família realizou uma reunião com todos os membros, para analisar o desenvolvimento a atenção a saúde da criança, no acompanhamento do crescimento/ desenvolvimento na infância, e assim perfeiçoar nosso trabalho com a comunidade.

Foram analisadas fundamentais mente as consultas de puericultura, evidenciando que constitui esta nossa maior dificuldade: pôs o por cento de nascimentos vivos que formam parte de nossa área de abrangência, não constitui o 100 % da assistência a as consultas de puericultura. Concluindo que precisasse fortalecer na promoção das consultas de puericultura a partir do terceiro trimestre da gravidez, além do trabalho dos Agentes Comunitários da Saúde direita mente na comunidade.

Outro ponto que foi avaliado na nossa reunião, que foi achada como nossa maior potencialidade, es que contamos em a unidade com o Centro Municipal de Vacinas, com a cobertura de 100 % das vacinas para nossos grupos prioritários, gravidas e crianças menores de 2 anos. Se determino que a realização de atividades de promoção de saúde das crianças, na sala de espera da nossa UBS os dias de vacinação e consultas de puericultura, onde participaram mães com filhos menores de 2 anos.

Durante todo um mês se realizaram atividades, desenvolvidas pelo Medica Clinica Geral e Enfermeiro, com diferentes temáticas explanadas nas sessões educativas direcionadas ao universo do cuidado à criança, a saber: “Aleitamento materno”; “Alimentação infantil”; “Higiene da criança”; “Imunização”; “Cuidados com a criança: ambiente em que vive, sono e repouso”. Os temas foram selecionados conforme a relevância e a abrangência no contexto das consultas de Puericultura. Para isso, faz-se necessário compreender que a Puericultura está voltada para aspectos da promoção de saúde infantil, na prevenção de doenças e educação da criança e de seus familiares. Foram realizadas orientações  de possíveis riscos de agravo à saúde, favorecendo informação sobre medidas preventivas eficazes, entre elas: promover a educação alimentar; imunização; segurança e prevenção de acidentes; prevenção de lesões intencionais no ambiente doméstico; estimular a promoção da saúde e a prevenção das doenças mais comuns na infância; promover a higiene da criança; propiciar a socialização e estimulação cultural e adaptação da criança em seu meio social ( Nascimento RS, 2010).

O quantitativo de mães por sessão educativa variou de sete a vinte que aceitaram participar dos encontros nos quais eram proferidos os objetivos da sessão antes de as mães entrarem nas consultas de Puericultura. Foram realizadas, até o momento, 5 sessões educativas e, durante elas, foi possível verificar o conhecimento pré-existente, além de implementar estratégias de educação em saúde e, posteriormente, foi verificado o conhecimento após as explanações.

 No que concerne às sessões educativas, é válido destacar que estas assumiram uma conotação valorosa, tendo em vista que possibilitaram promover alavancar o conhecimento das mães referentes às temáticas trabalhadas, sendo também ressaltada a notável interação ocorrida entre as participantes em todas as atividades, fato esse que promoveu o compartilhamento de saberes e experiências em relação à prática de cuidado à criança.

Nossa equipe determinou como estratégia de saúde continuar com as atividades educativas, já que os resultados encontrados foram positivos, aumentando mais do 50 % de assistência nas consultas de puericultura, a assim promover a saúde infantil a maior parte de nossa comunidade, alcançar nosso objetivo fundamental, uma atenção à saúde, de qualidade.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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