21 de setembro de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

TÍTULO: CRESCENDO COM QUALIDADE

Especializando: LÍDIA GALVÃO WILHELM

Orientadores: Maria Betânia Morais de Paiva

Colaborador: Mackson Emiliano Farias da Silva (Agente Comunitário de Saúde)

 

Ao analisar a tarefa do Módulo de Crescimento e Desenvolvimento (CD), encontrei-me novamente em contato com o Programa de Melhoria de Acesso e Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB) e suas recomendações.

Um questionário havia sido elaborado baseado nesse programa, contemplando as atividades desenvolvidas na atenção à criança e que identificava como estavam organizadas as ações na nossa unidade.

Quadro 7 – Tabela de Questionários.

QUESTÕES

SIM

NÃO

A equipe realiza consulta de puericultura nas crianças de até dois anos (crescimento/desenvolvimento)?

X

 

A equipe utiliza protocolos voltados para atenção a crianças menores de dois anos?

X

 

A equipe possui cadastramento atualizado de crianças até dois anos do território?

 

X

A equipe utiliza a caderneta de saúde da criança para o seu acompanhamento?

X

 

Há espelho das cadernetas de saúde da criança, ou outra ficha com informações equivalentes, na unidade?

X

 

No acompanhamento das crianças do território, há registro sobre:

QUESTÕES

SIM

NÃO

Vacinação em dia

X

 

Crescimento e desenvolvimento

X

 

Estado nutricional

X

 

Teste do pezinho

X

 

Violência familiar

 

X

Acidentes

 

X

A equipe acompanha casos de violência familiar conjuntamente com os profissionais de outro serviço (CRAS, Conselho Tutelar)?

 

X

A equipe realiza busca ativa das crianças:

QUESTÕES

SIM

NÃO

Prematuras

X

 

Com baixo peso

X

 

Com consulta de puericultura atrasada

X

 

Com calendário vacinal atrasado

X

 

A equipe desenvolve ações de promoção do aleitamento materno exclusivo para crianças até seis meses?

X

 

A equipe desenvolve ações de estímulo à introdução de alimentos saudáveis e aleitamento materno continuado a partir dos seis meses da criança?

 

X

 

Fonte: Questionário da Biblioteca Virtual PEPSUS, adaptado pela autora (2018)

Para essa análise, utilizamos a reunião semanal da equipe para discutir e assinalar cada item de acordo com a resposta sendo “sim” ou “não”.

Imagem 7 – Reunião de Equipe.

 

Fonte: Elaboração da autora (2018)

A maioria das questões obtiveram a concordância de todos, porém em algumas situações foram identificadas falhas, tais como:

– O cadastro das crianças menores de 2 anos fica incompleto por falta de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e outros profissionais em várias microáreas;

– A interrelação com outras unidades da Rede de Atenção como o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e Conselho Tutelar,praticamente não existe em casos de violência familiar e acidentes.

 Todos os registros de acompanhamento das crianças são feitos na Caderneta de Saúde e no seu prontuário, bem como os registros das vacinas que são feitos em ficha espelho específica.

Como experiência exitosa podemos relatar a implantação do acompanhamento do Crescimento e Desenvolvimento (CD) para crianças de 2 a 9 anos, além da realização de CD’s coletivos. Essas atividades já vem acontecendo a partir de uma intervenção realizada no primeiro módulo do Curso de Especialização do PEPSUS. Desde essa época, as crianças vêm sendo cadastradas e o primeiro CD coletivo foi então realizado.

Imagem 8 – CD Coletivo.

 

Fonte: Elaboração da autora (2018)

As crianças foram agendadas e na reunião foram medidas e pesadas, calculado o Índice de Massa Corporal (IMC), sendo todos os dados registrados na Caderneta da Criança e no Prontuário. Foram discutidas em roda de conversa, a importância da Caderneta e do acompanhamento do CD, a prevenção de riscos para a saúde, a alimentação saudável e, finalizando, o esclarecimento de dúvidas para as mães e encaminhamento necessário.

Imagem 9 – CD Coletivo.

 

Fonte: Elaboração da autora (2018)

Concluímos essa reunião com a certeza que estamos no caminho certo e com a garantia de estarmos oferecendo a essas crianças melhor qualidade de vida e saúde.

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