TÍTULO: CRESCENDO COM QUALIDADE
Especializando: LÍDIA GALVÃO WILHELM
Orientadores: Maria Betânia Morais de Paiva
Colaborador: Mackson Emiliano Farias da Silva (Agente Comunitário de Saúde)
Ao analisar a tarefa do Módulo de Crescimento e Desenvolvimento (CD), encontrei-me novamente em contato com o Programa de Melhoria de Acesso e Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB) e suas recomendações.
Um questionário havia sido elaborado baseado nesse programa, contemplando as atividades desenvolvidas na atenção à criança e que identificava como estavam organizadas as ações na nossa unidade.
Quadro 7 – Tabela de Questionários.
QUESTÕES |
SIM |
NÃO |
A equipe realiza consulta de puericultura nas crianças de até dois anos (crescimento/desenvolvimento)? |
X |
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A equipe utiliza protocolos voltados para atenção a crianças menores de dois anos? |
X |
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A equipe possui cadastramento atualizado de crianças até dois anos do território? |
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X |
A equipe utiliza a caderneta de saúde da criança para o seu acompanhamento? |
X |
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Há espelho das cadernetas de saúde da criança, ou outra ficha com informações equivalentes, na unidade? |
X |
|
No acompanhamento das crianças do território, há registro sobre: |
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QUESTÕES |
SIM |
NÃO |
Vacinação em dia |
X |
|
Crescimento e desenvolvimento |
X |
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Estado nutricional |
X |
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Teste do pezinho |
X |
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Violência familiar |
|
X |
Acidentes |
|
X |
A equipe acompanha casos de violência familiar conjuntamente com os profissionais de outro serviço (CRAS, Conselho Tutelar)? |
|
X |
A equipe realiza busca ativa das crianças: |
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QUESTÕES |
SIM |
NÃO |
Prematuras |
X |
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Com baixo peso |
X |
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Com consulta de puericultura atrasada |
X |
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Com calendário vacinal atrasado |
X |
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A equipe desenvolve ações de promoção do aleitamento materno exclusivo para crianças até seis meses? |
X |
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A equipe desenvolve ações de estímulo à introdução de alimentos saudáveis e aleitamento materno continuado a partir dos seis meses da criança?
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X |
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Fonte: Questionário da Biblioteca Virtual PEPSUS, adaptado pela autora (2018)
Para essa análise, utilizamos a reunião semanal da equipe para discutir e assinalar cada item de acordo com a resposta sendo “sim” ou “não”.
Imagem 7 – Reunião de Equipe.
Fonte: Elaboração da autora (2018)
A maioria das questões obtiveram a concordância de todos, porém em algumas situações foram identificadas falhas, tais como:
– O cadastro das crianças menores de 2 anos fica incompleto por falta de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e outros profissionais em várias microáreas;
– A interrelação com outras unidades da Rede de Atenção como o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e Conselho Tutelar,praticamente não existe em casos de violência familiar e acidentes.
Todos os registros de acompanhamento das crianças são feitos na Caderneta de Saúde e no seu prontuário, bem como os registros das vacinas que são feitos em ficha espelho específica.
Como experiência exitosa podemos relatar a implantação do acompanhamento do Crescimento e Desenvolvimento (CD) para crianças de 2 a 9 anos, além da realização de CD’s coletivos. Essas atividades já vem acontecendo a partir de uma intervenção realizada no primeiro módulo do Curso de Especialização do PEPSUS. Desde essa época, as crianças vêm sendo cadastradas e o primeiro CD coletivo foi então realizado.
Imagem 8 – CD Coletivo.
Fonte: Elaboração da autora (2018)
As crianças foram agendadas e na reunião foram medidas e pesadas, calculado o Índice de Massa Corporal (IMC), sendo todos os dados registrados na Caderneta da Criança e no Prontuário. Foram discutidas em roda de conversa, a importância da Caderneta e do acompanhamento do CD, a prevenção de riscos para a saúde, a alimentação saudável e, finalizando, o esclarecimento de dúvidas para as mães e encaminhamento necessário.
Imagem 9 – CD Coletivo.
Fonte: Elaboração da autora (2018)
Concluímos essa reunião com a certeza que estamos no caminho certo e com a garantia de estarmos oferecendo a essas crianças melhor qualidade de vida e saúde.
Ponto(s)