15 de novembro de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

 

ATENÇÃO À SAÚDE DA CRIANÇA: CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE BOQUEIRÃO

 

ESPECIALIZANDA: LILIANA ROMÁN RAMÍREZ

ORIENTADORA: DANIELE VIEIRA DANTAS

 

Os primeiros anos de vida são aqueles em que melhor se pode estimular o desenvolvimento global do indivíduo. É um ciclo de grande promessa e ao mesmo tempo de ameaças consideráveis (BRASIL, 2016). A atenção a criança começa desde o pré-natal, sendo a primeira infância uma etapa crítica da vida, na qual o acompanhamento na Unidade Básica de Saúde (UBS) é fundamental para identificar problemas de saúde. Além disso, com as consultas de puericultura é possível orientar as mães sobre os cuidados necessários para que a criança tenha boa saúde, como estimular o desenvolvimento, proteger de acidentes e doenças evitáveis (BRASIL, 2018).

Na UBS Boqueirão, as consultas seguem o estabelecido pelo Ministério da Saúde, em que se realiza uma consulta na primeira semana de vida, uma consulta por mês até os 12 meses, uma consulta aos 18 meses e outra aos 24 meses. A partir do segundo ano, uma consulta por ano, próxima ao mês do aniversário, com acompanhamento diferenciado nos casos que precisam.

A equipe possui cadastramento atualizado das crianças até dois anos no território, com registro por data de nascimento, assim como registro das grávidas com a data provável de parto para o início da atenção ao binômio puérpera-lactante. A equipe utiliza a caderneta de saúde da criança para seu acompanhamento, além da ficha de atendimento na unidade com os dados necessários de cada consulta de puericultura oferecida.

No acompanhamento das crianças do território, temos registro de vacinação especificando se estar em dia ou em atraso e, caso não esteja atualizado, especifica-se o motivo. Além disso, registra-se crescimento e desenvolvimento psicomotor e dentário, avaliação nutricional, resultado do teste do pezinho, ocorrência de acidentes e violência familiar, ressaltando a não ocorrência de violência na família com as crianças até o momento.

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) sinalizam para os demais membros da equipe sobre consultas e vacinas em atraso para que se programe a atualização. Os ACS também comunicam a UBS sobre a chegado do Recém-nascido no domicilio para que haja a visita domiciliária dos nos primeiros 10 dias de nascido e a partir disso inicie-se a programação da primeira consulta de puericultura na unidade.

No momento em que as mães ou gestantes estão na UBS, aproveita-se para realizar atividades de promoção, abordando temas importantes como aleitamento materno exclusivo até seis meses de idade e posteriormente complementar segundo estabelecido para a incorporação gradual dos alimentos; sinais de perigo da criança; prevenção de acidentes e complicações na gravidez e no parto que podem desenvolver óbito fetal ou infantil.

Por todo o exposto, é necessário praticar o estabelecido nas políticas públicas para o atendimento as crianças, considerando importante uma abordagem holística. Neste sentido, nossa equipe realiza consulta de puericultura nas crianças de até dois anos, sendo a demanda programada atendida nas terças-feiras, na qual utilizamos protocolos voltados para este público. Existe interação entre família, ACS e médica e, quando o recém-nascido e a mãe chegam na área, realiza-se a visita puerperal e a continuidade da atenção na UBS.

 

REFERÊNCIAS

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC): documento orientador de implementação. Brasília: MS, 2016.

______. Mortalidade infantil no Brasil. 2018. Disponível em: <https://m.brasilescola.uol.com.br>. Aceso em: 18 ago. 2018.

 

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Ponto(s)