TITULO: Crescimento e desenvolvimento das crianças na UBS “Nova esperança”, município Laranjal do Jari/AP.
ESPECIALIZANDO: Jose Luís Perez Arcos
ORIENTADOR: Cleyton Cezar Souto Silva.
O crescimento e desenvolvimento das crianças é o principal indicador de suas condições de saúde. Assim o Ministro da Saúde prioriza seu acompanhamento desde o nascimento até os dez anos de idade na atenção básica, por meio da consulta de puericultura, buscando detectar preçocemente alterações no crescimento e desenvolvimento da criança para evitar complicações próprias de essa idade (Brasil 2007)
O crescimento é considerado como aumento do tamanho corporal, que cessa com o término do aumento em altura assim, para avaliar o crescimento das crianças é preciso realizar a mensuração e o acompanha mento das medidas antropométricas tais como: Peso, estatura, perímetro cefálico e torácico (Souza 2012).
Em relação ao desenvolvimento, pode ser entendido como mudança e expansão das capacidades do indivíduo por meio do crescimento, da maturidade e do aprendizado (Brasil 2007 ).
Para realizar nosso trabalho neste campo iniciamos uma coleta de dados na comunidade de nossa abrangência com opões dos agentes comunitários de saúde, fizerem um cadastro inicialmente de todas as crianças de 0 a 2 anos prenchando todos aos dados delas e encaminhando nos postos de saúde onde cada criança foi avaliada no consultório Médico da própria instituição, quanto ao crescimento e desenvolvimento infantil (peso, comprimento, perímetro cefálico, Perímetro (torácico, marcos do desenvolvimento infantil), além dos reflexos primitivos em crianças menores de um ano preenchendo os dados nos prontuários.
Nossa equipe de trabalho começo o trabalho fazendo uma reunião com todas as componentes de nossa equipe do trabalho: enfermeira medica dentista e agentes comunitários de saúde, nutricionista e vacinador.
A reunião foi baseada em um dinamismo educacional, em que houve troca de experiências e informações entre as partes. Os membros de nossa equipe tiveram a oportunidade de acompanhar as consultas e conhecer o protocolo seguido na realização das mesmas através de uma observação direta. A participação ocorreu de forma ativa através de questionamentos a respeito dos assuntos abordados, auxiliando tecnicamente, organizamos palestras que abordaram o tema da puericultura e as estratégias a seguir. Para isso contamos com o estudo do instrumento AMAQ, Dimensão: Perfil, Processo de Trabalho e Atenção Integral à Saúde, L – Subdimensão: Atenção integral à Saúde, 4.16 ate 4.20.
As consultas de crescimento e desenvolvimento foram planejadas cada 30 dias sendo agendadas pelos agentes comunitários de saúde.
No desenvolvimento das consultas de puericultura foi realizada uma escuta qualificada dos relatos das mães/responsáveis a respeito do cotidiano das crianças e dos cuidados impostos a elas. Logo durante as consultas realizamos na observação dos diversos indicadores do crescimento, sendo os mais comuns o peso, a estatura, os perímetros cefálico (PC), torácico e braquial, a erupção dentária e troca dos dentes (no âmbito da odontologia) o fechamento das fontanelas e suturas e, eventualmente, a idade óssea da criança, a equipe utilizo a cardeneta de saúde da criança para seu acompanhamento e o calendário das vacinas que ficara em dia, Foram ainda realizadas avaliações e aconselhamentos em relação à saúde geral e a nutrição das crianças, alem da realização do Teste do pezinho a todas as crianças.
Logo após, as mães foram orientadas pelo médico e enfermeiro em quanto ao calendário de vacinas, a nutrição e foram aconselhadas a respeito do aleitamento materno exclusivo, a importância de se ter hábitos alimentares saudáveis, desestimulando enfaticamente a ingestão de alimentos comprovadamente criogênicos, principalmente açúcares refinados. Foram informadas ainda, a respeito da primeira dentição, do início da escovação dentária a partir da erupção dos primeiros dentes, enfatizando a necessidade de supervisão até o final da idade.
Uma das principais dificuldades percebidas pela equipe nestas atividades foi à falta de conhecimento que existia entre os pais participantes do grupo em nossas palestras com relação a o calendário de vacinas das crianças atualizado assim como as doenças previsíveis por conta delas.
Como potencialidades destaca-se a recuperação do calendário vacinal de um 98 % de todas as crianças de nossa área de trabalho em um período corto de tempo.
Esperamos que nosso trabalho trouxesse benefícios tanto á pais, quanto para criança, tendo em conta que possibilitarão promover o conhecimento referente aos tópicos trabalhados, sendo também ressaltada a notável interação entre os participantes em todas as atividades, o que promove o compartilhamento de saberes e experiências em relação à prática de cuidado à criança e melhora a interação entre a unidade básica de saúde com a população.
REFERENCIAS
-BRASIL. Ministério da Saúde. Caderneta da Saúde da Criança – Passaporte da Cidadania. 2007.[Acesso em setembro de 2009]. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes].
-SOUZA, Sandra Coenga de; LEONE, Claudio; TAKANO, Olga Akiko, MORATELLI, Hélio Borba. Desenvolvimento de pré-escolares na educação infantil em Cuiabá, Mato Grosso, Brasil. Cad. Saúde Pública; 24(8): 1917-1926. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102- 311X2008000800020&lng=en. doi: 10.1590/S0102-311X2008000800020
Ponto(s)