TÍTULO: CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO EM NOSSA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE.
Especializando: Isnayeisi Bernal Rodríguez.
Orientadora: Maria Betânia Morais de Paiva.
Na atualidade, a população infantil sofre com o surgimento de doenças e agravos na saúde que na maioria dos casos podem ser evitados. Em muitas crianças são problemas que se apresentam pelo cuidado inadequado na primeira infância (0 a 5 anos de vida), sendo assim imprescindível a avaliação pelo profissional da saúde desde a concepção do indivíduo até o crescimento e desenvolvimento nos primeiros anos de vida.
Por tais motivos foram criadas políticas de saúde na Atenção Básica (AB) e protocolos na saúde da criança para melhorar e garantir um adequado acompanhamento desta primeira etapa de vida.
Em nossa unidade de saúde temos um cronograma previamente planejado com a participação de todos os integrantes da equipe para realizar as consultas de puericultura sendo destinado um expediente de trabalho para realizar esse cuidado. Decidiu-se que fosse no horário da manhã, todas as terças feiras.
Realizamos consultas de puericultura nas crianças de até dois anos utilizando os protocolos correspondentes para essa faixa etária, para isso contamos com a participação ativa dos agentes comunitários de saúde (ACS) no registro e na busca ativa de crianças recém chegadas na área de abrangência.
Em cada consulta de Crescimento e Desenvolvimento (CD) realizada é utilizada e atualizada a caderneta de saúde da criança como ferramenta imprescindível na avaliação pessoal e no acompanhamento de cada paciente.
Contamos com uma ficha de espelho das cadernetas de saúde da criança na qual registramos os dados de cada consulta feita pelo profissional da saúde, lembrando que é um binômio composto pelo médico e enfermeira da unidade e dessa maneira temos um controle evolutivo do paciente.
Esse documento é de muito valor, pois permite que façamos uma análise qualitativa mais aprofundada do estado de saúde da criança. Registrando fragilidades, como por exemplo: falta de assiduidade às consultas agendadas, principal fator para que não seja feito um monitoramento adequado do desenvolvimento na criança.
Além disso, podemos citar outros atores importantes na saúde da criança como: o esquema de vacina atualizado, o estado nutricional, o tipo de aleitamento e a presença ou não de infeções respiratórias e digestivas como principais causas de morbidade nessa idade, assim como de internamento médico.
Na reunião feita com nossa equipe para avaliar o trabalho feito até hoje, observamos que temos algumas dificuldades em registros, mas estes dados estão presentes nos prontuários como parte do atendimento em questão.
Começamos trabalhando na realização dos registros dos casos de violência familiar, testes do pezinho, destacando que este dado é colhido na primeira consulta de captação ao recém-nascido, logo somente faltaria o registro propriamente dito e, por último, o registro dos casos de acidentes. Neste período somente apresentamos um caso de parto prematuro e baixo peso, que também foram registrados para termos um controle mais definido dos mesmos.
A equipe desenvolve ações de promoção do aleitamento materno exclusivo para crianças até seis meses, assim como, ressalta a importância da introdução de alimentos saudáveis e aleitamento materno continuado a partir dos seis meses da criança até os dois anos de vida. Palestras educativas, projeção de vídeos instrutivos sobre o assunto, presença de um grupo de mães que realizam atividades de promoção à saúde na comunidade com seus ACS e outras atividades que possam surgir como iniciativa da equipe.
Achamos muito interessante a ficha de espelho que constitui uma ferramenta onde se detalha os dados desde o início da puericultura até o final da mesma no primeiro ano de vida. Em nossa reunião decidimos acrescentar duas consultas que fecham os dois primeiros anos de vida da criança, a correspondente aos 18 meses e 24 meses respectivamente, de tal forma que permaneça um registro mais completo das consultas de puericultura dessa etapa, sendo uma fortaleza no trabalho da equipe e do profissional de saúde para futuras avaliações.
Ficha de Espelho da Criança
Ponto(s)