27 de novembro de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

AÇÕES DE MELHORIA NO CUIDADO DE SAÚDE DE CRIANÇAS NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DE MANUEL VIEIRA

 

ESPECIALIZANDA: LILIANA PÉREZ PÉREZ

ORIENTADORA: DANIELE VIEIRA DANTAS

 

O desenvolvimento e crescimento das crianças de zero a dois anos de idades é uma etapa fundamental para toda criança, que repercute por toda vida. Neste sentido, é de suma importância o bom desenvolvimento das crianças nesta etapa, onde uma correta e oportuna orientação para as mães baseada em estimulação precoce, aleitamento materno até os dois anos, prevenção de doenças e acidentes tem que ser prioridade.

A Unidade Básica de Saúde Manoel Vieira conta com consultas de puericultura programadas todas as terças-feiras pela manhã, realizada pela enfermagem. Nesta consulta, faz-se controle de Crescimento e Desenvolvimento (CeD), do estado nutricional, do Teste do pezinho, da vacinação, da violência familiar.

As maiores dificuldades observadas ocorrem após os 12 meses de idade, além de incorporação de alimento em crianças antes dos seis meses e abandono do aleitamento materno, mesmo realizando-se atividades de promoção de saúde e com o trabalho das Agentes Comunitária de saúdes com pesquisa e orientações ativa.

Nesse sentido, realizou-se reunião com a equipe de saúde procurando novas estratégias de intervenção com objetivo de melhorar a atenção à saúde infantil e o aleitamento materno, atingir 100% das consultas de puericultura de crianças de zero a dois anos e cumprimento do esquema de vacinação.

A estratégia traçada foi de toda segunda-feira (dia do Pré-natal) e terça-feira realizar palestra em conjunto com equipe, na qual se aborde a importância e benefício da higiene e cuidado do recém-nascido, vacinação, aleitamento materno, CeD, nutrição, violência familiar e prevenção de acidentes).

Além disso, foi desenvolvido pela técnica em enfermagem um panfleto contendo resumo do esquema de vacinação com as idades e as doenças preveníveis. Este panfleto será distribuído aos usuários.

Com essas ações, a equipe buscou levar conscientização aos pais sobre a saúde de seus filhos, prevenções de doenças e acidentes. O resultado desta microintervenção foi positiva, com boa recepção dos panfletos, mas com dificuldade na produção destes para maior divulgação. Há, na unidade, banners contendo para promover os temas abordados nas palestras. E se tem boas expectativas, de continuidade dessas ações educativas, observando-se o compromisso da equipe com a melhoria no cuidado de nossas crianças.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Ponto(s)