SAÚDE DA CRIANÇA,CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO
ESPECIALIZANDA: MARIBENIA SUAREZ LOPEZ
ORIENTADORA: DANIELE VIEIRA DANTAS
COLABORADORES: SUZANE DA SILVA ALVES, ROSELI GOMES FONTES, IVONALDO DA SILVA DE MEDEIROS, JOSIEL ANTONIO DE OLIVEIRA, GERLANE ISABEL DE OLIVEIRA E ROSILENE CAMILO DA S
A atenção a criança tem como objetivo criar condições para que tenha um atendimento integrado com a prioridade para os grupos de risco, através de melhoria da qualidade do atendimento e acompanhamento certo pela equipe de saúde da família. Isto é fundamental para o crescimento e desenvolvimento da criançaatravés de ações de promoção, proteção,recuperação e reabilitação de saúde das crianças.
Neste sentido, a equipe de saúde da família da Unidade Básica de Saúde (UBS) II do município de Lagoa D’Anta tomou a decisão de realizar uma reunião para revisar e melhorar o acompanhamento das crianças na área de saúde correspondente. Areunião foi na própria UBS com os profissionais da equipe em geral: médico, enfermeira, Agentes Comunitários de Saúde (ACS),técnico em enfermagem e os profissionais do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF).
Durante a reunião, foram discutidas as principais atividades realizadas pela equipe: consultas de puericultura (Crescimento e Desenvolvimento – CeD) nas crianças de até dois anos,na1ª semana, 1º mês, 2º mês, 4º mês, 6º mês, 9º mês e 12º mês, programas e agendadas pela enfermeira e medico; visitas domiciliaresexecutadas pelo médico, enfermeira e ACS; duas consultas no 2º ano de vida (18º e 24º mês) e, a partir do 2º ano, conforme recomendação do Ministério da Saúde utilizando os protocolos e cadastro para o atendimento da criança no território; utilização e atualização da caderneta da criança em cada consulta ou visita domiciliar para acompanhamento; registros e atividades de vacinação (pentavalente,antimeningocócica, tríplice viral,antigripal e todas as vacinas correspondentes segundo a idade da criança; acompanhamento e seguimento do teste do pezinho e estado nutricional da criança; acompanhamento dos casos de violência familiar conjuntamente com os profissionais de outros serviços como Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Conselho Tutelar.
Além disso, a equipe realiza visita domiciliar às crianças com atraso na vacinação, atraso nas consultas correspondentes e agendadas e ações de promoção do aleitamento materno exclusivo para crianças até seis meses, bem como desenvolve atividades de estímulo à introdução de alimentos saudáveis e aleitamento materno continuado a partir dos seis meses, fomentando assim a incorporação de diferentes alimentosimportantes para um bom estado nutricional da criança.
No município, temos registro de crianças menores de seis meses que não estão em Aleitamento Materno Exclusivo (AME). Nessa perspectiva, como microintervenção, a equipe realizou atividades de promoção asaúde e palestras com as mães deste grupo de crianças, considerado de risco,para fomentara importância do AMEpara a criança e a mãe. Além disso, abordou as causas e consequências do desmame precoce e doenças que a criança poderá desenvolver durante seu Crescimento e Desenvolvimento.
Desta forma,a equipe da UBS refletiu sobre a assistência infantil na UBS II de Lagoa D’Anta, a importância desse cuidado e desenvolveu ações de melhoria.
Ponto(s)