CAPÍTULO V: Atenção à Saúde da Criança: Crescimento e Desenvolvimento
TITULO: cuidados gerais com a criança
Especializando: MICILENE GALE
Orientador: RAFAEL SOARES DIAS
O conceito de desenvolvimento é amplo e refere-se a uma transformação complexa, contínua, dinâmica e progressiva, que inclui, além do crescimento, maturação, aprendizagem e aspectos psíquicos e sociais.Costuma-se falar em desenvolvimento de forma distinta entre desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial, como uma forma de facilitar o estudo do desenvolvimento humano. Mas cabe apontar que tais aspectos estão interligados e influenciam-se mutuamente durante a vida do indivíduo.
O crescimento e o desenvolvimento são eixos referenciais para todas as atividades de atenção as crianças e ao adolescente sobre os aspectos biológicos, afetivos, psíquicos e sociais. A influência do meio ambiente ocorre desde a vida intra-uterina, quando o crescimento é limitado a partir de um certo momento pelo espaço da cavidade intra-uterina, até a idade adulta e os cuidados gerais com a criança assim como os demais aspectos citados acima, também são fundamentais para o bom crescimento e desenvolvimento do individuo. Estabelecer relações precoces com pessoas que a escutem e entendam suas necessidades, que lhe dêem suporte afetivo e emocional e lhe proporcionem oportunidades seguras de explorar e conhecer o mundo que a rodeia, são condições essenciais ao adequado crescimento e desenvolvimento da criança.
A equipe básica de saúde sempre esta presente realizando as consultas de puericultura nas crianças até dois anos, mesmo nos lugares mas distantes e com difícil acesso. As consultas são realizadas pela médica e enfermeiro, contando também com o monitoramento pelo agente comunitário de saúde. Seguimos os protocolos específicos para cada fase da infância e estamos sempre atentos a caderneta vacinal de nossas crianças.
Utilizamos todos os recursos disponíveis em nossa unidade para monitorar e acompanhar o crescimento e desenvolvimento infantil dessas crianças que são em sua maioria filhos e filhas de pais de baixa renda e que vivem em zona rural. Com a chegada dos imigrantes da Venezuela houve um aumento considerável no índice de desnutrição. Nossa equipe tem realizado busca ativa dessas crianças para fazer os registros com os indicadores antropométricos e idade que são utilizados como indicadores diretos para avaliar o estado nutricional da criança.
Cada criança com desnutrição é encaminhada para o nutricionista e posteriormente mantém o acompanhamento com a equipe até sair do quadro de desnutrição.
Devemos estar sempre atentos às datas de consultas dessas crianças, ao resultado dos exames solicitados e a higiene bucal. Não menos importantes são as orientações sobre amamentação e os benefícios do aleitamento materno, dentre eles o vinculo afetivo entre mãe e bebê.
Questionário para Microintervenção
QUESTÕES |
SIM |
NÃO |
A equipe realiza consulta de puericultura nas crianças de até dois anos (crescimento/desenvolvimento)?
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X |
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A equipe utiliza protocolos voltados para atenção a crianças menores de dois anos?
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x |
A equipe possui cadastramento atualizado de crianças até dois anos do território?
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X |
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A equipe utiliza a caderneta de saúde da criança para o seu acompanhamento?
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X |
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Há espelho das cadernetas de saúde da criança, ou outra ficha com informações equivalentes, na unidade?
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X |
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No acompanhamento das crianças do território, há registro sobre:
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QUESTÕES |
SIM |
NÃO |
Vacinação em dia |
X |
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Crescimento e desenvolvimento |
X |
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Estado nutricional |
X |
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Teste do pezinho |
X |
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Violência familiar |
X |
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Acidentes |
X |
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A equipe acompanha casos de violência familiar conjuntamente com os profissionais de outro serviço (CRAS, Conselho Tutelar)?
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X |
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A equipe realiza busca ativa das crianças:
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QUESTÕES |
SIM |
NÃO |
Prematuras |
X |
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Com baixo peso |
X |
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Com consulta de puericultura atrasada |
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x |
REFERENCIAS
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Departamento de Atenção
Básica.
Saúde da criança:
acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil. Brasília: Ministério da Saúde, 2002.
Ponto(s)